Saiba mais sobre o Cadastur e qual sua importância para o turismo no território brasileiro!
Viajar é algo que chega a ser terapêutico para a maioria das pessoas. É incrível como uma mudança de ares pode ser benéfica para o corpo e para alma, sem contar que nos faz vivenciar experiências únicas, e que nos transformam em um nível muito além do superficial.
Já ouviu alguém dizer que “você só conhece alguém quando viaja com ele”? E é real! Quantas vezes a essência de uma pessoa emerge nos momentos que uma viagem percorre? Nos momentos difíceis, as pessoas se unem, usam da criatividade para reverter a situação, ou acham beleza na simplicidade de um céu acima de suas cabeças. Nos momentos bons, as vivências são cheias de felicidade e cobertas de prazeres indescritíveis, apenas escritos pelas linhas tênues que o coração faz questão de traçar em incógnitas, assim, não conseguimos descrever com palavras, apenas com sentimentos nostálgicos.
Levar essas experiências às pessoas mais diversas, mais peculiares e mais sonhadoras é o que moveu você, um empreendedor, a construir as mais diversas trilhas e caminhos que os exploradores da vida podem escolher, e o que os faz sentir que um dia após o outro ainda vale a pena ser vivido ao máximo.
Mas antes de pular em cachoeiras e alcançar o topo das colinas mais altas, é preciso chegar até lá primeiro. E você, para providenciar que os sonhadores cheguem ao seus destinos, deve saber os mais diversos aspectos que envolvem esse caminho e, portanto, vamos falar do Cadastur, e como ele influencia na estrada até o paraíso das pessoas – e no seu também. Pegue as suas malas, já estamos saindo!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é o Cadastur?
O Cadastur é um sistema, implementado em 2006 e executado pelo Ministério do Turismo, que tem como função ordenar e fiscalizar os prestadores de atividades turísticas. Ele tornou-se obrigatório em 2008 e abrange um total de 15 operações, sendo apenas sete delas de cadastro obrigatório, que são:
- Acampamento Turístico;
- Agência de Turismo;
- Guia de Turismo;
- Meio de Hospedagem;
- Organizadora de Eventos;
- Parque Temático;
- Transportadora Turística.
Entre os não obrigatórios, entram: empreendimento de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva, casa de espetáculos e equipamento de animação turística, restaurante, cafeteria, bar e similares, entre outros.
Quais são os benefícios de fazer um cadastro no Cadastur?
Fazendo um cadastro no Cadastur, é possível obter diversos benefícios para o seu empreendimento como:
- Obter classificações de suas hospedagens (se você oferecer);
- Credibilidade (pois, só é possível obter o cadastro se seu negócio estiver em conformidade com as leis);
- Oportunidades nacionais e internacionais de estabelecer relações comerciais favoráveis;
- Ganho de visibilidade tanto no site do Viaje Legal quanto o do Cadastur;
- Acesso à crédito em bancos oficiais;
- Oportunidade para obter uma classificação para os serviços prestados (o Ministério do Turismo oferece projetos e programas para a promover essas classificações).
Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com os amigos!