Acce Contabilidade

MEI declara imposto de renda 2017?

Imposto de Renda para MEI

Uma dúvida muito comum é se o MEI declara imposto de renda? Dúvida totalmente válida e importante, tendo em vista a manutenção da regularidade do negócio depender da apresentação das declarações e relatórios devidos ao fisco. Vamos ao esclarecimento dessa e outras dúvidas, bem como prazo para declaração do Imposto de Renda em 2017.

Em linhas gerais, podemos afirmar que o MEI declara imposto de renda como pessoa jurídica que é, tendo até o dia 31 de maio de 2017 para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), referente ao ano de 2016, por meio do Portal do Simples Nacional.

“No entanto, de acordo com sua renda anual e seus bens pessoais, o MEI poderá, ainda, ter que enviar à Receita Federal a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa física – IRPF.“

*Confira a seguir a relação dos principais perfis de contribuintes que devem fazer a declaração do IRPF 2017.

Dessa forma, se você teve rendimentos tributáveis em 2016 maiores que o limite estabelecido na Tabela do Imposto de Renda, deverá fazer, além da declaração anual de MEI, a declaração de imposto de renda como pessoa física IRPF. Uma não exclui a outra.

Imposto de Renda para MEI

A apresentação da declaração é realizada de maneira totalmente gratuita e não necessita da instalação de qualquer programa de computador. Você deve possuir basicamente três informações para a declaração:

Para conseguir as informações acima, consulte seus relatórios mensais e notas fiscais emitidas no ano anterior.

Como o MEI declara imposto de renda?

MEI paga imposto de renda com a declaração?

Não. A declaração anual tem caráter unicamente informativo. Desde que você esteja com os rendimentos dentro do limite anual de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), não há qualquer outro imposto ou taxa a ser pago.

Prazo para declaração MEI 2016 e multa

O prazo para entrega da declaração referente ao faturamento em 2016 e até 31 de maio de 2017.

Caso não apresente a declaração anual até a data máxima, haverá a cobrança de multa. Além disso, o MEI ficará impedido de gerar a DAS, documento de pagamento mensal obrigatório pelo MEI, ficando, ainda, inadimplente com o Simples Nacional.

Para concluir, o MEI também poderá perder eventuais benefícios previdenciários e, por estar inadimplente junto à Receita Federal, não poderá conseguir a certidão negativa desse Órgão, o que o impede de conseguir financiamento bancário, por exemplo.

Selecionamos, ainda, para você, um vídeo do SEBRAE-SC mostrando como fazer a declaração anual:

Como vimos, o MEI declara imposto de renda – 2017, tanto na pessoa física quanto na jurídica, então, não perca o prazo e evite multas.

Fonte: Portal do Empreendedor

Assista ao vídeo que preparamos especialmente para você que é MEI, e fique por dentro de tudo sobre a Declaração do Imposto de Renda para MEI:

Imposto de Renda para MEI – Microempreendedor Individual!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes!