Seja um Cliente
Representate De Vendas Qual O Segredo

Representante de vendas – qual o segredo para tornar-se irrecusável?

O representante de vendas é um profissional multitarefas. Sua atividade não se resume em vender, mas sim em atender seus clientes em todas as suas necessidades. Muitas vezes, ele precisa realizar atividades que parece não ter a ver com sua profissão e isso faz parte do relacionamento com o cliente.

Se formos procurar o significado de representante de vendas, vamos ver que se trata de um profissional que representa uma grande empresa e realiza vendas. Como definição, é básica, mas não contempla o fato de que ele é uma ponte entre uma empresa comercial e industrial e o cliente final que, nesse caso, também é um comerciante.

Para garantir sucesso na profissão, o representante de vendas deve ter um comportamento profissional adequado, possuindo uma série de habilidades que devem ser aperfeiçoadas a todo momento, além de manter organização e elaborar novas estratégias para aumentar e manter uma boa carteira de clientes.

Entre as principais atividades de um representante de vendas, podemos destacar as seguintes:

  • Mostrar a melhor imagem dos produtos que está vendendo;
  • Fazer visitas periódicas aos clientes, mesmo que não consiga vender;
  • Manter sua carteira de clientes atualizada e satisfeita;
  • Ser organizado com seus relatórios, entregando-os dentro dos prazos e cumprindo sua agenda diária;
  • Enviar os pedidos e contratos a tempo para não atrasar a entrega;
  • Conhecer a fundo as empresas e os produtos representados, além do processo de negócio de cada uma delas;
  • Manter o controle sobre expedição e entrega dos pedidos;
  • Atender e administrar de forma correta as possíveis reclamações;
  • Coordenar a manutenção e devolução de produtos com avarias ou defeitos;
  • Manter o arquivo de vendas atualizado;
  • Prever as novas tendências do mercado, oferecendo novas ideias para os clientes.

Como você pode observar, não basta apenas saber vender. O representante de vendas é responsável pela satisfação dos clientes e pela qualidade dos produtos que oferece e, portanto, deve estar aberto e disposto a cumprir com todas as responsabilidades que sua profissão exige.

Dicas importantes para ser um representante de vendas irrecusável

Especificamente, quando se trata da principal tarefa do representante de vendas, ou seja, de conseguir se tornar irrecusável e garantir maior número de pedidos, você pode seguir algumas dicas importantes:

1.    Sempre ter paciência

Lidando com pessoas, o representante pode entender que cada cliente tem seu próprio ritmo e seu processo de tomada de decisões. Pressionar o cliente para fazer o pedido, não respeitando seu ritmo, é o pior caminho a tomar.

É necessário sempre ter paciência, atender o cliente de acordo com sua forma de agir, ajudá-lo com todas as informações e, principalmente, quando se tratar de um potencial cliente, não o apressar no primeiro contato.

Usando de paciência, você irá saber o momento certo de fechar o pedido e, dessa forma, conseguir fazer as vendas que pretende. Ou seja: o segredo é esperar o momento certo e agir.

2.    Manter o comprometimento

Manter o comprometimento, para o representante de vendas, é uma arma infalível: com comprometimento, você vai conseguir fazer com que o cliente confie em sua palavra e terá certeza que você vai fazer tudo para que ele também tenha sucesso com suas vendas.

Ajude-o em suas escolhas, oferecendo o que seja melhor para o seu ramo de atividades e mostre que você está presente para ajudar. Um bom representante de vendas sabe exatamente como servir o cliente, sabe negociar e sabe a hora de dizer não.

3.    Sempre mostrar entusiasmo

A fórmula para o representante de vendas ser irrecusável é demonstrar entusiasmo. Mesmo que o mundo esteja pesando sobre seus ombros, quando mostra entusiasmo ele vai contagiar o cliente e criar impacto positivo em sua motivação.

O processo não é difícil: basta mostrar que gosta de fazer o que faz e colocar em prática a vontade de ajudar seus clientes a conseguir sucesso em suas atividades.

Quando estiver falando sobre os produtos que representa, seja específico em todos os detalhes e mostre todas as qualidades, sempre agindo com empolgação. Lembre-se que tudo o que você disser ao seu cliente, ele vai usar como estratégia para o cliente final, o consumidor.

4.    Mantenha a atenção e a curiosidade

Cada dia é um dia diferente para o representante de vendas, mesmo que ele esteja cumprindo uma rotina já conhecida. Por isso, é preciso estar sempre atendo e demonstrar curiosidade por tudo o que o cliente estiver fazendo.

Mantenha os olhos e ouvidos abertos para qualquer novo conhecimento que possa ajudá-lo a ajudar seus clientes e eles, certamente, o verão mais como amigo do que como representante de vendas.

Além disso, é importante lembrar que conhecimento nunca é demais. Você será sempre bem aceito e irá se tornar um portador de boas novas que, aliás, é sua principal missão como representante de vendas.

5.    Matando um leão por dia

Sempre saia de casa ou do seu estabelecimento com a coragem necessária para vencer, ou seja, matando um leão por dia. Tenha coragem para assumir todos os riscos necessários para conseguir manter o seu negócio e nunca sacrifique suas próprias metas para demonstrar uma falsa sensação de segurança.

Lembre-se que o caminho mais fácil quase nunca é o melhor para atingir seus objetivos. Um representante precisa encarar novos desafios a cada dia e abrir novos caminhos para vencer.

6.    Sinceridade e franqueza

Agir sempre com sinceridade e franqueza só oferece benefícios e um dos principais benefícios é cativar seus clientes. Mantenha a honestidade com todos, mesmo que isso possa lhe trazer alguma desvantagem.

Se você quer manter sua carteira de clientes, nunca os engane ou manipule e nunca force uma venda. Agindo com franqueza você irá conquistar o respeito dos seus clientes e abrir novas portas para o seu próprio negócio.

7.    Flexibilidade é essencial

O representante de vendas precisa manter a flexibilidade para garantir boas vendas. Na vida e no mundo tudo está em constante mudança e é necessário acompanhar todas as alterações que acontecem em nosso dia a dia.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Para conseguir se tornar irrecusável como representante de vendas, adapte-se às circunstâncias e faça como as árvores que se curvam ao vento, mas não se dobram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *