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5 dicas para você se tornar um excelente representante comercial

Representante De Vendas - ACCE - 5 dicas para você se tornar um excelente representante comercial

Tornar-se um excelente representante de vendas diz respeito ao comportamento do profissional, bem como sua capacidade de elaborar estratégias destinadas ao aumento do volume de vendas. Ser competitivo é um dos principais desafios, mesmo para aqueles com mais tempo de atuação no mercado. Por essa razão, é preciso estar em constante aprendizado para atender às exigências dos clientes e vencer a concorrência.

Faz-se necessário um plano de ação eficiente, ter organização e ficar atento aos indicadores do seu desempenho. Além disso, é importante ter uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisões no seu cotidiano. Veja algumas dicas para melhorar os resultados das vendas mesmo em situações difíceis!

1 – Avalie a sua estratégia

Cada representante comercial possui um método específico de trabalho. Alguns preferem abordagem direta; outros já começam o dia organizando pedidos e visitas. Também faz parte da estratégia elaborar um “roteiro” de como será feita a apresentação ao cliente e quando entrar em contato, entre outros fatores. Tudo pode variar conforme as características do profissional e suas necessidades.

Entretanto, ter uma estratégia definida ou um método, como alguns gostam de chamar, não significa estar fechado a novos direcionamentos e práticas. A estratégia de vendas precisa ser constantemente avaliada e modificada, a fim de adequar as práticas às necessidades mercadológicas. Um dos motivos é que uma mesma abordagem nem sempre funciona para todos os públicos.

Quando avaliar sua estratégia, é preciso ter em mente seus objetivos primários e secundários. Trace os resultados que pretende atingir, a exemplo de duplicar o volume de vendas em quatro meses, atingir novos mercados ou fechar negócio com uma grande companhia, entre outros. O importante é ser realista e ter foco.

2 – Seja organizado

Não vale apenas para papéis e documentos relacionados ao trabalho. Ser organizado envolve também o tempo destinado às tarefas para evitar atrasos. Organizar o tempo e os processos auxilia no relacionamento com o cliente e no aumento das vendas, que ocorrem de acordo com os problemas que deixam de surgir com a organização. E, caso ocorra algum imprevisto, o representante comercial tem mais agilidade para solucioná-los.

O ideal é que o representante comercial tenha todas as informações que precisa ao alcance das mãos. Por isso, é recomendável ter um programa para auxiliar no cotidiano. Um deles é o Hiper, um software de gerenciamento financeiro destinado a lojas e que também auxilia o cotidiano dos representantes de vendas. Com ele, é possível acompanhar o desempenho das vendas, monitorar o estoque e ter controle financeiro de tudo. O melhor é que as informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo com acesso à internet.

3 – Aumente a sua equipe

Vale também para aumentar o número de empresas representadas. Se as vendas aumentarem significativamente, o representante comercial poderá aumentar o número de profissionais para auxiliá-lo, sobretudo quando encontrar dificuldades de tempo. O ideal é começar montando uma equipe de vendedores prepostos e isso pode demandar a contratação de outros profissionais, como auxiliar administrativo ou secretária, para acompanhar e organizar pedidos.

4 – Amplie o networking

Relacionar-se com profissionais de outros segmentos pode render novos negócios. Uma rede de contatos sólida e expansível ajuda a aumentar a cartela de clientes de maneira significativa. É sempre interessante estar com o cartão de visitas em mãos e atualizado, participar de eventos ligados à sua área e áreas correlatas, conversar com outros profissionais, enfim, ampliar o networking. Vale também para o networking online. Nessa perspectiva, valem as redes sociais, blogs, sites e outras ferramentas.

5 – Faça uma análise dos resultados

O indicador mais importante (e aferido) pelos representantes comerciais são as vendas fechadas. Entretanto, há outros indicadores que demonstram se os esforços estão dando certo e ajudam a determinar o caminho a seguir. Nesse momento, vale analisar as relações iniciadas e que não se concretizaram a fim de saber os motivos, fazer pesquisa de opinião e avaliar quais os produtos mais vendidos para direcionar a novos mercados. Tudo para adequar a estratégia às necessidades de consumo do seu público-alvo.

No mais, boas vendas!

Fonte: HIPER Blog

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