Acce Contabilidade

Saiba por que a contabilidade é fundamental para o seu escritório de advocacia!

contabilidade é fundamental para o seu escritório de advocacia

Quando falamos de um escritório de advocacia, consideramos diversos fatores como essenciais para o seu funcionamento e desenvolvimento. Entretanto, existem outros pontos igualmente importantes, como a contabilidade!

Você, como um advogado iniciante, sabe que o processo de abertura de um escritório de advocacia não é dos mais fáceis. Assim como abrir uma empresa convencional, dar início a um escritório envolve bastante burocracia e processos demorados que, quando não possuem a participação efetiva de um contador, podem ser prejudiciais para o negócio.

A contabilidade é, muitas vezes, considerada como algo trivial e que lida “apenas” com as contas da empresa. Afinal, por que contratar uma pessoa para cuidar das finanças, se você mesmo pode fazer isso?

Existem várias razões pelas quais é necessário contratar um contador, independentemente do tipo de negócio.

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

No caso de um escritório de advocacia, a contabilidade se faz fundamental para algumas funções comuns entre qualquer negócio, como o planejamento financeiro e tributário, por exemplo.

Entretanto, existem peculiaridades. Um escritório de advocacia deve responder a diversas normas e possuir alguns documentos bastante específicos para que o advogado possa operar. Quando o negócio é nascente, não é incomum que surjam dúvidas, atrasos e desperdício de dinheiro.

E, o fato de ser algo comum não deve ser considerado “normal”, já que esses desafios podem comprometer o equilíbrio do escritório de advocacia.

A importância de um contador para o escritório de advocacia ainda vai além: o advogado, principalmente aquele que está começando, não terá tempo suficiente para lidar com tantas questões diferentes, não relacionadas com a sua atuação jurídica. Em alguns casos, o profissional pode acabar se sentindo sobrecarregado, por aceitar todo e qualquer caso que aparecer.

A presença do contador funciona como um alívio na carga de trabalho do advogado. Ao cuidar das tarefas contábeis do escritório, o profissional contábil abre espaço para que o advogado possa trabalhar sem maiores preocupações com as contas da empresa, o que resulta em um ganho de tempo e de desempenho para outras tarefas que demandam atenção.

Em outras palavras, o segredo é delegar as tarefas. Em um escritório de advocacia, somente o advogado pode lidar com os casos dos clientes e desenvolver estratégias realmente efetivas para obter a vitória nos tribunais. Entretanto, as contas da empresa podem ficar sob a supervisão de terceiros, quando estes são profissionais contábeis qualificados e com amplo conhecimento no seu ramo de atuação.

A palavra de ordem é economia. Por mais que, à primeira vista, pareça custoso contratar os serviços de um contador, essa atitude poupará o advogado de dores de cabeça, desperdício de dinheiro e outros desafios que poderão surgir e acarretar problemas graves, caso não sejam solucionados de forma definitiva.

AMPLIANDO

O contador também se torna uma peça fundamental em momentos decisivos, já que pode fornecer dados bastante específicos e detalhados sobre o negócio. Assim, a tomada de decisões acontece com menores riscos e de forma estratégica.

Conforme o negócio vai se desenvolvendo e vão surgindo planos para a contratação de novos funcionários, a formação de uma sociedade, ou mesmo a criação de um escritório online, surgem cada vez mais obrigações contábeis. Por isso, é preciso que o profissional esteja a par de todas elas.

Se você deseja abrir um escritório de advocacia, ou mesmo se já tem um, certifique-se de contratar uma contabilidade de qualidade!

PLANEJANDO O FUTURO

Entender a fundo as obrigações tributárias de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa complicada. Principalmente se o advogado empreendedor não possui total certeza de que regime tributário adotar ou não conhece alguns recursos que podem auxiliar na redução da carga tributária.

Saber como realizar o processo de elisão fiscal, compreender como funciona a recuperação de créditos tributários e garantir que o negócio está enquadrado no melhor regime tributário, de acordo com a sua realidade, são algumas das necessidades de um advogado para ter um escritório de advocacia de sucesso!

Você é um advogado autônomo ou deseja ser um? Que tal saber mais sobre a tributação para advogados autônomos?

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Em caso de dúvidas, não deixe de contatar a ACCE. Nós poderemos te ajudar com todas as necessidades do seu escritório de advocacia e fornecer as informações que você precisa para o sucesso!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes!