Fale Conosco
  • location_on

    Rua dos Timbiras, 1925 - Sala 902 - Bairro de Lourdes -Belo Horizonte/MG - CEP: 30140-061 - TCT MG Contabilidade Ltda - CRC: MG-016317/O CNPJ: 44.988.914/0001-88

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

A importância da contabilidade para a gestão financeira

Gestão Financeira - ACCE - A importância da contabilidade para a gestão financeira

O papel do gestor financeiro em uma empresa está relacionado com a responsabilidade de planejar as finanças do negócio, envolvendo captação e aplicação de recursos. É a partir do estudo e análise do mercado financeiro que são apresentadas propostas para um determinado desempenho econômico desejado.

O sucesso de uma boa gestão financeira depende da junção entre todas as informações contábeis com o comportamento do mercado financeiro na qual a empresa está inserida. Ou seja, para obter um resultado satisfatório, é necessário que estas duas áreas da empresa funcionem sincronizadas.

Quando não ocorre esse sincronismo, as empresas estão fadadas à encerrarem suas atividades. Segundo dados do IBGE, quase 50% das empresas brasileiras fecham suas portas em menos de 3 anos. Os principais motivos são falta de planejamento e má gestão financeira.

Os empresários brasileiros estão familiarizados com a gestão operacional. Sabem lidar com seu negócio… sabem “como fazer”. Porém, pecam quando o assunto é administração.

Comprar, vender, gerir pessoal, captar crédito, aplicar recursos, faturamento, fluxo de caixa, manutenção de estoques são assuntos que muitas vezes não fazem parte do cardápio do empresário.

É aí que entra a contabilidade. Vem socorrer o empresário, através da coleta, registro e análise dos fatos que afetam a situação patrimonial de sua empresa, auxiliando-o na tomada de decisões.

A contabilidade é única. Porém alguns autores costumam entender a contabilidade como externa e interna, já outros especialistas acreditam que uma é extensão da outra.

Contabilidade externa

A contabilidade externa ou contabilidade financeira é o processo de elaboração de demonstrativos financeiros, fornecendo informações importantes em forma de relatórios, para atender aos agentes que estão fora da empresa, como acionistas, credores, bancos, governo. É bastante objetiva, verificável, relevante e tempestiva.

A contabilidade financeira é regulamentada por legislação específica e princípios fundamentais da contabilidade. É influenciada por órgãos reguladores, governo federal, estadual ou municipal, e por exigências da auditoria independente.

Ainda é característica da contabilidade financeira, a apuração do custo das mercadorias, valendo-se da contabilidade de custos. É função da contabilidade de custos:

  • Fornecer dados relativos à apuração de custos para o cálculo do preço de venda do produto, mercadoria e serviços;
  • Avaliar os estoques de matéria prima e produto acabado;
  • Atender às exigências fiscais e legais.

Existem dois tipos de custos, do qual a contabilidade se baseia. São: os custos diretos ou fixos, que estão diretamente ligados à produção de um produto ou à prestação de um serviço; e os custos indiretos ou variáveis, que são os custos que não são apropriados diretamente ao produto, como depreciação de máquinas e equipamentos, seguros, entre outros.

Contabilidade interna

Também denominada contabilidade gerencial, é aquela que apresenta aos usuários internos, gestores ou sócios da empresa, informações contábeis de forma simples, clara e objetiva.

A contabilidade gerencial vai identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações úteis ao administrador, que por sua vez, utiliza os dados gerenciais para planejamento, avaliação e controle adequado da organização, buscando atingir os objetivos organizacionais.

As informações gerenciais não se prendem a nenhuma obrigação legal, porém são baseadas em princípios de comparabilidade, confiança, tempestividade.

De modo geral, a contabilidades financeira e a contabilidade gerencial “conversam” entre si, estão entrelaçadas, dependem uma da outra e se completam. Ambas são ferramentas de suma importância para a boa gestão das empresas.

Considerações finais

Partindo do princípio de que a contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das empresas, conclui-se que a contabilidade é um instrumento fundamental para a saudável vida econômica e financeira das empresas.

É a ferramenta primordial para uma gestão financeira segura, sem a qual, torna-se impossível ao gestor elaborar estratégias, planejar futuro e tomar decisões que levarão sua empresa ao sucesso almejado.0

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

3
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
marketing@acceJoão Roberto Pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Roberto Pereira
Visitante
João Roberto Pereira

Muito boa matéria. Simples, clara e objetiva. Parabéns

marketing@acce
Visitante
marketing@acce

Obrigado, João. Ficamos satisfeitos em saber que gostou deste conteúdo, continue acompanhando-nos pelo blog e nas redes sociais. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

marketing@acce
Visitante
marketing@acce

obrigada João Roberto Pereira continue nos acompanhando, postamos conteúdos toda semana.Nos acompanhe também nas redes sociais.

ATENÇÃO

Aviso Importante

Não comercializamos cursos para assegurar vagas em nossa empresa. Fazemos parte do Grupo Tactus e você pode verificar aqui as vagas disponíveis.

Não confie em promessas de emprego.