Procurando informações sobre crédito para MEI – microempreendedor individual? Então, uma das vantagens de formalizar seu negócio como MEI é a possibilidade de ter acesso a serviços bancários.
Apresentamos aqui as linhas de crédito para MEI oferecidas pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES, juntamente com a lista da documentação necessária para solicitar o crédito.
Lembramos que a tarefa de obtenção de crédito nem sempre é simples. Muitos pensam que basta possuir a formalização como MEI ir ao banco e conseguir o empréstimo facilmente. Contudo, pode não ser tão simples assim. O banco analisará a condição financeira do seu negócio a fim de verificar se é interessante lhe fornecer crédito ou não. O empréstimo só será concedido se o banco entender que você terá condições de pagar o mesmo no futuro.
Empréstimo é um compromisso, não o assuma de maneira inconsequente. Tenha consciência de que, ao obter um empréstimo, você está adquirindo uma obrigação junto a um banco e que, evidentemente, terá que pagá-la.
Dessa forma, analise se o crédito obtido realmente ajudará seu negócio a crescer. Você deve pensar da seguinte maneira: Conseguirei X reais em empréstimo. Em quantos reais esse empréstimo aumentará a rentabilidade do meu negócio?
Reúna toda sua documentação pessoal e do seu negócio antes de ir ao banco. Caso você tenha as planilhas de fluxo de caixa imprima-as a fim de comprovar quanto de dinheiro você movimenta.
Se você não conseguir comprovar que seu negócio é realmente rentável, dificilmente o banco lhe concederá o crédito para MEI. Além disso, você deve conseguir demostrar claramente como esse dinheiro será investido e como seu negócio crescerá com ele.
Não vá ao banco esperando que, simplesmente por ser MEI, conseguirá empréstimo fácil. Banco visam o lucro e só terão interesse em lhe emprestar se perceberem que estão fazendo um bom negócio, ou seja, que você terá condições de pagá-los.
Índice
- 1 Crédito para MEI – microempreendedor individual : Caixa Econômica Federal
- 2 Crédito para MEI -microempreendedor individual : Banco do Brasil
- 3 Microcrédito – Crédito para MEI no BNDES
- 4 Conclusão sobre crédito para MEI
- 5 Esperamos, com esse artigo, ter esclarecido alguns pontos sobre o crédito para MEI – Microempreendedor Individual.
- 6 Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !
Crédito para MEI – microempreendedor individual : Caixa Econômica Federal
Para contratação do crédito para MEI, são necessários os documentos abaixo:
- Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
- Documentos pessoais do MEI (RG e CPF).
- Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.
- Para disponibilização do empréstimo, além dos documentos entregues na abertura de conta, é solicitado o preenchimento da “Ficha de Cadastro Microempreendedor Individual“, sendo que o modelo é disponibilizado pela própria CAIXA.
Crédito para MEI -microempreendedor individual : Banco do Brasil
No BB, a documentação para crédito é a seguinte:
- Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
- Documentos pessoais do MEI (RG e CPF).
- Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.
- CNPJ.
Microcrédito – Crédito para MEI no BNDES
Microcrédito é uma linha especial de crédito para o microempreendedor individual – MEI que envolve menores valores e menor burocracia.
Esse tipo de empréstimo pode ser conseguido com agentes operadores de crédito. No site do BNDES você tem acesso à: Lista de agentes operadores de recursos ao microempreendedor.
Programa para Micro, Pequena e Média Empresa e Pessoa Física: Esse é um programa do BNDES, acesse aqui.
Conclusão sobre crédito para MEI
Em várias situações a obtenção de crédito é adequada e necessária para crescimento e melhoria do seu negócio. Verifique se esse é o seu caso.
Faça um pequeno projeto do que exatamente você pretende ampliar e o dinheiro necessário para tal ampliação. Veja quanto, provavelmente, seu ganho aumentará depois da ampliação. Esse ganho deve ser suficiente para pagar o empréstimo que você porventura obtenha.
Nunca é de mais lembrar que você deve ter uma separação clara do que é dinheiro seu (pessoa física) do que é dinheiro do seu negócio (MEI). Se você obtiver um empréstimo para seu negócio, use o dinheiro com o seu negócio e não com você.
Realize o planejamento financeiro do seu negócio utilizando uma planilha fluxo de caixa. Veja se conseguirá pagar o empréstimo.
Esperamos, com esse artigo, ter esclarecido alguns pontos sobre o crédito para MEI – Microempreendedor Individual.
Fonte: Portal MEI