Acce Contabilidade

MEI pode programar débito automático

débito automático

Os microempreendedores individuais – MEIs – podem programar o pagamento mensal do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI) para o débito automático. Para realizar tal procedimento, o MEI deverá possuir conta aberta em um dos bancos descritos no final da matéria.

Muitos MEIs, devido à correria do dia a dia, acabam atrasando ou mesmo se esquecendo de pagar o DAS mensal. Lembrando que o pagamento deve ser realizado até o dia 20 de cada mês. Deixar de pagar as guias pode gerar consequências futuras indesejadas, em razão disso, é sempre importante manter o pagamento em dia, e o débito automático pode ajudar nisso.

Para quem ainda não é MEI, o processo de formalização é feito gratuitamente pelo site Portal do Empreendedor. As se formalizar o MEI passa a possuir CNPJ, acesso a benefícios previdenciários e bancários.

Como o MEI opta pelo débito automático

A opção pelo débito automático é realizada no Portal do Simples Nacional.

Caso o MEI opte pelo débito automático até o dia 10, o débito será realizado no dia 20 do mesmo mês. Caso a opção ocorra do dia 11 em diante o débito ocorrerá somente no dia 20 do mês seguinte.

Você poderá solicitar o débito automático quando desejar, desde que não esteja recebendo benefícios previdenciários. Se você recebeu benefícios previdenciários esse ano, deve solicitar o débito somente no ano seguinte, caso não esteja em gozo dos referidos benefícios.

O MEI que já estiver com o débito automático ativado, e passar a receber benefícios previdenciários, deve desativar o débito automático. No ano seguinte, caso não esteja mais recebendo o benefício, o MEI pode voltar a ativá-lo.

A lista de bancos no qual o débito é possível é a seguinte:

 

Você viu, neste artigo, como o MEI pode solicitar o débito automático

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Fonte: Portal MEI

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes!