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Como se prevenir contra os principais erros na hora de abrir um escritório de advocacia

abrir um escritório de advocacia

Ter seu próprio escritório é o sonho de todo formando em Direito. Entretanto, é preciso saber como se prevenir contra os principais erros na hora de abrir um escritório de advocacia.

Todo empreendedor de primeira viagem está sujeito a cometer erros que, geralmente, são incomuns para pessoas mais experientes. Abrir um escritório de advocacia é, sem dúvidas, um empreendimento e tanto!

Existem várias diretrizes que devem ser seguidas e que antecedem a abertura do negócio, além de todos os processos que precisam ser realizados durante a operação do escritório de advocacia.

Hoje você, advogado iniciante, vai aprender como se prevenir contra os principais erros na hora de abrir um escritório de advocacia.

SEM RUMO?

Causar a impressão de que o seu escritório de advocacia faz de tudo um pouco é mais fácil do que parece. O problema é que isso não é, necessariamente, algo bom.

Veja bem: fazer de tudo um pouco implica que não existe uma especialização a ser seguida pelo escritório de advocacia. E isso é um problema!

Um escritório de advocacia que não possui uma especialidade, por consequência, também não tem uma noção clara de posicionamento de marca e de que direção seguir para captar mais clientes.

A sua especialização precisa ser definida antes da abertura do escritório de advocacia e precisa ser comunicada ao cliente – falaremos disso mais a frente.

ESTÁ FALTANDO ALGO?

Sabe quando você entra em um lugar e sente que está faltando alguma coisa? Às vezes é a ausência de um sofá em uma sala de espera, ou então os banheiros ficam localizados em outro andar. É o tipo de coisa que interfere na satisfação do cliente, principalmente quando falamos da espera.

Por isso, é essencial planejar toda a estrutura do seu escritório. Dessa forma, você garante que existam cada vez menos motivos para que o seu cliente se sinta insatisfeito de qualquer maneira.

Escolher o imóvel ideal e garantir que o seu cliente tenha todas as suas necessidades atendidas é parte integral de como se prevenir contra os principais erros na hora de abrir um escritório de advocacia.

Invista na acessibilidade! Os clientes podem apresentar deficiências físicas. Portanto, será preciso recebê-los com o máximo de conforto possível.

EU FAÇO!

O advogado que acabou de abrir seu escritório pode, e provavelmente irá, aceitar todo e qualquer caso que aparecer. Mas é preciso ter cuidado!

Sobrecarregar-se com o excesso de trabalho não é nem um pouco funcional. Priorize as atividades e organize-se, de acordo com o que tem de ser feito.

Considere ter um sócio ou contratar estagiários. Um outro ponto interessante de se considerar, ainda relacionado a contratações, é possuir uma secretária para atender ligações e receber os clientes.

O mesmo vale para a limpeza – contrate alguém e delegue atividades!

DEIXAR AS FINANÇAS DE LADO

Além de tomar conta das atividades da rotina da advocacia, o profissional de direito pode se sentir tentado a cuidar também das finanças. Mas isso não é uma boa ideia.

Apesar de possuir amplo conhecimento sobre a legislação, o advogado não deve se arriscar com a contabilidade do seu escritório. É para isso que existem os contadores!

Adquirir os serviços de um contador especializado irá garantir que as finanças do seu escritório de advocacia permaneçam equilibradas pelos anos que virão. Além disso, é com a ajuda do profissional contábil que você irá economizar dinheiro com impostos, ao seguir um planejamento tributário adequado à realidade do seu negócio.

SEM MARKETING

Um escritório de advocacia que não possui estratégias de marketing jurídico não é capaz de atender a demanda dos seus clientes, tampouco compreender suas necessidades e desejos.

O Marketing Jurídico vai muito além da propaganda. Na verdade, é parte fundamental da gestão de qualquer escritório e, certamente, será decisivo para a aquisição ampliada de clientes.

Com ele, você não precisará depender de indicações. Os clientes saberão onde e como encontrá-lo, além de terem razões de sobra para isso, caso sua marca entregue o valor que procuram (valor não é a mesma coisa que preço).

Parte disso implica em comunicar a sua especialidade de forma clara e objetiva, seja na internet (marketing digital jurídico), ou anúncios convencionais.

É importante respeitar as normas da OAB para com o marketing jurídico, mas tenha certeza: é uma técnica que irá mudar a realidade do seu escritório – e conforme a demanda crescer, será preciso investir na contratação de novos colaboradores.

COMO SE PREVENIR CONTRA OS PRINCIPAIS ERROS NA HORA

DE ABRIR UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

O ideal é se informar e buscar a ajuda de quem entende do processo. No geral, um contador especializado poderá auxiliar em todo o processo de abertura, além de instruir o advogado sobre os processos e proporcionar maior economia.

Agora você já sabe como se prevenir!

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Em caso de dúvidas, contate-nos!

Sucesso e até a próxima!

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