Seja um Cliente
Abrir Uma Empresa De Representação Comercialabrir Uma Empresa De Representação Comercial

Como abrir uma empresa de Representação Comercial?

A representação comercial é uma atividade bastante comum no Brasil, já que se apresenta como uma profissão que pode trazer um grande potencial de retorno financeiro ao representante comercial, bem como uma grande flexibilidade para atendimento de inúmeras áreas do comércio e da indústria. Sendo assim, abrir uma empresa de representação comercial é o melhor caminho para conseguir desenvolver essa atividade.

Um representante comercial pode ser contratado individualmente, registrado como funcionário de qualquer empresa, na função de vendedor. Neste caso, no entanto, está limitado às atividades específicas para uma empresa. Como prestador de serviços, poderá trabalhar para mais de uma empresa ao mesmo tempo, mas, se abrir uma empresa de representação comercial, terá a oportunidade de ampliar ainda mais o leque de suas atividades e maiores chances de ser contratado.

A abertura de uma empresa possibilita ao representante comercial atuar junto aos comerciantes ou indústrias de sua cidade ou região, trazendo as melhores ofertas e os melhores produtos, oferecendo maior confiabilidade aos seus serviços e garantindo maior competitividade para o representante comercial empresário.

Empresa de representação comercial: conheça as particularidades

Ao abrir uma empresa de representação comercial, o profissional poderá oferecer seus serviços a qualquer tipo de empresa, seja no atacado ou no varejo, dentro de uma categoria específica, enquadrada na Receita Federal como serviços de representação comercial.

Para se tornar regular, o representante comercial deve registrar sua empresa no Conselho Regional de Representantes Comerciais do seu Estado de origem, depois de fazer a abertura da empresa.

Ao abrir a empresa de representação comercial, o empresário deve escolher um modelo de tributação também específico, pois, já que se trata de uma atividade de serviços, regulada por um Conselho Regional.

Assim, ao montar sua empresa, o regime tributário deve ser escolhido entre o Lucro Presumido, Lucro Real e o Simples Nacional, regimes que tratam dessa atividade para apuração de impostos e para manter a legalidade da empresa juntos aos órgãos públicos e ao fisco.

De uma forma geral, o regime preferido pela maior parte das empresas de representação comercial é o Lucro Presumido, já que se trata de um tipo de atividade bastante lucrativo, não havendo maiores custos para sua operação e tendo parte dos gastos reembolsados pelas empresas representadas comercialmente.

Para escolher o melhor regime, no entanto, o profissional, ao abrir uma empresa de representação comercial, deve conversar com um contador especializado em contabilidade para representação comercial, verificando qual a forma de tributação é mais vantajosa, comparando o que poderia ter de benefícios em relação ao lucro real com o lucro presumido.

No caso de haver um lucro semelhante ou superior ao presumido, a opção pelo regime de tributação Lucro Presumido é mais interessante. No caso de haver uma margem de lucro menor do que a definida pela legislação, a melhor opção será o Lucro Real.

Representante Comercial: obrigatoriedade de inscrição no Conselho Regional

Mesmo como pessoa física, o representante comercial só pode exercer suas atividades quando estiver regularmente inscrito no Conselho Regional de Representantes de seu Estado. Ao abrir uma empresa de representação comercial, portanto, também deverá inscrever a pessoa jurídica.

Para o representante comercial que tem intenções de ampliar sua rede de clientes, o ideal é que o processo seja feito como pessoa jurídica, já que existe no mercado a tendência de as empresas representadas optarem por contratar representantes comerciais pessoas jurídicas, evitando o comprometimento de um vínculo profissional como empregado, que pode gerar mais custos para a empresa representada.

Onde deve ser o local sede da Empresa de Representação Comercial?

Ao abrir uma empresa de representação comercial, é comum, no início, que o empresário tenha a empresa em sua própria residência. Ou seja, é uma alternativa para que o representante comercial possa reduzir os custos durante os primeiros tempos de sua empresa. Como se trata de atividade que exige pouco espaço, sem necessidade de salão de vendas ou de área de armazenamento, o empresário poderá solidificar sua empresa de representação comercial e conseguir maximizar seus lucros trabalhando dessa forma.

Com o tempo, porém, uma empresa de representação comercial vai exigir uma melhor organização, com uma estrutura física e de recursos humanos ampliados. O volume de mão de obra utilizada pela empresa irá variar conforme os objetivos estabelecidos pelo empresário e a natureza de sua atividade.

Contratação de Funcionários

Em algumas áreas de representação comercial, o trabalho pode depender unicamente do empresário, trabalhando como representante, mas, como uma empresa, por menor que seja o número de clientes ou o movimento, a empresa deve contar com uma recepcionista, com as obrigações de atendimento telefônico, de preenchimento de formulários, de controle de agendas de reuniões e de assessoria ao representante comercial em suas atividades.

Com o desenvolvimento do negócio e com a captação de maior número de clientes, o representante comercial poderá montar equipes de atendimento, preocupando-se mais com a administração de sua empresa e procurando manter a qualidade no atendimento, no cumprimento de agendamentos e na particularização das necessidades de cada cliente.

A contratação de profissionais para trabalhar na empresa de representação comercial exige alguns cuidados necessários para garantir o sucesso na área de vendas, como habilidade em atendimento, orientação quanto à prestação de informações e esclarecimento de dúvidas, persistência e paciência, conhecimento de negociações, capacidade de identificar as necessidades dos clientes e, principalmente, presteza no atendimento.

Abrir uma empresa de representação comercial é adentrar num ramo de atividade bastante competitivo, já que existe um grande número de empresas. No entanto, trata-se de também olhar o outro lado, ou seja, o grande número de empresas que precisam dessa atividade para levar seus produtos a todo o território nacional.

Os altos custos que envolvem a montagem e manutenção de uma equipe de vendas próprias faz com que a empresa de representação comercial se apresentem como uma das melhores alternativas para a maior parte das indústrias.

Cuidados ao abrir uma empresa de representação comercial

Para abrir uma empresa de representação comercial é importante atender a alguns requisitos especiais. Nem todas as pessoas físicas ou jurídicas podem se tornar representantes, de acordo com a legislação. Os impedimentos para atuar como representante comercial são os seguintes:

  • Não pode ser representante comercial uma pessoa física que tenha falência não reabilitada, não podendo, portanto, abrir uma empresa de representação comercial;
  • Quem tenha sido condenado por infrações penais de natureza difamante, como falsificação, estelionato, apropriação indébita, contrabando, roubo ou furto;
  • Quem tenha cometido crimes quando em atividades de cargos públicos;
  • Quem estiver com o registro de representante comercial cancelado como penalidade.

E por fim…

É muito importante ressaltar que as empresas, quase que em sua totalidade tem dado preferência na contratação de representantes comerciais com empresa constituída, pois assim, evitam possíveis litígios trabalhistas, Portanto, é muito importante que você venha abrir sua empresa de representação comercial para que possa participar com mais segurança dos processos seletivos e garantir sua participação num mercado tão promissor.

Se precisar de orientações sobre como abrir uma empresa de representação comercial, bem como impostos incidentes, melhor forma de tributação, contrato social ou de prestação de serviços, nós da ACCE Contabilidade somos especializados em Contabilidade para Representantes Comerciais e teremos um imenso prazer em interagir com você.

Até a Próxima!

Leia também: Representante Comercial: Entenda uma das mais atraentes profissões

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *