Índice
Um microempreendedor que começou seus negócios há pouco tempo, muitas vezes, não sabe como emitir nota fiscal para MEI.
Mas, calma! Se esse é o seu caso, a ACCE traz o conteúdo certo para que você aprenda a fazer isso da forma correta e mantenha suas operações dentro da lei!
Vamos aprender?
Bom, primeiro, é preciso que você saiba que a emissão de notas fiscais é algo imprescindível, seja no comércio ou para o prestador de serviços, ter esse elemento presente em seu negócio significa demonstrar seriedade para a sua empresa, o que é muito importante para manter seus clientes atuais e atrair novos, garantindo a segurança sobre o que eles consomem.
Mas, afinal, como emitir a Nota Fiscal para MEI?
É bem simples: você precisa estar devidamente regulamentado, isto é, registrado como um MEI. Portanto, é preciso ter um CNPJ ativo e estar credenciado na Secretaria da Fazenda, além de portar toda a documentação necessária para as suas atividades como MEI. Esses documentos variam de região para região.
É importante saber que existe mais de um tipo de Nota Fiscal, como a Eletrônica, por exemplo. E, para emiti-la, será necessário verificar a disponibilidade de um software de confiança, que te ajudará a emitir as notas fiscais eletrônicas.
NF-e – a nota fiscal eletrônica
Uma nota fiscal eletrônica pode ser emitida através de um software confiável, que pode ser, inclusive, fornecido pelo estado em que você atua. É preciso verificar a disponibilidade desse tipo de ferramenta antes de contratar algum programa que encontrou na internet!
Os softwares funcionam de maneira simples: os campos são preenchidos e, de forma automática e quase imediata, o arquivo PDF é gerado e disponibilizado para o encaminhamento via e-mail (é obrigatório que o seu cliente tenha uma cópia).
Notas Fiscais Avulsas – opções menos comuns, mas ainda assim, possíveis!
A Nota Fiscal avulsa pode ser solicitada através da Secretaria da Fazenda. Contudo, é preciso saber que não são todos os estados que permitem a emissão desse formato.
A Nota Fiscal Avulsa pode ser gerada de forma física ou eletrônica, basta solicitar a sua emissão para os órgãos competentes.
Existem algumas mudanças em relação a como emitir nota fiscal para MEI, e é preciso conhecê-las!
Em 2018, por exemplo, as mudanças vieram através de campos de preenchimento e novos requerimentos de informações, além da implementação do e-social.
Confira abaixo:
- Adicionados campos de preenchimento EAN e EAN tributado;
- Requerimento de informações sobre o GTIN;
- E-Social obrigatório.
Para garantir a continuação das suas operações, é preciso ter certeza de que todos esses campos estarão devidamente preenchidos, caso contrário, seu negócio ficará irregular, e não poderá mais vender!
Agora você já sabe como emitir nota fiscal para MEI. Busque o auxílio de profissionais especializados e garanta seu sucesso. A ACCE te ajuda nessa jornada, portanto, não tema!
Saiba quais são os principais segmentos para MEI em 2018!
Conte conosco.
Sucesso e até breve.