Seja um Cliente
Mei

MEI pode emitir boleto bancário?

Com cada vez mais pessoas começando a trabalhar como Microempresários Individuais (MEI), é de se esperar que surjam dúvidas sobre esse modelo legal de trabalho, como suas vantagens e desvantagens. Alguns indivíduos buscando esse modelo tributário, estão interessados na sua simplicidade, mas muitos não sabem nem mesmo se o MEI pode emitir boleto bancário, por exemplo.

Se o seu interesse com o MEI é a simplicidade de se trabalhar nesse meio, é importante entender se é possível emitir boleto bancário para efetuar uma cobrança por um método rápido, simples e bem mais seguro.

Um MEI pode emitir boleto bancário para pagamentos?

A emissão de boletos é um dos métodos mais comuns de se receber o pagamento quando se trabalha como um MEI. Mesmo com todas as limitações legais do MEI, ele ainda tem o direito de emitir boletos bancários como qualquer outra empresa.

Então, o MEI pode emitir boleto bancário, mas nem sempre o MEI sabe como fazer a emissão de um boleto para que seu cliente possa pagá-lo de forma mais efetiva. Felizmente, o processo é bem simples, e com um passo a passo, você já poderá começar a emitir boletos em nome do seu MEI facilmente. Você precisará de:

  1. Conta corrente ativa;
  2. Regularizar sua conta corrente em nome de sua empresa;
  3. Ir à sua agência bancária para regular e habilitar a emissão de boleto como meio de cobrança.

Com esses simples passos, você já terá habilitado o boleto bancário como método de cobrança para a sua empresa. Trabalhar como o MEI é ainda mais fácil quando se usa boletos bancários para efetuar os pagamentos para a empresa, pois não somente o MEI pode emitir boleto bancário, ele também possui um prático sistema que facilita e agiliza a emissão e envio de boletos.

As vantagens do boletos bancários para MEI

Ao ir ao banco e habilitar esse serviço digital, você diretamente pelo internet banking poderá cadastrar cobranças para o seu MEI emitir automaticamente boletos para certas empresas e os enviar para seus clientes. Você poderá fazer tudo isso diretamente do seu computador, acelerando todo o processo de cobrança, e o tornando também mais seguro, prático e ágil.

Pelo Internet Banking você também tem a opção de cobrar seu cliente via boletos avulsos pelo seu serviço, ou montar um carnê de pagamento mensal para seu cliente conseguir pagar no formato de mensalidade, tudo isso porque MEI pode emitir boleto bancário diretamente pelo seu sistema de banco escolhido.

Porém, nem todo banco dá ao MEI a possibilidade de emitir os boletos bancários. No caso de um banco não prestar esse serviço, há duas opções: a primeira é trocar de banco caso você realmente deseje ter um banco só para esse serviço.

Porém, uma outra solução mais simples é contratar um software para a emissão de seus boletos bancários. Isso permite que, mesmo sem um banco com esse sistema, você como MEI pode emitir boletos bancários para seus clientes.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACCE.

Sucesso e até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *