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Técnicas de vendas que todo representante comercial precisa saber

Representante Comercial - ACCE - Técnicas de vendas que todo representante comercial precisa saber

O cliente sempre terá diversas opções de marcas para comprar o produto do qual deseja ou tem necessidade, o trabalho do representante comercial é fazer com que seu produto se sobressaia entre as outras marcas.

Mas como fazer isso? Aprenda algumas técnicas de vendas que todo representante comercial precisa saber:

Público-alvo e prospecção

Geralmente, quando se cria um produto ou um serviço, a sua finalidade já vem pré-definida para um público específico. Quem trabalha com vendas externas deve saber qual é o público-alvo do seu produto. Sabendo isso, fica mais fácil de chegar ao cliente potencial.

  • Para definir o público-alvo, o vendedor pode levar em consideração a situação financeira, exigências, ramo de atuação e perfil socioeconômico do cliente.

 Pré-Abordagem

Como o nome já diz, a abordagem é a parte em que o vendedor chega no cliente para vender o seu produto. Porém, antes de abordar, é preciso fazer uma pré-abordagem, nesta fase, o representante deve…

  •  Estudar a empresa/cliente, obter informações básicas sobre ela e saber de suas necessidades.
  • Saber quem é a pessoa certa para abordar na empresa.
  • Descobrir qual é o melhor horário para fazer a abordagem.

 Abordando

Veja algumas dicas para deixar uma boa impressão no primeiro contato:

  •  Seja sempre cortês e educado;
  • Desligue o celular antes de entrar para conversar com o cliente.
  • Tenha um aperto de mão firme;
  • Olhe nos olhos do comprador;
  • Não se distraia quanto ele estiver falando;
  • Não o interrompa;
  • Tente fazer com que a conversa flua de forma agradável.

Vendendo o peixe

Depois de selecionar o cliente potencial, de estudá-lo e de abordá-lo, então chega a hora de vender o peixe, ou melhor dizendo, de fazer a demonstração do produto. Para fazer uma boa demonstração, você precisa primeiro saber quais são as necessidades do seu cliente (lembra da pré-abordagem?). Sabendo de antemão do que a empresa/cliente necessita, você pode fazer uma apresentação planejada, na medida certa, para que o produto seja exposto de acordo com as expectativas do comprador.

Fechando negócio

Ser afobado e insistir para o comprador assinar o pedido é um erro fatal, também é um grande erro esperar para que o comprador tenha a iniciativa de fechar o negócio.

Então, como fazer?

  •  Passe a limpo os pontos importantes de seu produto;
  • Pergunte ao cliente de maneira clara se ele tem preferência por produto A ou B;
  • Ofereça um desconto, quando necessário, para que ele assine o pedido no ato;
  • Tenha sempre confiança ao pedir o fechamento do pedido.

Na verdade existem muitas técnicas que podem ser utilizadas no fechamento de venda. Fique atento!

Pós-venda

Depois de tantas etapas para fechar o negócio, você não vai querer perder o seu cliente para a concorrência, vai?

  •  Marque uma visita para assegurar que o produto esteja dando os resultados esperados;
  • Esteja sempre em contato com o comprador, seja por telefone, e-mail ou visitas.

Manter o contato com o cliente aumenta a sua credibilidade e faz com que você seja a opção número 1 em outras oportunidades.

Não basta apenas possuir técnicas para ser um bom representante comercial, ética, persistência e comprometimento com a satisfação do cliente também são virtudes essenciais para o profissional de vendas.

Se você gostou do artigo e deseja aprender mais técnicas, deixe os seus comentários abaixo e continue acompanhando o nosso blog.

Fonte: Meus Pedidos

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