Fale Conosco
  • phone
    (31) 2551-6501 \ (31) 2551-6502
  • location_on

    Rua Desembargador Continentino, 412 Caiçaras -Belo Horizonte - MG CEP: 30770-180

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

A importância da contabilidade para a gestão financeira

Gestão Financeira - ACCE - A importância da contabilidade para a gestão financeira

O papel do gestor financeiro em uma empresa está relacionado com a responsabilidade de planejar as finanças do negócio, envolvendo captação e aplicação de recursos. É a partir do estudo e análise do mercado financeiro que são apresentadas propostas para um determinado desempenho econômico desejado.

O sucesso de uma boa gestão financeira depende da junção entre todas as informações contábeis com o comportamento do mercado financeiro na qual a empresa está inserida. Ou seja, para obter um resultado satisfatório, é necessário que estas duas áreas da empresa funcionem sincronizadas.

Quando não ocorre esse sincronismo, as empresas estão fadadas à encerrarem suas atividades. Segundo dados do IBGE, quase 50% das empresas brasileiras fecham suas portas em menos de 3 anos. Os principais motivos são falta de planejamento e má gestão financeira.

Os empresários brasileiros estão familiarizados com a gestão operacional. Sabem lidar com seu negócio… sabem “como fazer”. Porém, pecam quando o assunto é administração.

Comprar, vender, gerir pessoal, captar crédito, aplicar recursos, faturamento, fluxo de caixa, manutenção de estoques são assuntos que muitas vezes não fazem parte do cardápio do empresário.

É aí que entra a contabilidade. Vem socorrer o empresário, através da coleta, registro e análise dos fatos que afetam a situação patrimonial de sua empresa, auxiliando-o na tomada de decisões.

A contabilidade é única. Porém alguns autores costumam entender a contabilidade como externa e interna, já outros especialistas acreditam que uma é extensão da outra.

Contabilidade externa

A contabilidade externa ou contabilidade financeira é o processo de elaboração de demonstrativos financeiros, fornecendo informações importantes em forma de relatórios, para atender aos agentes que estão fora da empresa, como acionistas, credores, bancos, governo. É bastante objetiva, verificável, relevante e tempestiva.

A contabilidade financeira é regulamentada por legislação específica e princípios fundamentais da contabilidade. É influenciada por órgãos reguladores, governo federal, estadual ou municipal, e por exigências da auditoria independente.

Ainda é característica da contabilidade financeira, a apuração do custo das mercadorias, valendo-se da contabilidade de custos. É função da contabilidade de custos:

  • Fornecer dados relativos à apuração de custos para o cálculo do preço de venda do produto, mercadoria e serviços;
  • Avaliar os estoques de matéria prima e produto acabado;
  • Atender às exigências fiscais e legais.

Existem dois tipos de custos, do qual a contabilidade se baseia. São: os custos diretos ou fixos, que estão diretamente ligados à produção de um produto ou à prestação de um serviço; e os custos indiretos ou variáveis, que são os custos que não são apropriados diretamente ao produto, como depreciação de máquinas e equipamentos, seguros, entre outros.

Contabilidade interna

Também denominada contabilidade gerencial, é aquela que apresenta aos usuários internos, gestores ou sócios da empresa, informações contábeis de forma simples, clara e objetiva.

A contabilidade gerencial vai identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações úteis ao administrador, que por sua vez, utiliza os dados gerenciais para planejamento, avaliação e controle adequado da organização, buscando atingir os objetivos organizacionais.

As informações gerenciais não se prendem a nenhuma obrigação legal, porém são baseadas em princípios de comparabilidade, confiança, tempestividade.

De modo geral, a contabilidades financeira e a contabilidade gerencial “conversam” entre si, estão entrelaçadas, dependem uma da outra e se completam. Ambas são ferramentas de suma importância para a boa gestão das empresas.

Considerações finais

Partindo do princípio de que a contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das empresas, conclui-se que a contabilidade é um instrumento fundamental para a saudável vida econômica e financeira das empresas.

É a ferramenta primordial para uma gestão financeira segura, sem a qual, torna-se impossível ao gestor elaborar estratégias, planejar futuro e tomar decisões que levarão sua empresa ao sucesso almejado.0

A importância da contabilidade para a gestão financeira
Avalie este Post!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of