O representante de vendas é um profissional multitarefas. Sua atividade não se resume em vender, mas sim em atender seus clientes em todas as suas necessidades. Muitas vezes, ele precisa realizar atividades que parece não ter a ver com sua profissão e isso faz parte do relacionamento com o cliente.
Se formos procurar o significado de representante de vendas, vamos ver que se trata de um profissional que representa uma grande empresa e realiza vendas. Como definição, é básica, mas não contempla o fato de que ele é uma ponte entre uma empresa comercial e industrial e o cliente final que, nesse caso, também é um comerciante.
Para garantir sucesso na profissão, o representante de vendas deve ter um comportamento profissional adequado, possuindo uma série de habilidades que devem ser aperfeiçoadas a todo momento, além de manter organização e elaborar novas estratégias para aumentar e manter uma boa carteira de clientes.
Entre as principais atividades de um representante de vendas, podemos destacar as seguintes:
- Mostrar a melhor imagem dos produtos que está vendendo;
- Fazer visitas periódicas aos clientes, mesmo que não consiga vender;
- Manter sua carteira de clientes atualizada e satisfeita;
- Ser organizado com seus relatórios, entregando-os dentro dos prazos e cumprindo sua agenda diária;
- Enviar os pedidos e contratos a tempo para não atrasar a entrega;
- Conhecer a fundo as empresas e os produtos representados, além do processo de negócio de cada uma delas;
- Manter o controle sobre expedição e entrega dos pedidos;
- Atender e administrar de forma correta as possíveis reclamações;
- Coordenar a manutenção e devolução de produtos com avarias ou defeitos;
- Manter o arquivo de vendas atualizado;
- Prever as novas tendências do mercado, oferecendo novas ideias para os clientes.
Como você pode observar, não basta apenas saber vender. O representante de vendas é responsável pela satisfação dos clientes e pela qualidade dos produtos que oferece e, portanto, deve estar aberto e disposto a cumprir com todas as responsabilidades que sua profissão exige.
Índice
- 1 Dicas importantes para ser um representante de vendas irrecusável
- 2 1. Sempre ter paciência
- 3 2. Manter o comprometimento
- 4 3. Sempre mostrar entusiasmo
- 5 4. Mantenha a atenção e a curiosidade
- 6 5. Matando um leão por dia
- 7 6. Sinceridade e franqueza
- 8 7. Flexibilidade é essencial
- 9 Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !
Dicas importantes para ser um representante de vendas irrecusável
Especificamente, quando se trata da principal tarefa do representante de vendas, ou seja, de conseguir se tornar irrecusável e garantir maior número de pedidos, você pode seguir algumas dicas importantes:
1. Sempre ter paciência
Lidando com pessoas, o representante pode entender que cada cliente tem seu próprio ritmo e seu processo de tomada de decisões. Pressionar o cliente para fazer o pedido, não respeitando seu ritmo, é o pior caminho a tomar.
É necessário sempre ter paciência, atender o cliente de acordo com sua forma de agir, ajudá-lo com todas as informações e, principalmente, quando se tratar de um potencial cliente, não o apressar no primeiro contato.
Usando de paciência, você irá saber o momento certo de fechar o pedido e, dessa forma, conseguir fazer as vendas que pretende. Ou seja: o segredo é esperar o momento certo e agir.
2. Manter o comprometimento
Manter o comprometimento, para o representante de vendas, é uma arma infalível: com comprometimento, você vai conseguir fazer com que o cliente confie em sua palavra e terá certeza que você vai fazer tudo para que ele também tenha sucesso com suas vendas.
Ajude-o em suas escolhas, oferecendo o que seja melhor para o seu ramo de atividades e mostre que você está presente para ajudar. Um bom representante de vendas sabe exatamente como servir o cliente, sabe negociar e sabe a hora de dizer não.
3. Sempre mostrar entusiasmo
A fórmula para o representante de vendas ser irrecusável é demonstrar entusiasmo. Mesmo que o mundo esteja pesando sobre seus ombros, quando mostra entusiasmo ele vai contagiar o cliente e criar impacto positivo em sua motivação.
O processo não é difícil: basta mostrar que gosta de fazer o que faz e colocar em prática a vontade de ajudar seus clientes a conseguir sucesso em suas atividades.
Quando estiver falando sobre os produtos que representa, seja específico em todos os detalhes e mostre todas as qualidades, sempre agindo com empolgação. Lembre-se que tudo o que você disser ao seu cliente, ele vai usar como estratégia para o cliente final, o consumidor.
4. Mantenha a atenção e a curiosidade
Cada dia é um dia diferente para o representante de vendas, mesmo que ele esteja cumprindo uma rotina já conhecida. Por isso, é preciso estar sempre atendo e demonstrar curiosidade por tudo o que o cliente estiver fazendo.
Mantenha os olhos e ouvidos abertos para qualquer novo conhecimento que possa ajudá-lo a ajudar seus clientes e eles, certamente, o verão mais como amigo do que como representante de vendas.
Além disso, é importante lembrar que conhecimento nunca é demais. Você será sempre bem aceito e irá se tornar um portador de boas novas que, aliás, é sua principal missão como representante de vendas.
5. Matando um leão por dia
Sempre saia de casa ou do seu estabelecimento com a coragem necessária para vencer, ou seja, matando um leão por dia. Tenha coragem para assumir todos os riscos necessários para conseguir manter o seu negócio e nunca sacrifique suas próprias metas para demonstrar uma falsa sensação de segurança.
Lembre-se que o caminho mais fácil quase nunca é o melhor para atingir seus objetivos. Um representante precisa encarar novos desafios a cada dia e abrir novos caminhos para vencer.
6. Sinceridade e franqueza
Agir sempre com sinceridade e franqueza só oferece benefícios e um dos principais benefícios é cativar seus clientes. Mantenha a honestidade com todos, mesmo que isso possa lhe trazer alguma desvantagem.
Se você quer manter sua carteira de clientes, nunca os engane ou manipule e nunca force uma venda. Agindo com franqueza você irá conquistar o respeito dos seus clientes e abrir novas portas para o seu próprio negócio.
7. Flexibilidade é essencial
O representante de vendas precisa manter a flexibilidade para garantir boas vendas. Na vida e no mundo tudo está em constante mudança e é necessário acompanhar todas as alterações que acontecem em nosso dia a dia.
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