Acce Contabilidade

Plano de contas para corretora de seguros: você deveria ter um!

Plano de contas para corretora de seguros, entenda porque é importante ter um!

É bem provável que você tenha ouvido falar em plano de contas para corretora de seguros, mas supondo que você seja questionado em três perguntas básicas sobre plano de contas, seu conhecimento seria suficiente para respondê-las?

Veja só:

Não se preocupe se você não souber responder cada uma dessas questões, já que o objetivo de nossa contabilidade para corretora de seguros é justamente te fornecer conhecimento suficiente para respondê-las, e de quebra, orientar você a fazer um plano de contas de acordo com as exigências legais.

Vamos lá?

O que é um plano de contas para corretora de seguros?

Em sua corretora de seguros ocorrem rotineiramente operações como:

É isso mesmo?

Então tudo bem!

Todas essas operações de sua corretora são conhecidas como “fatos contábeis”, já que delas decorrem variações patrimoniais passíveis de registros contábeis, ou seja, devem ser registradas nos livros contábeis os fatos (contábeis e administrativos) que provocam, imediatamente ou não, tais modificações no patrimônio de seu negócio.

E onde você encontra as informações para a correta execução dos lançamentos contábeis?

Se você pensou no plano de contas, parabéns! Você acertou!

É o plano de contas da corretora de seguros que ocupa papel de destaque na técnica de escrituração contábil, já que é nele que consta a relação de todos os domínios contábeis para registros das operações.

Dessa forma, o plano de contas é um conjunto de apurações contábeis apresentadas de modo estruturado e sistematizado, de forma que seja possível representar o estado patrimonial da sua corretora de seguros, bem como de suas variações em determinado período.

Agora para quê serve o plano de contas para corretora ?

Além de o plano de contas servir de direcionamento aos trabalhos contábeis de sua corretora, ele também é a estrutura sobre a qual se constrói o Balanço Patrimonial e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), duas ferramentas altamente importantes na contabilidade de sua empresa.

Ademais, devido o plano de contas ser bastante maleável – desde que esteja de acordo com as normas internacionais de contabilidade – ele é um instrumento que atende às necessidades de sua corretora em qualquer momento e situação por conter informações idôneas e fiéis às movimentações que são extremamente úteis ao gerencial.

Como já dito, ele é a base para elaboração da DRE e do Balanço Patrimonial, ou seja, não permite nenhum erro de escrituração que parta de sua estrutura; esta divide-se em quatro grupos, sendo que cada um deles possui subdivisões, por exemplo:

Ativo

Passivo

Receitas e despesas

Vale lembrar que sua corretora deve ter um plano de contas personalizado, vez que ele abrange as movimentações financeiras da pessoa jurídica e contem divisões para alocação de cada uma delas.

É necessário estar atento também à legislação para que todas as normas sejam respeitadas.

Mesmo que você encontre um modelo de plano de contas para corretora de seguros, nenhum deles vai se adaptar totalmente ao seu negócio; por isso, é preciso que ele seja adequado às características da sua corretora e sempre observando o processo organizacional de escrituração e elaboração.

Entendeu porque sua corretora deve ter um plano de contas?

Se você gostou dessas informações e esclarecimentos, e deseja de verdade melhorar o desempenho de sua corretora para ela ter mais lucratividade, entre em contato com nossa contabilidade para corretora de seguros.

Ficaremos felizes em poder te ajudar!

5 / 5 ( 1 vote )

Compartilhe nas redes!