Fale Conosco
  • location_on

    Rua dos Timbiras, 1925 - Sala 902 - Bairro de Lourdes -Belo Horizonte/MG - CEP: 30140-061 - TCT MG Contabilidade Ltda - CRC: MG-016317/O CNPJ: 44.988.914/0001-88

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

Saiba por que a contabilidade é fundamental para o seu escritório de advocacia!

Contabilidade é Fundamental Para O Seu Escritório De Advocacia - ACCE - Saiba por que a contabilidade é fundamental para o seu escritório de advocacia!

Quando falamos de um escritório de advocacia, consideramos diversos fatores como essenciais para o seu funcionamento e desenvolvimento. Entretanto, existem outros pontos igualmente importantes, como a contabilidade!

Você, como um advogado iniciante, sabe que o processo de abertura de um escritório de advocacia não é dos mais fáceis. Assim como abrir uma empresa convencional, dar início a um escritório envolve bastante burocracia e processos demorados que, quando não possuem a participação efetiva de um contador, podem ser prejudiciais para o negócio.

A contabilidade é, muitas vezes, considerada como algo trivial e que lida “apenas” com as contas da empresa. Afinal, por que contratar uma pessoa para cuidar das finanças, se você mesmo pode fazer isso?

Existem várias razões pelas quais é necessário contratar um contador, independentemente do tipo de negócio.

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

No caso de um escritório de advocacia, a contabilidade se faz fundamental para algumas funções comuns entre qualquer negócio, como o planejamento financeiro e tributário, por exemplo.

Entretanto, existem peculiaridades. Um escritório de advocacia deve responder a diversas normas e possuir alguns documentos bastante específicos para que o advogado possa operar. Quando o negócio é nascente, não é incomum que surjam dúvidas, atrasos e desperdício de dinheiro.

E, o fato de ser algo comum não deve ser considerado “normal”, já que esses desafios podem comprometer o equilíbrio do escritório de advocacia.

A importância de um contador para o escritório de advocacia ainda vai além: o advogado, principalmente aquele que está começando, não terá tempo suficiente para lidar com tantas questões diferentes, não relacionadas com a sua atuação jurídica. Em alguns casos, o profissional pode acabar se sentindo sobrecarregado, por aceitar todo e qualquer caso que aparecer.

A presença do contador funciona como um alívio na carga de trabalho do advogado. Ao cuidar das tarefas contábeis do escritório, o profissional contábil abre espaço para que o advogado possa trabalhar sem maiores preocupações com as contas da empresa, o que resulta em um ganho de tempo e de desempenho para outras tarefas que demandam atenção.

Em outras palavras, o segredo é delegar as tarefas. Em um escritório de advocacia, somente o advogado pode lidar com os casos dos clientes e desenvolver estratégias realmente efetivas para obter a vitória nos tribunais. Entretanto, as contas da empresa podem ficar sob a supervisão de terceiros, quando estes são profissionais contábeis qualificados e com amplo conhecimento no seu ramo de atuação.

A palavra de ordem é economia. Por mais que, à primeira vista, pareça custoso contratar os serviços de um contador, essa atitude poupará o advogado de dores de cabeça, desperdício de dinheiro e outros desafios que poderão surgir e acarretar problemas graves, caso não sejam solucionados de forma definitiva.

AMPLIANDO

O contador também se torna uma peça fundamental em momentos decisivos, já que pode fornecer dados bastante específicos e detalhados sobre o negócio. Assim, a tomada de decisões acontece com menores riscos e de forma estratégica.

Conforme o negócio vai se desenvolvendo e vão surgindo planos para a contratação de novos funcionários, a formação de uma sociedade, ou mesmo a criação de um escritório online, surgem cada vez mais obrigações contábeis. Por isso, é preciso que o profissional esteja a par de todas elas.

Se você deseja abrir um escritório de advocacia, ou mesmo se já tem um, certifique-se de contratar uma contabilidade de qualidade!

PLANEJANDO O FUTURO

Entender a fundo as obrigações tributárias de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa complicada. Principalmente se o advogado empreendedor não possui total certeza de que regime tributário adotar ou não conhece alguns recursos que podem auxiliar na redução da carga tributária.

Saber como realizar o processo de elisão fiscal, compreender como funciona a recuperação de créditos tributários e garantir que o negócio está enquadrado no melhor regime tributário, de acordo com a sua realidade, são algumas das necessidades de um advogado para ter um escritório de advocacia de sucesso!

Você é um advogado autônomo ou deseja ser um? Que tal saber mais sobre a tributação para advogados autônomos?

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Em caso de dúvidas, não deixe de contatar a ACCE. Nós poderemos te ajudar com todas as necessidades do seu escritório de advocacia e fornecer as informações que você precisa para o sucesso!

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATENÇÃO

Aviso Importante

Não comercializamos cursos para assegurar vagas em nossa empresa. Fazemos parte do Grupo Tactus e você pode verificar aqui as vagas disponíveis.

Não confie em promessas de emprego.