Se você, como um advogado, não deseja trabalhar com outros profissionais, ou mesmo tem dificuldades para encontrar um sócio, precisa conhecer as vantagens e desvantagens da sociedade unipessoal de advocacia.
Se você ainda é um estudante de direito ou entusiasta e não sabe exatamente o que é uma sociedade unipessoal, saiba que, apesar do termo ser um pouco contraditório – como é possível uma sociedade composta por uma única pessoa? – é uma opção bastante vantajosa para os advogados.
Índice
- 1 QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA?
- 2 AS VANTAGENS DA SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA
- 3 As vantagens se resumem a:
- 4 AS DESVANTAGENS DA SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA
- 5 As desvantagens se resumem a:
- 6 Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !
QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA?
Primeiramente, podemos citar a facilitação para a abertura de um escritório de advocacia e a maior liberdade para o advogado trabalhar sozinho. Antes de a sociedade unipessoal ser permitida, era necessário que um escritório de advocacia fosse formado por dois profissionais de Direito.
Essa necessidade funcionava como um balde de água fria para os estudantes recém-formados que desejam abrir seu próprio escritório após o término da faculdade.
Isso porque, às vezes, pode ser difícil encontrar o parceiro ideal para conduzir o negócio ou, talvez, o advogado prefira trabalhar sozinho.
AS VANTAGENS DA SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA
Seja qual for o caso, a sociedade unipessoal de advocacia chegou para mudar a realidade dos escritórios jurídicos do Brasil.
As vantagens se resumem a:
- Maior liberdade para o advogado trabalhar sozinho;
- Tributação menor.
Apesar de parecer pouco, o advogado que trabalha como Pessoa Física sabe o quão alta é a carga tributária que recai sobre o seu trabalho.
Se você não possui qualquer ideia dos números, saiba que o advogado PF paga de 7,5% a 27,5% de Imposto de Renda.
Através da sociedade unipessoal de advocacia, o advogado pode enquadrar seu escritório no Simples Nacional e, com isso, pagar de 4,5% a 16,85%.
Só isso já proporciona uma grande economia para os advogados que decidam optar por uma sociedade unipessoal. Entretanto, é necessário ficar atento, pois existem algumas desvantagens.
Mas antes de falarmos do lado negativo, é preciso lembrar que, independentemente do modelo de sociedade escolhido, o advogado precisa contar com o auxílio de um contador.
E, acredite, não estamos falando de algo facultativo. A presença da contabilidade para advocacia na realidade do escritório é fundamental, pois, pode definir questões de gestão, ampliação, estrutura e até mesmo o desenvolvimento de projetos que não sejam estranhos ao Direito.
Uma das vantagens de ter um contador ao seu lado é a criação de um planejamento tributário eficaz que, certamente, ajudará o advogado a realizar um controle financeiro mais rigoroso e garantir que as finanças do escritório estejam em equilíbrio.
AS DESVANTAGENS DA SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA
Para começar, o advogado não pode fazer parte de mais de uma sociedade de advogados, constituir mais de uma sociedade unipessoal de advocacia, ou integrar, simultaneamente, uma sociedade de advogados e uma sociedade unipessoal de advocacia, com sede ou filial na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional.
E isso não é tudo. Um escritório de advocacia unipessoal não possui capacidade para atender a múltiplos casos ao mesmo tempo. Isso porque o advogado irá trabalhar sozinho e, portanto, não terá disponibilidade para atender a diferentes sessões simultâneas, algo que é bastante comum e, inclusive, pode acontecer em diferentes estados.
Portanto, apesar de a tributação ser menor, os ganhos também se limitam.
As desvantagens se resumem a:
- O advogado não pode fazer parte de mais de uma sociedade de advogado com sede ou filial na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional;
- Por trabalhar sozinho, o advogado não terá capacidade para atender múltiplos casos simultâneos.
Então, podemos concluir que, apesar de o advogado se limitar um pouco, se comparado a outras modalidades de sociedade advocatícia, os benefícios são bastante significativos.
No mais, as vantagens e desvantagens da sociedade unipessoal de advocacia devem ser analisadas pelo advogado, para que ele mesmo possa decidir o melhor modelo para si.
Agora que você conhece as vantagens e desvantagens da sociedade unipessoal de advocacia, basta definir os rumos a seguir e realizar o seu trabalho da melhor forma possível.
Aproveite e confira algumas dicas para evitar alguns erros bastante comuns na hora de abrir seu escritório de advocacia.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACCE. Nós podemos ajudá-lo.
Sucesso para os negócios e até a próxima!