Acce Contabilidade

Como está a gestão do seu contas a receber? 5 dicas para fortalecer o seu lucro empresarial

gerenciar empresa

Gerenciar a empresa se trata de uma grande jornada, onde tudo precisa ser muito bem contabilizado, para que não exista um rombo no caixa.

Existe um imenso desafio em controlar o contas a pagar e receber. E é na gestão financeira que o empresário consegue obter êxito e gerir a empresa de forma sustentável de modo a garantir o seu crescimento e a sua competitividade no mercado.

Organizações que possuem suas finanças mal geridas, têm 95% de chance de ir à falência.

Só que essa tarefa de gerenciamento financeiro efetivo não é fácil e exige muito planejamento e atenção. São vários os empreendedores que sentem dificuldade em manter o controle das contas a receber e das contas a pagar em dia, para se ter uma visão exata da realidade da empresa.

Por isso, pensando em ajudar à esses empreendedores que nós preparamos uma matéria bem especial sobre o assunto!

O que precisa ser pago?

A essa altura do campeonato sua empresa já colocou nos relatórios todos os débitos a serem pagos não somente do mês, mas de todo o restante do ano, não é mesmo?

E ainda pensando em planejamento… você já fez seu planejamento tributário, planejamento dos recebíveis e das demais demandas a serem pagas no próximo ano?

          1-Registrando e fazendo controle!

Toda administração financeira de valor, é baseada em dados atualizados. Isso quer dizer que é preciso ter um controle muito rigoroso de todas as operações que envolvem o seu negócio.

Por meio desse controle será possível:

Esse é o erro mais comum que existe, afinal, o dinheiro está ali “dando bandeira” e não há nada demais “pegar x reais” para pagar aquela conta própria, não é mesmo?

Só que este tipo de comportamento gera grandes problemas, pois além de mexer em um dinheiro que não é destinado a isso, criando um desfalque, você ainda se habitua a fazer isso e sem ter controle ou gerenciar as retiradas, é fácil a empresa ficar descapitalizada com rapidez.

E não somente jovens empresas podem passar por isso, mas empreendedores veteranos também podem cometer esse deslize.

           3-Gerenciar tudo o que há para receber

Quanto sua empresa tem para receber em janeiro? E em fevereiro? Abril? Novembro? Muito bem, bem provavelmente você diga agora que não sabe! Mas deveria saber, porque a sua lucratividade depende desse monitoramento.

Um exemplo dessa importância é que se porventura a lucratividade estiver baixa, com esse gerenciamento é possível entender onde e como se deve atuar com mais alta performance.

           4-Facilitando os pagamentos antecipados

Sua empresa precisa e deve adotar a concessão de descontos atrativos em casos de pagamentos antecipados. Isso serve como estímulo para que o cliente pague antes do que deve e consequentemente possa criar o hábito da antecipação, evitando a demora no pagamento.

           5-Mantenha a comunicação com o cliente

O diálogo em todas as áreas profissionais sempre foi um dos métodos de mostrar qualidade e conectar empresa e cliente. Sendo assim, é de vital importância manter uma comunicação fluída e assim conquistar o cliente.

O mesmo sistema de qualidade deve ser empreendido até mesmo nas cobranças. Sugerir facilidades e formas de pagamentos diversas com desconto para pagamento à vista e também para os casos de parcelamento à prazo, devem ser conduzidas de maneira persuasiva, nesse caso, o uso da psicologia para negociar traz grande apoio a negociação.

Como você pode notar, existem muitas maneiras de estimular a lucratividade, mas para isso é preciso ter uma contabilidade especializada e tão eficiente quanto o desejo de crescimento!

Pense nisso e até a próxima!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes!