Seja um Cliente
Empresa De Transporte

Os desafios contábeis em uma empresa de transporte

São muitas as empresas do ramo de transportes existentes hoje no Brasil.

Seja qual for à destinação do transporte, seja  empresa de cargas, de valores ou ainda de passageiros, todas tendem a sofrer praticamente com os mesmos problemas operacionais.

São diversos os problemas, diversos os custos envolvidos e minuciosos os detalhes que se tem que ter controle para o perfeito funcionamento do negócio.

O número dos desafios contábeis são grandes, e quanto maior for à empresa de transporte, maiores são seus desafios. São inúmeros os processos de controle e mais ainda as dificuldades para administrá-los.

Burocracia

O trabalho contábil exige emissões de inúmeros documentos fiscais, além de certificados digitais e a burocracia dos órgãos públicos.

Somente o atendimento à parte burocrática de uma empresa de transporte, requer a dedicação de profissionais qualificados no ramo para cumprimentos das normas vigentes.

Licenças e apoios legais precisam serem conseguidos constantemente para sua execução, além da contínua atualização desses documentos.

Questões trabalhistas

Questões trabalhistas como salários e encargos dos colaboradores, contratação, demissão, processos, afastamentos, entre outros são também muito incidentes nesta área.

As horas extras, adicional noturno entre outros benefícios são muito comuns também nesses modelos de empresa, uma vez que essas empresas rodam, na sua grande maioria, 24 horas por dia para atendimento da demanda e melhoria no serviço.

Não só no ramo de transporte, mas em todas as empresas é muito importante manter esses profissionais sempre bem remunerados e incentivados, e principalmente treinados, o que pode gerar custos de capacitação para atendimento às normas vigentes.

Rotina administrativa

São muitos os cálculos a serem realizados, entradas e saídas, receita, fluxo de caixa, faturamento, contas a pagar, contas a receber, tudo de modo muito rápido e tão constante como os pneus percorrem a estrada.

Entradas, saídas de pedidos, orçamentos, interrupções, sinistros, entre muitas outras rotinas trazem vida ao processo cauteloso.

Informações precisam vir de modo rápido e do mesmo modo sair. Mão de obra necessita ser qualificada para o bom atendimento do trabalho. Com tudo isso, ainda assim muitas vezes os problemas são as dificuldades em cumprir os prazos com presteza, ainda mais com o aumento dos produtos e controle dos processos.

Manutenção de frotas

Os desgastes do dia a dia nesse ramo são muito grandes devido o tamanho da frota a ser administrada.

Pode se levar em consideração uma grande preocupação com os veículos que têm que estar sempre com a documentação em ordem (IPVA/ Seguro Obrigatório, Multas, Licenciamento, entre outros), a empresa também tem que estar sempre atenta na manutenção dos veículos como pneus, manutenção mecânica, elétrica, entre outros.

Em momento algum também pode se deixar de analisar a depreciação dos veículos. A recomendação é de que as empresas de transportes troquem seus veículos a cada cinco anos, o que implica num melhor planejamento das finanças.

Logística

Os custos envolvidos na logística têm grande reflexo na administração contábil. Desde o desgaste no trajeto de um ponto a outro, aos altos custos de pedágios devido às grandes rodagens – que aumentam constantemente e crescem exorbitantemente em quantidade pelo país.

Com a falta de segurança comum em todos os locais é também imprescindível a contratação de seguros de cargas ou de passageiros, seguro viagem, entre outros tipos de seguros necessários. A falta dos mesmos pode incidir em processos milionários para a empresa.

Bom, este é um pequeno resumo dos desafios enfrentados pelas empresas de transporte na área contábil.

Muitos desses casos podem ser solucionados com algumas medidas simples como, por exemplo, a contratação de softwares de gerenciamento, que vão ajudar tanto a empresa quanto o escritório de contabilidade que vai administrar a empresa. Já em outros casos dependerá muito da colaboração e disciplina da equipe de trabalho.

Para cada problema há uma solução, antes de pensar em resolver tudo sozinho, consulte um bom escritório especializado em contabilidade para transportadoras.

Até a próxima,

REFERÊNCIAS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *