Como uma atividade que possui inúmeras particularidades, a representação comercial exige algo básico para seu sucesso: uma boa estratégia de marketing para o representante comercial.
Atuando como pessoa física ou como pessoa jurídica, o representante comercial deve se apresentar condignamente em todos os detalhes, desde seu cartão de visita até a roupa com que se apresenta, ou desde a forma de abordar ao cliente à mensagem que deixa ao fazer uma ligação.
O sucesso da venda vai depender da estratégia de marketing que o representante comercial decidir utilizar, lembrando, no entanto, que é necessário representar empresas com produtos de qualidade, já que esse fator é determinante para aumentar o nível das vendas.
O representante comercial deve estar sempre disposto e ter a capacidade de conhecer a fundo seus produtos ou serviços, bem como as marcas que está representando. Existem algumas técnicas que podem fortalecer o marketing do representante comercial, trazendo melhores resultados, e é exatamente o que vamos ver neste artigo.
Índice
- 1 1-Avaliar a estratégia de vendas é essencial para o marketing do representante comercial
- 2 2-Manter a organização garante o sucesso da estratégia de marketing para o representante comercial
- 3 3-Uma boa equipe de trabalho garante a execução da estratégia de marketing para o representante comercial
- 4 4-Uma estratégia de marketing para o representante comercial exige manter e ampliar o networking
- 5 5-Faça uma análise dos resultados e métricas da ações de marketing pré-estabelecidas
- 6 6-Pesquisar o perfil do cliente é crucial para que a estratégia de marketing para o representante comercial seja um sucesso
- 7 7-Utilize a internet para pesquisar e traçar novas ações de Marketing
- 8 8-Procure causar sempre uma boa impressão para seus clientes
- 9 9-Atualização é fundamental para que as estratégias de Marketing dêem resultado
- 10 10-E finalmente…Nunca deixar de atender um cliente
1-Avaliar a estratégia de vendas é essencial para o marketing do representante comercial
Para cada representante comercial existe um método de trabalho, havendo os que gostam de abordagem direta ou aqueles que começam o seu dia de trabalho organizando visitas, elaborando um roteiro para apresentar ao cliente, ou mesmo marcando visitas através do telefone.
A estratégia de vendas deve ser sempre avaliada e melhorada para se adequar às necessidades do mercado, principalmente porque a mesma abordagem pode não funcionar para todos os tipos de clientes.
Ao estabelecer a estratégia de vendas, o representante comercial deve ter em mente seus objetivos, criar metas que pretenda atingir e manter o foco em sua atividade, com uma atitude bastante realista, porém altamente positiva.
2-Manter a organização garante o sucesso da estratégia de marketing para o representante comercial
A organização não deve se limitar apenas aos papéis e documentos, ou seja, ela também envolve o tempo destinado a cada visita para evitar atrasos. O representante que organiza seu tempo e seus processos consegue melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar suas vendas. Com a organização, a grande vantagem é poder tomar atitudes mais rápidas no caso de algum imprevisto.
Uma estratégia eficiente de marketing para o representante comercial exige o acompanhamento do cliente, a monitoração das vendas e o controle financeiro, eliminando tarefas rotineiras e adotando um sistema de gestão, dando mais tempo para atender cada cliente.
Baixe a nossa Planilha de Acompanhamento de Vendas
3-Uma boa equipe de trabalho garante a execução da estratégia de marketing para o representante comercial
O representante comercial para fazer um bom marketing deve oferecer maior variedade de produtos, aumentando o número de empresas representadas. Com o aumento das vendas é necessário montar uma boa equipe de vendas, principalmente para prestar o atendimento necessário dentro das condições dos clientes e seus horários.
Uma equipe de vendedores prepostos poderá atender a demanda e aumentar o número de clientes, ampliando a área de atendimento para a empresa de representação comercial.
4-Uma estratégia de marketing para o representante comercial exige manter e ampliar o networking
O networking é uma das melhores ferramentas do marketing para o representante comercial, permitindo relacionamento com profissionais de outros segmentos e rendendo novos contatos e negociações.
É preciso estar sempre com o cartão de visitas atualizado, participar de eventos ligados à representação comercial e áreas correlatas, conversar com outros profissionais e manter-se atualizado com relação ao mercado.
5-Faça uma análise dos resultados e métricas da ações de marketing pré-estabelecidas
Para o representante comercial o indicador mais importante são os pedidos de vendas, servindo como base para estabelecer estratégias diferenciadas. Ao analisar as relações que não se concretizaram, o representante comercial poderá avaliar as falhas e erros cometidos em sua estratégia de marketing e tomar as decisões mais acertadas para se adequar às necessidades dos clientes e também de suas empresas representadas.
6-Pesquisar o perfil do cliente é crucial para que a estratégia de marketing para o representante comercial seja um sucesso
Não basta ao representante comercial apenas conhecer o seu público alvo. É importante integrar-se com o cliente, falar a sua linguagem e conhecer suas necessidades e ambições. O bom representante comercial é aquele que consegue se adaptar às mais diferentes situações, agindo de acordo com aquilo que percebe do seu cliente.
O perfil do cliente torna-se importante para novas ações de marketing do representante comercial, principalmente quando for necessário vender novos produtos. Ao representar uma empresa, o profissional deve falar a linguagem do seu público, ser fluente e adaptável.
7-Utilize a internet para pesquisar e traçar novas ações de Marketing
A internet é uma ferramenta que não pode faltar no planejamento e na execução de uma estratégia de marketing para representante o comercial. Quase todas as empresas e consumidores mantêm perfis atualizados em redes sociais e sites sobre o seu perfil, gostos e preferências. O comércio eletrônico tem crescido a uma taxa média de 25% ao ano e o mercado de consumidores é hoje cada vez maior.
O representante comercial deve estar integrado à internet através das redes sociais (principalmente o WhatsApp, que permite a conexão direta com cada cliente) e criar um site para interagir com seu mercado.
Atualmente é importante conhecer o funcionamento da internet e suas ferramentas, melhorando o seu relacionamento com a rede de clientes e aprimorando as técnicas de vendas.
O representante comercial deve buscar seus clientes não só pessoalmente, mas também através da internet, interagindo através do LinkedIn, do WhatsApp e do Facebook, facilitando seu trabalho de oferecimento de produtos que realmente sejam procurados pelos clientes.
8-Procure causar sempre uma boa impressão para seus clientes
A eficiência do marketing para o representante comercial exige uma boa aparência, e isso não se refere somente a atributos físicos, mas sim na maneira como o representante se apresenta aos seus clientes em todos os sentidos, passando uma imagem que transmita confiança e determinação.
O cérebro humano está voltado para entender imediatamente o que significa uma boa aparência e o que ela pode trazer de melhor para qualquer tipo de negócio e a empatia é essencial para fechar boas vendas.
O representante comercial precisa se vestir de forma adequada, ter um comportamento formal, um tom de voz e postura alinhados com o seu cliente e um nível de conhecimento acentuado sobre todos os produtos que representa.
A imagem do sucesso é transmitida ao cérebro do interlocutor em seus mínimos detalhes, por isso, o representante comercial deve sempre transmitir o sucesso que ele representa para o seu mercado.
9-Atualização é fundamental para que as estratégias de Marketing dêem resultado
Os cursos de atualização e de técnicas de vendas são essenciais para o marketing de um representante comercial. O bom vendedor é aquele que se mantém atualizado com o mercado, melhorando constantemente suas habilidades e oferecendo o que tem de melhor para os seus clientes.
10-E finalmente…Nunca deixar de atender um cliente
Ser rápido no atendimento, nas respostas e na resolução dos problemas dos clientes é essencial para que qualquer estratégia de marketing traçada pelo representante comercial seja um sucesso. Quando o cliente o procura, é porque tem alguma necessidade e, para manter a fidelização do cliente, o representante deve mostrar que se importa com ele.
Não adianta ao representante comercial ter uma estratégia de marketing perfeita se na HORA H, a hora de fidelizar e manter um relacionamento de longo prazo com a razão da existência de sua profissão, isto é, O CLIENTE, ele falhar.
Uma estratégia de marketing para um representante comercial, é um fator decisivo que pode definir seu sucesso ou seu fracasso na profissão!
Pense nisso e invista numa estratégia de marketing urgente!
Até a próxima!
Bônus: Baixe o nosso E-book – Como abrir e fazer uma boa gestão na sua empresa de representação comercial