Como usar o planejamento empresarial para levar sua equipe para o auge da produtividade – e além!
Quando se compra um relógio, avaliamos muitas coisas: olhamos a aparência, se aquele estilo nos agrada, a cor ou as cores que estão disponíveis, o material, como ele fica ao ser colocado no pulso, etc. Tentamos fazer uma observação de todos os aspectos do objeto para, finalmente, realizar o ato da compra.
Depois de tê-lo comprado, você observa que não muito tempo após a aquisição, ele para de funcionar sem nenhum tipo de modificação pelo meio externo. É de deixar qualquer um furioso, não?
Mesmo tendo observado vários aspectos do relógio, um fator primordial não foi analisado: as engrenagens estavam funcionando em perfeita harmonia?
É uma pergunta que não pode ser respondida de imediato na hora que se avalia qual das opções você levará, mas com o tempo. Mesmo o relógio de marca mais caro pode vir a falhar se as peças não estiverem trabalhando em grupo para o bem do todo.
O mesmo acontece com o seu time. Se todos estiverem em harmonia e trabalhando em equipe, as pequenas partes movem o todo, e tudo flui para melhores resultados. Pensando nisso, mostraremos algo que você, provavelmente, já tem na sua cabeça, mas verá que, ao colocar no papel, atingirá um outro nível para sua gestão.
O que é Planejamento Empresarial?
O planejamento empresarial é o processo de estabelecer os futuros objetivos e metas que sua empresa quer atingir e quais as estratégias que serão utilizadas para concretizar tais propósitos a longo prazo.
É um processo dinâmico, já que além de cada empresa ter o seu objetivo, os meios para alcançá-los variam, sendo necessária uma avaliação contínua dos setores que seu negócio possui, visando uma melhoria na gestão atual para levar a esse futuro almejado.
Em outras palavras, o planejamento empresarial é colocar no papel aonde quer chegar, como fará isso e detectar o que deve ser modificado para essa realização acontecer.
Mas como eu posso utilizá-lo na prestação de serviços?
O planejamento empresarial é praticável de um modo bem simples: basta imaginar que você está fazendo um plano, então primeiramente, deve-se estabelecer as metas e objetivos do seu negócio.
É primordial separar as atividades prestadas por setor, assim, tem-se uma noção do que cada uma das seções é responsável e, também, o que é oferecido, podendo, deste modo, ter uma visão plena do que deve ser feito por cada uma das partes e suas oportunidades de melhoria.
Depois disso, é o momento de definir estratégias para que essas melhorias sejam possíveis. É a hora de olhar por um lado mais criativo, então, encontrar respostas que otimizarão cada um dos elementos que compõem o plano sejam lapidados até tornarem-se os diamantes almejados nas metas previamente estabelecidas.
O uso do planejamento empresarial é capaz de organizar todos os aspectos do negócio, englobando o futuro cobiçado pela empresa até a definição das aplicações de melhoria das partes necessárias para alcançar esse futuro.
Mesmo parecendo algo modesto e irrelevante, lembre-se que o melhor dos relógios teve em sua composição uma atenção especial às pequenas peças interiores para que o todo funcionasse, e da mesma forma que as engrenagens para o relógio, as pequenas ações que farão os objetivos que estão na sua cabeça finalmente tornarem realidade.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os amigos e deixe seu comentário! E se restou alguma dúvida entre em contato conosco!