A representação comercial é um dos setores mais importantes na economia, principalmente em virtude do desenvolvimento econômico e das variações constantes na economia, dentro de um sistema que tende a ser cada vez mais globalizado.
Nos últimos anos, com o crescimento de uma consciência para a oferta de produtos de maior qualidade, a representação comercial apresenta-se como a melhor solução para as empresas de atacado e varejo, facilitando as transações comerciais e permitindo a oferta dos melhores produtos exigidos pelos consumidores.
Mesmo em tempos de crise, como o que estamos vivenciando, o comércio é a terceira atividade, ficando atrás apenas da indústria de transformação e da administração pública, considerando os valores brutos adicionados ao PIB.
O IBGE aponta mais de 1,5 milhão de empresas comerciais no Brasil, mesmo muitas delas tendo encerrado as atividades em 2016, o que torna o setor um dos mais rentáveis e um dos que mais precisam de atenção de profissionais capacitados para intermediar as negociações.
Da receita operacional líquida do comércio, pelo menos 43% é representada pelo setor atacadista e, dentro desse contexto, a representação comercial apresenta-se como uma área de grandes possibilidades.
O mercado da representação comercial sempre foi muito aquecido, com as empresas procurando trabalhar com representantes que ofereçam produtos de qualidade, que possam agregar valor à demanda do comércio.
E são muitas as empresas que ainda procuram representantes comerciais em todos os segmentos do mercado, tanto na indústria quanto no comércio. As empresas de representação comercial, por outro lado, buscam manter o foco de sua atenção naquelas que possam estabelecer parcerias lucrativas, oferecendo produtos que atendam as necessidades do consumidor e que possam manter seus clientes em plena atividade.
As empresas de representação comercial, cada vez mais, procuram empresas cujas marcas sejam de maior aceitação e que possuam produtos inovadores e de qualidade.
Procurando as melhores empresas para a representação comercial
Os profissionais de representação comercial possuem inúmeros canais onde encontrar empresas de qualidade para trabalhar. A utilização da internet, por exemplo, oferece um grande acesso a novas empresas, mesmo em regiões de acesso mais difícil, o que amplia as possibilidades dos representantes para aumentar sua oferta de produtos e, consequentemente, sua carteira de clientes.
Para os representantes comerciais é mais importante agregar valor ao cliente, apresentando produtos ou serviços que sejam relevantes para a escolha do consumidor.
Não basta apenas, portanto, que a representada tenha uma grande variedade de produtos, é necessário que as ofertas sejam reconhecidas pelos seus clientes como uma vantagem competitiva, aumentando a satisfação dos consumidores.
Em muitos casos, o produto oferecido pode ser até mais caro, visto que, com a consciência maior sobre a qualidade, o consumidor está cada vez mais exigente, preferindo, algumas vezes, gastar um pouco mais num determinado produto que ofereça melhor relação custo/benefício.
As empresas representadas, portanto, devem apresentar uma variedade relativa de produtos que tenham maior aceitação e oferecer serviços que possuam alto valor agregado e, para isso, precisa produzir produtos com marcas de reconhecido valor.
Empresas com alto valor agregado trazem para a representação comercial maior confiabilidade e credibilidade junto aos seus clientes, resultando em fidelização e relacionamento duradouro, formando uma parceria estável.
O representante precisa de marcas que tenham itens inovadores para poder cativar e chamar a atenção de seus clientes, já que sua atividade não se resume apenas no fornecimento de produtos para encher as prateleiras.
Para o representante comercial encontrar as melhores empresas para representar, é possível procurar em diferentes mídias. Existem centenas delas procurando representantes. Nessa busca, o representante deve, por sua própria conta, utilizar um filtro, buscando considerar as melhores empresas, as mais adequadas para o seu tipo de mercado e as que possibilitem maiores vantagens tanto à sua atual e potencial carteira de clientes quanto ao consumidor final, criando uma cadeia de qualidade que traga a satisfação à todos os envolvidos..
Da mesma forma que as empresas fazem uma seleção entre os candidatos à representação comercial, portanto, o representante também deve fazer, selecionando empresas que considere mais apropriadas para sua atuação e para sua carteira de clientes.
Recomendações para o representante comercial escolher as melhores empresas para representar
Na escolha das melhores empresas para representar, o profissional deve ficar atento a alguns pontos essenciais:
- Fazer uma pesquisa sobre a empresa que pretende representar, analisando se atende ao segmento do mercado em que atua e se seus produtos são confiáveis para serem colocados em seu mercado;
- Escolher produtos ou serviços com os quais gosta realmente de trabalhar e com que esteja familiarizado, podendo fornecer informações detalhadas para seus clientes;
- Conhecer a empresa representada e suas atitudes com os representantes comerciais, evitando possíveis conflitos ou condutas repreensíveis com relação aos clientes;
- Verificar a facilidade e a praticidade de deslocamentos para a empresa, quando necessário, principalmente quando a representada não oferece reembolso de transporte.
Na representação comercial é importante também analisar os benefícios oferecidos pela empresa representada. De forma geral, as empresas limitam-se a oferecer uma comissão pelas vendas, deixando o representante por sua própria conta com relação aos custos.
Empresas que oferecem bons produtos, com a qualidade exigida pelos consumidores e que apresentam benefícios para o representante são as que se mostram mais responsáveis, interessadas na qualidade do trabalho da representação comercial, sabendo que é desses profissionais que elas obtém seu maior lucro.
O representante também precisa acreditar na empresa e nos produtos que está representando. Quando uma empresa representada oferece condições, torna-se mais fácil colocar os seus produtos no mercado.
Além disso, o representante deve também encontrar meios de manter a fidelização de sua carteira de clientes, adquirindo sua confiança. Assim, a idoneidade da empresa representada é de suma importância para que se faça as escolhas corretas.
São muitas as empresas que buscam bons representantes comerciais, mas é importante que, na hora da escolha, o representante tenha empresas que valorizem seu trabalho e que tenham uma melhor perspectiva de relacionamento comercial.
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