Fale Conosco
  • phone
    (31) 2551-6501 \ (31) 2551-6502
  • location_on

    Rua Alabandina, 807 - Caiçaras, Belo Horizonte - MG CEP: 30775-330

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

3 estratégias para aumentar a carteira do representante comercial

Aumentar A Carteira Do Representante Comercial - ACCE - 3 estratégias para aumentar a carteira do representante comercial

Aumentar a carteira do representante comercial pode ser um desafio. Afinal, ele é, em muitos casos, o principal canal de vendas da indústria, mas já trabalha em seu limite máximo de rendimento, conseguindo dedicar-se apenas à sua carteira de clientes já formada. Entre um dos fatores para essa sobrecarga é a constante disputa pelos clientes com o mesmo perfil, como já mostramos em um post anterior. É por isso que vou falar nesse post sobre estratégias para aumentar a carteira do representante comercial.

Utilizar softwares para otimizar processos

O representante comercial é o responsável por encontrar novos compradores, apresentar os produtos disponíveis e  finalizar a compra. No entanto, essa atividade de prospectar novos possíveis compradores pode ser comprometida pelo retrabalho e pelos processos utilizados hoje, como consulta de estoques de dezenas de pedidos nos sistemas das indústrias, renegociação de quantidades e prazos, e transposição de pedidos finalizados para planilhas.

Aproveitar o e-commerce B2B da indústria

Se você ainda não conhece, o e-commerce B2B é uma sistema de vendas online que facilita a venda business-to-business, ou seja, de indústrias e distribuidoras para outras empresas. Muitos representantes comerciais acreditam que esse canal de vendas é uma competição para eles, mas isso não é verdade. Muitas empresas que utilizam o sistema já se preocupam em não ofender o representante, que é um profissional valioso para eles, que o inserem no processo. Como?

É possível emitir códigos de vendas individuais, por exemplo, que o representante comercial pode distribuir para sua carteira já existente comprar pelo site. Essas compras ainda serão comissionada ao representante, mas o cliente pode realizar a compra quando desejar, pelo site, e o representante comercial pode aproveitar esse tempo para aumentar a carteira.

Outra possibilidade é o próprio representante comercial fazer as vendas pelo e-commerce B2B. Você poderá fazer a consulta de estoque no momento da montagem do pedido, e já fechar a compra pelo sistema, economizando tempo.

Enfim, é possível utilizar o e-commerce B2B de várias formas, mas que trarão várias vantagens para o representante.

Focar em regiões e clientes menos disputados pode ajudar a aumentar a carteira

Como já falei, um dos maiores problemas do representante comercial é a constante disputa pelo mesmo perfil de cliente: aquele que compra em grandes quantidades e frequência. Mas esse é o mesmo perfil procurado por muitos dos representantes. A economia de tempo proveniente do uso de novas tecnologias pode ser direcionada para a expansão da sua área de atuação e contato com novos tipos de clientes: as pequenas e médias empresas.

Esse perfil é muito menos aproveitado pelo representante, por comprar em menor quantidade. Porém, se você se aliar a um e-commerce B2B, poderá acompanhar a compra de vários desses menores compradores, atingindo um montante equivalente ao de uma grande indústria. Avalie essa possibilidade, pois pode ser uma boa forma de aumentar a carteira.

Aí estão 3 estratégias para aumentar a carteira do representante comercial. O que acha, alguma delas é uma possibilidade para você? Deixe sua opinião e eventuais perguntas nos comentários!

Fonte: Flexy

Avalie este Post!

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of