Seja um Cliente
Tecnologia Em Transportadoras

O uso da tecnologia em transportadoras é algo realmente necessário?

O uso da tecnologia é essencial para qualquer tipo de empresa. E para as transportadoras não é diferente. A tecnologia em transportadoras é fundamental, principalmente para fazer com que o sistema logístico tenha maior eficiência com custos mais reduzidos.

O ritmo do mercado tem se tornado cada dia mais ágil com a globalização e com a tecnologia da internet e de outros segmentos, tornando necessária a adequação das transportadoras para atender às demandas e expectativas dos clientes.

Em qualquer ramo de atividade, a logística é considerada como um fator estratégico, permitindo uma facilitação no fluxo de informações e de mercadorias e insumos, o que faz com a tecnologia se torne essencial em transportadoras para atingir as metas empresariais.

Dessa maneira, é importante que as empresas de transporte apliquem recursos tecnológicos em seus processos, tornando a atividade mais eficaz, agregando, assim, o maior diferencial para o empreendimento.

A tecnologia em transportadoras pode ser aplicada em todo o processo de transporte e armazenamento, conforme você pode conferir a seguir:

A aplicação da tecnologia em transportadoras

Uma empresa de transportes deve inovar nas estratégias e nos processos para otimizar a cadeia de suprimentos e atender de forma apropriada sua clientela. As modernas tecnologias permitem oferecer um grande apoio na gestão logística, trazendo melhor controle sobre o fluxo dos transportes e simplificando procedimentos para redução dos custos operacionais.

Para manter uma gestão de logística mais eficaz, trazendo maior satisfação ao cliente e incorporando meios modernos de atuação, as principais ferramentas de tecnologia em transportadoras são as seguintes:

        1-Sistemas de monitoramento e rastreio

O uso da tecnologia em transportadoras conta com sistemas de controle de rastreamento de cargas, simplificando o fluxo de coletas e entregas e reduzindo de forma significativa erros e falhas no transporte e na entrega.

Com os sistemas de monitoramento e rastreio é possível organizar dados e informações sobre estoques, fazer a monitoração e a administração de toda as cargas transportadas.

Os sistemas de rastreio e monitoramento também permitem gerar notas fiscais e documentos, evitando que a transportadora corra o risco de qualquer erro, reduzindo o tempo gasto com a compilação de dados, podendo cumprir com seus compromissos com mais eficiência e agilidade.

A tecnologia em transportadoras com o rastreio e monitoramento oferece maior segurança às cargas transportadas e leva ao cliente melhor experiência em seus processos, permitindo que as mercadorias sejam rastreadas através de código de barras em tempo real.

        2-Usando radiofrequência como identificador

Uma tecnologia para transportadoras que permite encontrar qualquer item em qualquer momento, em tempo real, é a identificação por radiofrequência, através de um chip fixado em cada produto.

A tecnologia permite conhecer e detectar qualquer tipo de alteração ou de manipulação em qualquer item, oferecendo maior visibilidade e controle com relação às mercadorias confiadas à transportadora.

Com o sistema de identificação por radiofrequência é possível evitar problemas de perda, extravios ou roubos nas mercadorias, aumentando o nível de segurança de qualquer transporte.

        3-Sistema de geolocalização

Da mesma forma que a aplicação de chips e de tags, um dos recursos tecnológicos muito utilizado em transportadoras é o sistema de geolocalização, que melhora ainda mais a eficiência do sistema logístico.

O sistema de geolocalização pode ser aplicado para rastrear e identificar cargas, além de gerar referência precisas sobre a localização de veículos e de motoristas, dispensando, inclusive, a utilização de rádio, permitindo que a transportadora possa acompanhar o desempenho de cada veículo utilizado em sua frota.

        4-Comunicação pelas redes sociais

As redes sociais se tornaram um dos mais eficientes meios de comunicação nos nossos dias. Como se trata de ferramentas de uso público, as transportadoras podem se utilizar desse meio tecnológico para oferecer maior rapidez e mais visibilidade aos seus transportes.

Os aplicativos de mensagens instantâneas otimizam a comunicação tanto entre a transportadora e seus motoristas, quanto entre ela e seus clientes, acompanhando toda a movimentação da frota e repassando as informações em tempo real.

A utilização das redes sociais também permite interagir com os clientes, respondendo dúvidas, reportando problemas e encontrando soluções para as diversas necessidades apresentadas pelo transporte.

Além disso, a transportadora pode ainda se comunicar mais rapidamente com sua própria equipe, tomando conhecimento sobre imprevistos e resolvendo qualquer situação com muito mais rapidez, tomando as decisões mais adequadas para cada problema apresentado.

Conclusão

Se você é gestor de uma transportadora, comece a pensar na utilização da tecnologia em sua empresa de transporte de cargas como ferramenta essencial para suas atividades.

Para implementação dos recursos tecnológicos necessários para sua empresa de transportes, será necessário um bom planejamento financeiro e uma excelente gestão contábil dos seus recursos. Consulte seu contador sobre isso. Ele, certamente, poderá lhe auxiliar em todos esses processos.

Se precisar de auxílio, basta nos contactar.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Sucesso e até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *