Traçar estratégias para aumentar o número de vendas e colocá-las em prática é um desafio constante entre os representantes comerciais. Mesmo os profissionais que já têm mais experiência ou facilidade para vender podem encontrar dificuldades na hora de fechar mais negócios.
O aumento da concorrência, o nível de exigência dos clientes e crises no mercado são fatores que influenciam negativamente no número das vendas. Para contornar estes obstáculos, é preciso se preparar com um plano de ação, ser organizado e ficar de olho nos indicadores do seu desempenho.
Neste post apresentamos algumas dicas para que você melhore seus resultados em vendas mesmo quando as dificuldades aparecerem.
Índice
Reveja seu método
Cada vendedor tem um método de trabalho. Alguns preferem visitar clientes logo de manhã, outros preferem começar o dia organizando os pedidos fechados no dia anterior. Há ainda os que desempenham uma tarefa a cada dia da semana.
Também faz parte do método a maneira como o representante aborda leads e cultiva clientes, as formas que escolhe para fazer uma apresentação nas prospecções e os recursos que utiliza para armazenar informações sobre pedidos e comissões. Tudo isso varia de acordo com as características do vendedor e suas necessidades.
No entanto, ter um método não significa estar fechado para as novidades. É preciso sempre rever esta metodologia, a fim de aplicar novas práticas de venda e melhorar ainda mais seus resultados. Até porque, nem sempre a mesma abordagem funciona para todos os prospects.
Na hora de avaliar seu método, pense nos hábitos que resultam em mais vendas e quais devem ser mudados. Trace os resultados que você quer atingir – por exemplo, duplicar as vendas em três meses – e as práticas que terá de adotar para isso.
Com base nesta análise, procure mais informações e cursos de capacitação para aumentar seu nível de conhecimento sobre o que é necessário para mudar os hábitos de prospecção que não estão dando certo.
Seja organizado
Organizar seu tempo e processos ajuda a aumentar as vendas na medida em que você evita o surgimento de alguns problemas e, caso eles aconteçam, solucioná-los com mais agilidade.
Como o representante comercial passa muito tempo na rua buscando novos clientes, o ideal é que ele tenha em mãos todas as informações necessárias para fechar mais negócios. Ao utilizar um programa de gerenciamento de pedidos e clientes no seu smartphone ou tablet, você tem acesso aos catálogos com os produtos e serviços das empresas que representa e ao histórico dos clientes, consegue enviar orçamentos, tirar pedidos e fazer o controle de suas comissões – e tudo em um só dispositivo móvel.
Além de garantir uma postura mais profissional, organizar seus processos com um sistema de gerenciamento também proporcionará mais eficiência ao seu trabalho.
Represente mais empresas
Ao representar mais empresas, você tem mais oportunidades de negócios. Uma forma de aumentar suas vendas é procurar empreendimentos que forneçam produtos ou serviços na mesma área em que você já atua. Por exemplo, se você representa uma confecção de roupas femininas, procure uma indústria de calçados para representar também. Assim, quando atender a uma loja que compra as peças de vestuário, você pode apresentar ao cliente o catálogo de sapatos femininos da outra empresa.
Outra maneira de vender mais é diversificando sua área de atuação, atendendo a vários tipos de mercados. Assim, se um segmento estiver enfrentando problemas financeiros, você não sofrerá com a baixa das vendas, já que poderá focar seus esforços em outros setores.
Aumente a equipe
Ao decidir por aumentar o número de empresas representadas, você sentirá a necessidade de ter profissionais que ajudem nesta tarefa. Afinal, chegará a hora em que você não dará conta de tudo.
Comece montando uma equipe de vendedores prepostos, mas não pare por aí. Fechando mais pedidos, o trabalho administrativo também aumenta. Avalie a possibilidade de contratar um auxiliar administrativo ou uma secretaria para dar suporte no acompanhamento de faturas e organização dos pedidos.
Amplie seu networking
Relacionar-se com outros profissionais também pode render novos negócios. Quanto maior for sua rede de contatos, maiores serão as chances de correr atrás de clientes. Para isso, ande sempre com seu cartão de visita e participe de eventos ligados às áreas das empresas que você representa
Faça também um networking online. Há redes sociais corporativas, como o LinkedIn, que reúnem profissionais de vários setores e contam ainda com ferramentas como busca de pessoas por segmento, profissão, empresa, cargo e outros filtros que ajudam na prospecção.
Fique de olho nos resultados
O indicador mais aferido pelos vendedores é o número de vendas fechadas, mas há outros que apontam não apenas se seus esforços estão dando certo, mas principalmente qual caminho você deve seguir para vender mais.
Uma pesquisa de satisfação com os clientes pode demonstrar os processos que são mais certeiros na hora da conversão. Os produtos mais vendidos são um indicativo de novos mercados a serem explorados. Sua lista de usuários inativos pode demonstrar que está na hora de tentar novas abordagens para resgatar estes clientes. Fique de olho nestes dados para encontrar mais oportunidades de vendas.
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FONTE: Meus pedidos