Fale Conosco
  • location_on

    Rua dos Timbiras, 1925 - Sala 902 - Bairro de Lourdes -Belo Horizonte/MG - CEP: 30140-061 - TCT MG Contabilidade Ltda - CRC: MG-016317/O CNPJ: 44.988.914/0001-88

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

Dicas práticas para o vendedor que se tornou representante comercial

Representante Comercial - ACCE - Dicas práticas para o vendedor que se tornou representante comercial

Alguns vendedores, quando se tornam representantes comerciais, não se dão conta de que suas responsabilidades vão mudar. O representante comercial precisa ser mais que um vendedor. Ele deve ser um empreendedor.

Mas nem sempre essa transição de vendedor para empreendedor é feita com eficiência. Vejo, com muita frequência, representantes comerciais que continuam se portando como vendedores, não gerenciando suas operações e nem mesmo sua carteira de clientes com eficiência. Grande perigo!

Veja o que deve mudar do ponto de vista do vendedor quando ele se torna um representante comercial:

1- Seja um mestre em gestão de custos – Vender com lucro é a palavra de ordem para um bom representante comercial. Afinal, se você não lucrar, seu caminho será curto pela corporação e acabará se afundando em dívidas. Para isso, ter uma visão clara de eficiência na gestão de processos e custos é muito importante.

2- Crie rotas e tenha muita disciplina – Quando são funcionários contratados os vendedores precisam ser muito disciplinados, mas quando se tornam representantes comerciais, ainda mais. Por isso, disciplina e organização são fundamentais. Por exemplo, ao seguir rotas economiza combustível e ao visitar clientes com hora marcada, economiza tempo e, por consequência, produz mais.

3- Tenha foco na margem acima de tudo – Brigar para ter um preço mais baixo ou dar mais descontos é um tiro no pé, porque seus ganhos como representante comercial estão diretamente ligados ao volume de vendas e ao preço do produto vendido.

4 – Seja 110% ético – Se você não está motivado na empresa em que trabalha ou com sua remuneração, procure outras opções. Quando você se compromete a trabalhar apenas com a pasta de um cliente, não trabalhe para outros por baixo dos panos. Isso não funciona, é antiético e, sinceramente, em longo prazo é um péssimo negócio – como sempre é a falta de ética.

Dia desses estive recrutando representantes comerciais para um cliente e recebi um candidato à vaga que disse que não teria o menor problema em colocar o produto junto com os outros que ele já trabalhava. E o cara de pau tinha contrato de exclusividade com dois deles. Obviamente ele faria isso com meu cliente também.

Por Marcelo Caetano*

* Marcelo Caetano atua há mais de 18 anos como palestrante de vendas, consultor, empresário e autor de livros. Já são mais de 80 empresas atendidas em projetos de consultoria.

Desenvolve Treinamentos In Company desde 1998 e desde 2002 é colunista da Revista VendaMais, a mais importante publicação de vendas do Brasil.

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATENÇÃO

Aviso Importante

Não comercializamos cursos para assegurar vagas em nossa empresa. Fazemos parte do Grupo Tactus e você pode verificar aqui as vagas disponíveis.

Não confie em promessas de emprego.