Seja um Cliente
Representante Comercial Autônomo

Como ser um representante comercial autônomo – o que é preciso fazer para começar?

Caso você tenha qualquer dúvida sobre como ser um representante comercial autônomo, certamente estará entrando num nicho de mercado onde poderá conseguir grande sucesso.

Uma das principais atividades do representante comercial autônomo é a divulgação do produto que representa, conquistando clientes para a empresa ou empresas que representa e buscando fixar a marca dos produtos, ou seja, sua responsabilidade não é apenas com a profissão, mas também com os representados e os clientes.

Para ser um representante comercial autônomo é preciso, antes de tudo, identificar-se com a empresa e com os produtos que está representando, uma vez que não se trata apenas de vender, mas também de conhecer os produtos, suas características e especificações e oferecer aos clientes condições para que possa obter lucratividade com os produtos.

O mercado para o representante comercial autônomo é bastante amplo, possibilitando que possa trabalhar com as mais diversas empresas. Para começar com essa atividade é necessário ter boa comunicação, bons conhecimentos gerais, ter veículo próprio, um bom equipamento de informática e disponibilidade para viajar.

Principais características para ser um representante comercial autônomo

Algumas características e habilidades são necessárias para ter como ser um representante comercial autônomo. A seguir, você vai entender quais são elas:

Confiança e segurança

O profissional que se torna um representante comercial autônomo deve transmitir confiança e segurança aos seus clientes, garantindo sua fidelidade e compromisso com a marca que representa.

Comunicação

O representante comercial autônomo deve se especializar em comunicação, sabendo ouvir o cliente e entender suas necessidades.

Planejamento e organização

A organização e o planejamento são essenciais para o representante comercial autônomo. Seu trabalho é uma empresa e, como tal deve ser tratada. Mesmo sendo um profissional liberal, é necessário manter tudo organizado.

Persistência

Conquistar novos clientes não é tarefa para qualquer pessoa. O representante autônomo deve ser persistente na busca e na conquista de novos clientes, se pretende ter sucesso na profissão.

Técnicas de vendas

Para conseguir bons resultados, o representante comercial autônomo deve conhecer as técnicas de vendas, saber negociar e encontrar soluções que possam satisfazer não apenas suas necessidades, mas também as do cliente.

Profissionalismo

A atividade de representante comercial autônomo é uma profissão e deve ser realizada com compromisso e dedicação. O profissional deve procurar sempre novos conhecimentos para realizar um trabalho de qualidade, destacando-se no mercado.

Como ser um representante comercial autônomo: o registro

Para ter como ser um representante comercial autônomo é preciso legalizar a atividade. O profissional deve ser cadastrado no CORE – Conselho Regional dos Representantes Comerciais e fazer seu registro na Prefeitura de seu município.

O segundo passo para a formalização da atividade é se inscrever no INSS, garantindo todos os direitos previdenciários de um profissional autônomo. Além disso, também é importante lembrar que a representação comercial não pode ser exercida por uma empresa enquadrada no Simples Nacional ou como MEI – Microempreendedor Individual, já que se trata de uma profissão devidamente legalizada, exigindo o registro no Conselho Regional.

Caso o profissional pretenda abrir uma empresa de representação comercial, ampliando suas atividades, deve ter todos os profissionais também cadastrados no CORE, podendo, em seguida, procurar um contador para conseguir o CNPJ, inscrever a empresa na Receita Federal e exercer sua atividade com o respaldo da lei.

Quais são as atividades do representante comercial autônomo

A principal atividade do representante comercial autônomo é manter contato com seus clientes, oferecendo os produtos das empresas que representa. Dessa maneira, o bom relacionamento com os clientes é fundamental.

Para ser um representante comercial autônomo é necessário conhecer técnicas de relacionamento e de vendas, saber negociar e divulgar os produtos, além de, evidentemente, conhecer a fundo a empresa e os produtos que representa.

O representante comercial autônomo deve se mostrar como um profissional paciente, persistente e possuidor da habilidade de negociação, principalmente porque, em grande parte dos casos, deve fazer diversas visitas antes de conseguir convencer um novo cliente.

Além disso, periodicamente deve visitar os clientes que já conquistou, já que o pós-venda é uma atividade que faz parte da sua profissão. O pós-venda é que vai garantir a continuidade do relacionamento com o cliente, resolvendo todas as questões que porventura surgirem sobre os produtos.

De uma forma resumida, a maior parte das atividades do representante comercial autônomo é voltada para a comunicação e o marketing, quando estiver trabalhando em campo. Em sua rotina diária, deve manter todos os pedidos organizados, elaborar um plano de vendas e organizar seu planejamento financeiro.

Como o representante comercial deve divulgar seu trabalho

O profissionalismo é uma das características mencionadas para quem procura saber como ser um representante comercial autônomo. Portanto, ele precisa contar com todos os recursos para convencer seus clientes sobre a qualidade dos produtos que representa.

A divulgação deve ser feita sempre com o máximo de profissionalismo e dedicação, visitando os potenciais clientes e convencendo-os sobre os lucros que poderão obter com a comercialização de seus produtos.

Através do trabalho de divulgação, o representante comercial autônomo poderá conseguir uma carteira de clientes suficiente para garantir sua própria lucratividade e seu sucesso na profissão.

A experiência conseguida na profissão irá desenvolver habilidades e conhecimentos sobre o mercado, conhecimentos esses que serão muito úteis inclusive para suas próprias escolhas, já que seu objetivo deve ser representar marcas e produtos que possam ter sucesso junto ao público consumidor.

Atuando diretamente com os clientes, o representante autônomo terá condições de ele próprio, constantemente realizar pesquisas de mercado, sabendo quais são as tendências e, dessa maneira, buscar aquilo que mais interessa aos seus clientes.

Investimentos necessários para ser um representante comercial autônomo

Para ter como ser um representante comercial autônomo, o profissional deverá investir inicialmente em equipamentos, tendo um computador ou notebook, impressora, telefone (celular e fixo), um sistema de gestão financeira e material gráfico para divulgação de sua atividade e dos produtos que estiver representando.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Para começar com a atividade demonstrando competência e capacidade, seu trabalho deve ser feito de forma a garantir um processo logístico que possibilite o mais rápido atendimento dos clientes.

A partir daí tudo vai depender de sua força de vontade para vencer na profissão escolhida.

Somos um escritório contábil especializado na contabilidade para Representantes Comerciais em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Será um prazer ajudá-lo!

Sucesso e até breve.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *