Fale Conosco
  • phone
    (31) 2551-6501 \ (31) 2551-6502
  • location_on

    Rua Alabandina, 807 - Caiçaras, Belo Horizonte - MG CEP: 30775-330

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

Planejamento tributário: entenda como fazer o da sua empresa de transportes

Planejamento Tributario Como Fazer O Da Minha Empresa De Transportes - Acce Contabilidade - Planejamento tributário: entenda como fazer o da sua empresa de transportes

O setor contábil, responsável pelo pagamento de tributos, é um dos mais importantes em uma empresa, seja ela de transportes, pequena ou uma multinacional.

Nesse contexto, o planejamento tributário é essencial para a gestão empresarial.

Mas você sabe como fazer um planejamento tributário? 

Um planejamento tributário eficiente não é tarefa simples, e depende de várias análises precisas e constantes, realizadas por profissionais qualificados, de acordo com o regime tributário do seu empreendimento.

Neste artigo, você vai ver o que é planejamento tributário para sua empresa de transportes e como efetuá-lo de forma eficiente em sua empresa. Confira!

O que é planejamento tributário?

No Brasil, a carga tributária sobre as empresas é muito alta – o regime tributário Simples Nacional alivia um pouco esses encargos mas, ainda assim, excetuando-se o Microempreendedor Individual (MEI) que possui algumas limitações, os impostos são onerosos e o sistema tributário, burocrático. Por isso a necessidade de um planejamento tributário é grande.

No planejamento tributário, você pode escolher legalmente opções que impactem diretamente no pagamento de tributos – os montantes recolhidos pelo governo. Citamos a Elisão Fiscal, que é a diminuição de custos com tributação nas empresas, por meio de atos lícitos e em conformidade com a legislação. 

Evasão Fiscal

Ao mesmo tempo, há a Evasão Fiscal, que permite a diminuição do pagamento de impostos por atos ilícitos. Um conselho: fuja dessa possibilidade! Ela pode ser atrativa, e é praticada por muitos empresários.

Na realidade, o crime não compensa! A Receita Federal (RFB) tem aprimorado cada vez mais formas de identificação e punição de atos ilícitos. Se sua empresa for pega, prepare-se, porque as punições são pesadas e podem até impedir o funcionamento do se empreendimento. 

Com um bom planejamento tributário, você não precisa de Evasão Fiscal.

Veja, agora, dicas sobre como fazer um bom planejamento tributário. 

Confira Nossas Especialidades 1 - Acce Contabilidade

Dicas para fazer um bom planejamento tributário

Vamos por partes. Antes de fazer o planejamento tributário da sua empresa, avalie alguns dados junto a um contador, como:

  • regime tributário da empresa;
  • faturamento;
  • previsão de despesas operacionais e de faturamento;
  • dados do estoque;
  • fluxo de gastos;
  • margens de lucro;
  • folha de pagamento;
  • sócios;
  • contexto econômico da empresa;
  • negócios.

Agora, vejamos como fazer um planejamento tributário eficiente na prática. Siga os passos a seguir.

Saiba os objetivos e operações da sua empresa

Quais são as atividades e serviços da sua empresa? Ciclos financeiro e operacional? Estrutura de capital? E o mais importante, processos de gestão e processos operacionais.

Conheça a legislação tributária

Não basta ter um setor contábil na empresa ou uma assessoria contábil, você precisa entender do assunto, ao menos o essencial, e assim ajudar no planejamento tributário, que impacta no funcionamento e nos lucros da empresa.

Verifique a apuração do regime tributário

Há algum regime tributário em que seu empreendimento pode ser enquadrado e que vai diminuir os impostos? Você tem as opções básicas do Simples Nacional, Lucro Real e  Lucro Presumido.

PIS e COFINS

A partir da apuração do regime tributário, você vai ter ideia de como os impostos são pagos. É claro que isso tem tudo a ver com a gestão da sua empresa.

Nesta etapa, você indica os regimes cumulativo e não cumulativo de PIS e COFINS. Lucro Presumido apura esses tributos através do regime cumulativo, Lucro Real, através do não cumulativo. 

 

Defina o planejamento a curto e médio prazos

Em um negócio, não basta pensar no presente, mas ter uma visão do futuro fundamentada em seus objetivos. 

Faça planos a curto e médio prazos, delimitando metas baseadas em períodos de tempo. Projete o faturamento bruto e o fluxo de caixa.

E o mais importante para fazer seu planejamento tributário: idealize cenários e realize simulações tributárias de todos os regimes tributários em que sua empresa se encaixa. Você vai ter que utilizar todas as informações que tem. 

Essas projeções podem ser renovadas anualmente ou sempre que preciso. Mas atenção: o regime tributário só pode ser mudado a cada 12 meses.

Uma dica é ter um gerenciador de notas fiscais, que calcula impostos e faz emissão de notas fiscais automaticamente, além de outras funcionalidades.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre planejamento tributário e que ele seja útil para sua empresa de transportes. Se gostou, compartilhe!

Precisando de ajuda com seu planejamento tributário? Entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes!

Summary
Planejamento tributário: Como fazer o da minha empresa de transportes?
Article Name
Planejamento tributário: Como fazer o da minha empresa de transportes?
Description
O setor contábil, responsável pelo pagamento de tributos, é um dos mais importantes em uma empresa, seja ela de transportes, pequena ou uma multinacional. Nesse contexto, o planejamento tributário é essencial para a gestão empresarial.
Author
Publisher Name
ACCE
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of