Fale Conosco
  • phone
    (31) 2551-6501 \ (31) 2551-6502
  • location_on

    Rua Alabandina, 807 - Caiçaras, Belo Horizonte - MG CEP: 30775-330

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

8 Desafios para se fazer uma boa contabilidade

8 Desafios Para Se Fazer Uma Boa Contabilidade - ACCE - 8 Desafios para se fazer uma boa contabilidade

Uma boa contabilidade é sem dúvidas um fator decisivo que impulsiona a saúde financeira de qualquer negócio. A função da contabilidade em uma empresa é dar suporte real para as tomadas de decisões, através de levantamentos de dados e relatórios gerenciais.

Geralmente quando uma empresa está em situação financeira difícil, certamente que a raiz do problema está no desajuste contábil. Isso se dá porque muitos empreendedores não enxergam a contabilidade como instrumento de apoio e orientação, mas sim como uma obrigatoriedade, sendo esse pensamento um erro no mundo dos negócios moderno.

Uma boa análise contábil significa manter a sua empresa saudável financeiramente, não ter uma organização adequada pode levar sua empresa à falência. Partindo desse princípio é importante o empreendedor ter em mente que assumir desafios para impulsionar a melhoria na gestão contábil do seu negócio, é uma necessidade para manter seu empreendimento estável no mercado.

Desafio 1: Entender que o contador é um consultor financeiro!

O primeiro desafio é enxergar o contador como um consultor financeiro.

A profissão de contador entrou em processo de evolução na última década.

As análises contábeis deixaram de ser apenas demonstrativos gerais e passaram a ser estratégias de negócios indispensáveis para a sobrevivência de muitas empresas, através das tomadas de decisões. Essa mudança foi tão assertiva que se torna cada dia mais indispensável a necessidade de trazer esses profissionais para o planejamento do seu negócio.

Desafio 2: Ter organização como lema

Manter todas as documentações organizadas e de fácil acesso quando se precisa das mesmas é primordial para análise contábil.

Melhorar a organização, manter todos os registros é importante para análise de fluxo de caixa, gastos e receitas.

Desafio 3: Ter disciplina financeira

Este é um dos grandes desafios, principalmente para os microempresários que possuem maiores dificuldades na estabilidade dos negócios. Organizar-se de acordo com o fluxo de caixa exige muita disciplina, mas é extremamente recomendável, a fim de conter possíveis imprevistos que possam vir atrapalhar o sucesso do negócio.

Desafio 4: Equilíbrio nas contas pessoais

Eis mais um grande conflito, principalmente de Microempreendedores (MEI) que necessitam de recursos para administrar sua vida pessoal e muitas vezes utilizam recursos da empresa para pagamento de contas próprias.

Este é um dos maiores problemas enfrentados, mas que devem ser contornados o mais breve possível. Nunca misture as contas pessoais com as contas da empresa. Isso atrapalha a contabilidade e a saúde financeira de qualquer negócio.  

Desafio 5: Render-se à tecnologia

Viver na era digital tem seus ônus, com isso existe cada vez mais uma necessidade de atualização tecnológica, sempre que necessário, uma vez que as automatizações ajudam e muito no desempenho contábil.

Desafio 6: Estar atento às “desnecessidades”

Tirar tudo o que é desnecessário é importante para contenção de problemas financeiros. Através de monitoramentos e classificação das despesas e receitas, uma análise a todas as áreas de sua empresa precisa ser feita para gerar economias que possam vir a ser importantes em determinados momentos críticos.

Desafio 7: Identificar possíveis desperdícios

Uma gestão comprometida precisa fazer o possível com os recursos que têm. Com isso, o desperdício, ainda que seja de tempo, gera custo desnecessário a qualquer empresa. Elimine os desperdícios através da identificação de sinais de procrastinação e processos lentos. Estes são os principais inimigos de qualquer negócio, na meta de atender mais processos e alcançar maior lucratividade.

Crie um processo de gestão e siga-o.

Desafio 8: Orçamento anual

Desenvolver um orçamento anual para controle das finanças é importante e desafiador para muitos empresários. Com o orçamento anual a empresa passa a obedecer determinados critérios como:

 

  • Projeção do balanço anual,
  • Metas financeiras
  • Além de planos e objetivos empresariais

 

Nem todos os desafios são facilmente alcançados e necessitam de dedicação por parte dos empresários e empreendedores. A não ser que você queira ver seu negócio ir aos poucos por água abaixo, é importante refletir sobre o assunto.

Uma dica valiosa para obtenção desses resultados é aliar essas ações empreendedoras às responsabilidades do profissional de contabilidade. Assim os resultados são facilmente monitorados e assertivos.

Até a próxima!

 

Avalie este Post!

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of