Seja um Cliente
Atividades Logísticas Em Transportadoras

Gestão de Atividades Logísticas em Transportadoras

 Entenda como realizar uma gestão de atividades logísticas eficiente na sua transportadora

A gestão de atividades logísticas é um grande desafio para as empresas. Numa transportadora, trabalhar com a gestão estratégica de logística é o ponto chave para manter a eficiência da empresa.

Na gestão de atividades logísticas é preciso considerar não apenas a satisfação dos clientes, mas também a máxima redução de custos, criando um sistema eficiente, analisando todas as informações, informatizando o processo ao máximo e oferecendo o melhor serviço para o cliente em contrapartida com os ganhos conseguidos pela empresa nesse extenso trabalho de organização.

A gestão de atividades logísticas da transportadora deve ser vista como de fundamental importância para seu desenvolvimento econômico, ou seja, é preciso implantar métodos operacionais que deem o completo apoio para a coleta, o armazenamento, a distribuição e a entrega, otimizando ao máximo o processo e trazendo, como consequência, maior poder de competitividade, minimização de custos e satisfação dos clientes.

São diversos os processos que incidem sobre a cadeia de distribuição, exigindo que a gestão de atividades logísticas em transportadoras tenha um rígido controle ponto a ponto, evitando a ocorrência de desvios ou atrasos, além de outros tipos de problemas comuns ao transporte de cargas. Sempre que a logística é gerenciada de forma eficaz, a transportadora consegue melhores resultados, ganhando em competitividade.

Sem os necessários processos de controle, a gestão de atividades logísticas acaba sendo prejudicada. É necessário fazer o acompanhamento de todas as operações, identificar todos os problemas e buscar rapidamente soluções, melhorando de forma contínua o processo.

Veja como você pode otimizar a gestão de atividades logísticas em sua transportadora:

       1-Gestão de atividades logísticas nos custos

Numa transportadora, os custos devem ser eficientemente controlados, mantendo a atualização das tabelas de valores, dos gastos com combustíveis e manutenção e de outros custos decorrentes do transportes.

A gestão de atividades logísticas nos custos deve manter os cálculos efetivos de fretes já contratados, prevendo alterações em decorrência de mudanças nos preços de combustíveis e insumos e fazendo a previsão para investimentos futuros.

O controle das operações de transporte pode ser feito através de novas tecnologias, informatizando todos os dados e mantendo o controle em tempo real, oferecendo mais solidez e confiança aos serviços prestados e facilitando o processo de tomada de decisões.

       2-Gestão de atividades logísticas nas demandas

A transportadora não pode fazer entregas com atraso. Por isso, a gestão de atividades logísticas deve considerar o planejamento prévio dentro de sua capacidade de operação, mantendo um histórico das demandas. Com a análise de demandas em períodos anteriores, é possível estabelecer padrões de funcionamento para períodos de sazonalidade, permitindo entregar todas as encomendas dentro do prazo.

       3-Gestão de atividades logísticas nos processos

A automatização de processos é uma grande aliada para as transportadoras. Quando mais for possível eliminar a necessidade de controle manual de cada etapa do processo, mais tempo se libera para outras atividades, reduzindo também a possibilidade de erros de operação.

A rotina de carga e descarga pode ser controlada através de código de barras, lançando automaticamente no sistema todas as mercadorias transportadas. Além disso, a aplicação de tecnologias móveis facilita o trabalho de motoristas e ajudantes, permitindo atualizar o andamento do transporte em tempo real.

       4-Gestão de atividades logísticas com planejamento

Para a melhor gestão de atividades logísticas, o ideal é planejar cada entrega antecipadamente. Condições como distribuição, destino de cargas, modal mais adequado, necessidade de terceirização e outros aspectos precisam ser considerados.

A transportadora que conta com um processo automatizado pode se dar ao luxo de fazer um bom planejamento, prevendo todas as necessidades e às atendendo em tempo hábil.

       5-Gestão de atividades logísticas com entregas personalizadas

A informatização permite manter uma melhor gestão de atividades logísticas, possibilitando conhecer o histórico de pedidos de clientes e prevendo a frequência futura de suas demandas.

Com essas estimativas, a transportadora terá como prever momentos em que é preciso contratar mais recursos para cumprir com suas obrigações, ao mesmo tempo em que poderá criar condições para facilitar o despacho de todas as encomendas.

       6-Gestão de atividades logísticas com centralização de informações

Os sistemas ERP podem atender perfeitamente a gestão de atividades logísticas, já que permitem manter o controle centralizado dos processos, dando condições aos usuários e gestores para fazer os ajustes necessários com maior rapidez, contribuindo para reduzir os problemas de distribuição e atualizando automaticamente as informações para outros usuários.

Se você está com problemas na gestão de atividades logísticas em sua transportadora, procure uma assessoria contábil especializada em empresas de transportes. Certamente você terá a melhor solução para colocar sua transportadora entre as mais eficientes do mercado.

A Acce é uma Empresa de Contabilidade em Belo Horizonte – MG. Somos especializados em contabilidade para transportadoras.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o crescimento sustentável de sua empresa de transportes.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *