Seja um Cliente
Abrir Uma Academia

Abrir uma academia é um bom negócio?

Abrir uma academia pode ser um bom negócio se o empreendedor tomar todas as providências necessárias, fazendo um bom planejamento estratégico e contar com o apoio indispensável de uma assessoria contábil de confiança, de preferência especializada em Contabilidade para Academias.

O Brasil é, atualmente, o segundo país do mundo em quantidade de academias, havendo no mercado espaço para novos empreendedores, desde que, ao abrir uma academia, o empreendedor procure o seu público-alvo e cumpra com as etapas necessárias para começar o novo negócio.

Como abrir uma academia

Para abrir uma academia não é necessário ter formação em educação física. Contudo, o empresário deve contratar um profissional formado na área, devidamente legalizado junto aos órgãos de classe.

Antes de abrir uma academia, o empreendedor deve também fazer o planejamento estratégico, conhecendo a legislação pertinente e estabelecendo o orçamento para o cumprimento de todas as etapas.

Na busca do público-alvo, o empresário deve fazer uma pesquisa na sua cidade ou região, analisando o que já está sendo oferecido aos clientes e qual a demanda que ainda pode ser suprida. Por exemplo, se o empreendedor quer abrir uma academia em Belo Horizonte, ele deve analisar: Quantas academias existem em Belo Horizonte? Quais os serviços oferecidos? O que ele poderia oferecer como diferencial para o seu público alvo? Como o maior número de academias é de ginástica e como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, é interessante saber se alguma modalidade com demanda ainda não está sendo atendida nesta cidade.

Obtendo informações para abrir uma academia

Com o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para academias, o empreendedor pode conseguir todos os conhecimentos necessários para abrir uma academia, fazendo pesquisas e conhecendo todas as características do mercado, verificando as carências ainda existentes e, através disso, encontrando o melhor público-alvo.

Abrir uma academia para enfrentar outras já consolidadas no mercado pode não ser uma boa opção, principalmente se a intenção é trabalhar no mesmo nicho. Assim, é preciso analisar com cuidado, oferecendo opções que ainda não estejam sendo exploradas.

Também é importante considerar o perfil do público-alvo. Assim, por exemplo, se a academia está sendo criada numa cidade do interior, onde as pessoas não utilizam tanto veículos, não há qualquer necessidade de manter um estacionamento. Ou, se o empreendedor vai abrir uma academia num shopping, poderá criar novos meios de atrair o seu público.

Capital e estrutura para abrir uma academia

Abrir uma academia num bairro de classe média vai exigir um capital de até 100 mil reais, inclusive com a compra de equipamentos e aparelhos de ginástica, além do aluguel do espaço, montagem da estrutura e abertura da empresa.

Os equipamentos e aparelhos irão depender das atividades que a academia irá oferecer ao seu público, havendo diferentes necessidades para musculação, ginástica, natação, spinning, pilates, entre outros, além de outros necessários, como halteres, aparelhos de avaliação médica, colchonetes, espelhos, etc.

Ao abrir uma academia, o empreendedor poderá ter maior economia na compra dos equipamentos se entrar em contato direto com os fabricantes, podendo negociar valores e prazos mais interessantes.

Na estrutura da academia é importante reservar o espaço para a recepção, uma sala de avaliação física e um espaço para venda de roupas de ginástica, suplementos alimentares, luvas e outros acessórios utilizados pelos alunos.

Se houver essa intenção, ao abrir uma academia o empreendedor poderá fazer uma parceria com estabelecimento do ramo ou alugar o espaço para uma pessoa interessada em produtos complementares, reduzindo o custo de aluguel e os problemas de administração.

Um item de fundamental importância são os funcionários e prestadores de serviços da academia. Além de pessoal administrativo, o empreendedor deve contratar professores, graduados em educação física e devidamente habilitados, além de um médico ou fisioterapeuta para proceder as avaliações físicas e clínicas dos alunos, treinadores e pessoal de limpeza, mantendo sempre a academia dentro dos padrões de higienização.

Documentação necessária para abrir uma academia

A abertura da empresa também vai exigir a assessoria de um escritório de contabilidade especializado em contabilidade para academias pois, além dos registros normais, como CPNJ, NIRE, documentação da Junta Comercial e outras, também há a necessidade de registro no Conselho Regional de Educação Física e na Vigilância Sanitária, órgãos que exigem uma série de documentos e de adaptações na estrutura física para permitir o funcionamento da empresa.

Para abrir uma academia, o empreendedor não terá qualquer dificuldade, desde que tenha a assessoria de profissionais capacitados, que conheçam toda legislação vigente e os principais caminhos junto aos órgãos competentes de registros e regularizações, para que assim, o empreendimento comece suas atividades de forma correta, rumo a uma jornada empreendedora de muito sucesso. O importante é manter a academia, investindo no treinamento dos colaboradores, no fornecimento de um serviço de qualidade, no marketing para manter os alunos matriculados e para atrair novos clientes.

Nós, da Acce, somos uma Empresa de Contabilidade em Belo Horizonte, especializados em Contabilidade para Academias. Se você precisar de ajuda para abrir uma academia em Belo Horizonte ou no Estado de Minas Gerais, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em atendê-los. Se estiver pensando em migrar sua academia para uma assessoria contábil especializada, estamos à sua disposição!

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Muito sucesso e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *