Seja um Cliente
Representante Comercial

Representante Comercial: como ser o melhor?

Para o representante comercial se tornar o melhor profissional, ele precisa de conhecimento. Para um profissional ser respeitado, antes de qualquer outra coisa, precisa estar por dentro de sua profissão e sempre se aperfeiçoar.

Veja, a seguir, as principais recomendações para se tornar o melhor representante comercial:

        1-Amar a profissão e se dedicar a ela

Muitas pessoas exercem uma atividade por falta de outra profissão. O trabalho do representante comercial pode ser encarado por muitas pessoas como o de um simples vendedor e, no entanto, é muito mais do que isso. Se você não gosta de sua profissão, a melhor coisa a fazer é buscar outra atividade, principalmente porque, quando uma pessoa não faz o que gosta, corre um sério risco ao longo do tempo: ficar estressada e acabar doente.

O melhor trabalho é sempre aquele do qual o profissional gosta. Se o representante comercial gosta de sua atividade, nunca vai vê-la como um trabalho e sim como algo entusiasmante, motivador, que o faz levantar cedo com vontade de visitar seus clientes e proporcionar o melhor de si.

Uma pessoa que trabalha pensando somente o lucro que terá no final do mês, simplesmente está trocando o seu tempo pelo dinheiro e o prisma deve ser mudado: é necessário fazer com amor o que está sendo feito e ter o dinheiro como recompensa, sem pensar que seja o objetivo.

A atividade do representante comercial é bastante desafiadora e requer muita garra e muita capacidade de negociação. Portanto, ame sua profissão e se dedique a ela para se tornar o melhor.

       2-Procure empresas com produtos bem aceitos pelo mercado

Como representante comercial, você precisa ter um segmento do mercado que traga bons resultados, escolhendo empresas ou produtos bem aceitos. Se você quer ser o melhor representante comercial, precisa ter empresas representadas que sejam respeitadas pelo mercado e essa condição é uma consequência da busca por ser um grande representante.

Representar uma empresa que sempre tenha problemas financeiros ou que esteja enfrentando problemas judiciais será contraproducente, não irá lhe trazer bons resultados e não irá inspirar confiança em seus clientes.

Pesquise pelas melhores empresas, verifique as tendências do mercado e ofereça aos seus clientes aquilo que os consumidores estão buscando e querendo comprar. Se você trabalha com roupas, procure as tendências da moda; se você trabalha com alimentação, verifique os melhores produtos para oferecer.

Mantenha contato com outros representantes comerciais e analise como se comportam, o que estão vendendo e quais os resultados obtidos. Se tiver que escolher entre duas empresas para representar, procure sempre a melhor. Não se esqueça, porém, que sua profissão lhe permite representar produtos diferentes, inclusive concorrentes.

         3-Mantenha-se legalizado em sua profissão

Seja sempre profissional: como representante comercial você não pode ser amador. Por isso, mantenha-se em ordem com as obrigações legais de sua profissão, nunca falte com o pagamento de seus impostos e nunca deixe de cumprir com as obrigações com o CORE.

Atuando como representante comercial você precisa manter o contrato com as empresas representadas em dia e cumprir com seus deveres de representante para ter os seus direitos junto às empresas.

Você pode ser um representante comercial autônomo, com registro próprio, atuando por sua própria conta e risco, mas este é o primeiro passo para montar uma empresa de representação comercial e poder expandir os negócios.

Com a nova legislação sobre regimes tributários, você pode começar como MEI – Microempreendedor Individual, obtendo seu próprio CNPJ e atuando como empresa, pagando valores menores de impostos, tendo a vantagem de emitir notas fiscais, ter pelo menos um empregado – o que é importante no caso de estar sempre fora, garantindo que ligações ou contatos com clientes não sejam perdidos.

Conhecer as regras da profissão é uma das condições para você se tornar o melhor representante comercial e agir legalizado lhe fornece todos os direitos inerentes à sua profissão.

Se precisar de ajuda para se legalizar na profissão, registrar sua empresa de representação comercial, fazer um bom planejamento financeiro e ficar em dia com o fisco, nós somos uma empresa de Contabilidade em Belo Horizonte, especializada em contabilidade para representantes comerciais. Teremos muito prazer em auxiliar você.

        4-Mantenha organizado e faça um bom planejamento

Sua atividade como representante comercial deve ser bem organizada, com um planejamento semanal sendo cumprido a cada novo dia. Mantenha sua agenda em ordem, seus contatos atualizados, faça o planejamento de cada dia e procure cumpri-los a risca.

Organize sua agenda de forma a sobrar tempo para imprevistos, sem deixar de atender nenhum cliente. Sua vida profissional depende dos clientes, assim como suas empresas representadas dependem de você para colocar os produtos no mercado.

Se você estiver inscrito como MEI e mantiver uma pessoa no escritório, seu trabalho será muito mais simples e mais rápido. Assim, você poderá colocar no papel suas obrigações diárias, o tempo que vai levar para cumprir cada compromisso e poderá dar a devida atenção a cada um dos clientes.

Não se esqueça de que um planejamento é montado sobre aquilo que pretendemos fazer durante um determinado período. Assim, caso haja algum imprevisto, conserte as informações, atualize-as para serem analisadas depois e, com o tempo, você terá maior visão do que deve ou não ser colocado nesse planejamento. O melhor representante comercial é aquele que cumpre com sua agenda e que não deixa seus clientes esperando.

        5-Mantenha-se atualizado com a profissão

Todas as atividades profissionais estão em constante desenvolvimento e, para ser o melhor representante comercial, não basta apenas ter uma excelente carteira de clientes. É preciso manter-se atualizado com sua profissão.

Leia sobre o assunto, procure revistas especializadas e consulte sempre a internet sobre as novidades que interferem diretamente em sua atividade profissional.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Além disso, participe de cursos e eventos, conheça novas pessoas e amplie o seu networking. Não se esqueça de manter um perfil atualizado nas redes sociais, tornando mais fácil seu contato com os clientes e respondendo a comentários ou solicitações.

Muito sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *