Seja um Cliente
Montar Uma Sociedade De Advocacia

Vale a pena montar uma sociedade de advocacia?

Descubra se, para você, vale a pena iniciar esse tipo de negócio!

Montar uma sociedade de advocacia é um sonho para alguns profissionais do Direito. Para outros, é uma empreitada que sequer deve ser considerada, já que pode trazer muitos problemas. Diante dessa dualidade de opiniões, é difícil chegar a um consenso sobre abrir ou não um escritório. Para ajudá-lo a se decidir, colocamos alguns pontos a serem observados!

Custo para montar uma sociedade de advocacia

Você provavelmente já ouviu falar dos custos para se abrir uma empresa no Brasil. São muitas as exigências legais (registro de marca, registro empresarial nos órgãos públicos, alvará de funcionamento) e específicas (registro no Conselho de Classe, que neste caso é a OAB).

Além disso, montar uma sociedade de advocacia envolve a locação de um imóvel, a elaboração de uma identidade visual, a aquisição de mobiliário e equipamentos, sem contar os custos de manutenção do local.

Soma-se a estes custos a tributação e gastos com a Ordem. O modelo de sociedade mais adotado pelos escritórios de advocacia é a Sociedade Limitada, que possui alta carga tributária. A OAB cobra uma anuidade extra para as sociedades de advocacia.

Por fim, os sócios participam das perdas da sociedade.

Dito isso, você deve estar imaginando que já é impossível montar uma sociedade de advocacia. Nem sempre. Certamente esses custos devem ser considerados na abertura de um escritório, mas, pensando a longo prazo, pode ser mais vantajoso participar de uma sociedade do que atuar como autônomo.

Um exemplo básico é a tributação incidente. Como autônomo, o advogado está sujeito ao pagamento de imposto de renda, ISS e INSS. Enquanto pessoa jurídica, pode adotar um regime de tributação adequado à atividade. O Simples Nacional, por exemplo, unifica os impostos, e a alíquota aplicada sobre o faturamento é bem menor do que o IR.

Para amenizar a incidência dos custos no escritório, uma boa tática é contar com o auxílio de uma assessoria contábil.

Rentabilidade

Outro ponto a ser considerado ao montar uma sociedade de advocacia é a rentabilidade que o escritório proporciona. O advogado autônomo atua sozinho, portanto tem uma limitação da força de trabalho. Por mais demanda que apareça, ele não conseguirá atender às causas, uma vez que é preciso cumprir prazos. Além disso, limita-se pela sua especialidade.

Em uma sociedade, além da ampliação da força de trabalho e da experiência dos colegas, é possível atuar em mais áreas. Quanto maior a equipe de advogados, mais celeridade na prestação de serviços. Com o crescimento natural do escritório, amplia-se a rentabilidade global, inclusive dos sócios.

Da mesma forma que os sócios participam das perdas, participam dos lucros. Essa é uma grande vantagem de montar uma sociedade de advocacia: além dos honorários processuais, o sócio recebe uma parcela dos lucros conforme sua quota de participação.

Marketing

Coloque-se no lugar de um cliente que precisa de um advogado de família. Você tem dois sites à sua frente: um site de um advogado autônomo e outro de um escritório, com uma equipe de advogados. À primeira vista, qual você escolheria? Certamente, o escritório. A sociedade de advogadas passa a sensação de confiança, credibilidade.

Por causa disso, o marketing realizado por um escritório, juntamente com a apresentação profissional e a organização do espaço do escritório, consegue atrair mais clientes. Isso significa que, ao montar uma sociedade de advocacia, você deve considerar que a publicidade dela pode ser mais eficaz, o que aumentará a rentabilidade.

Se você deseja montar uma sociedade de advocacia, deve considerar os aspectos acima apresentados e avaliar se realmente vale a pena. Lembre-se de que o principal ponto negativo – os custos – podem ser melhor gerenciados com o auxílio de um contador. Está pronto para começar seu negócio?

Aproveite e confira dicas para aumentar a produtividade do seu escritório de advocacia!

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a ACCE. Será um prazer conversar com você e encontrar formas de fazer o seu negócio crescer ainda mais!

Um abraço e muito sucesso para você!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *