Fale Conosco
  • phone
    (31) 2551-6501 \ (31) 2551-6502
  • location_on

    Rua Desembargador Continentino, 412 Caiçaras -Belo Horizonte - MG CEP: 30770-180

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

Sou representante comercial e não consigo vender! Tudo o que você precisa saber para aumentar suas vendas em apenas 05 passos!

Sou Representante Comercial E Nao Consigo Vender Tudo O Que Voce Precisa Saber Para Melhorar Suas Vendas Em Apenas 05 Passos Post - Acce Contabilidade - Sou representante comercial e não consigo vender! Tudo o que você precisa saber para aumentar suas vendas em apenas 05 passos!

Deseja acabar com essa maré de azar e começar a vender muito mais? Bom, a sorte só vem para quem se dedica, e na postagem de hoje vamos te mostrar como aumentar suas vendas em 5 passos!

O mercado das vendas é um ambiente muito recompensador, onde o seu desempenho é o principal fator capaz de determinar qual será a proporção das suas recompensas.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas que irão aumentar as suas vendas como representante comercial iniciante  – mas, que são capazes de auxiliar até os vendedores mais experientes e bem sucedidos – para que você possa tirar o máximo de proveito do seu potencial.

Contudo, não pense que a jornada é fácil! Justamente por esse ser um mercado onde “o céu é o limite”, existe uma alta concorrência que compete pelos mesmos resultados que você almeja conquistar todos os dias!

Além de clientes cada vez mais exigentes e produtos que vão se modificando e se atualizando ao longo do tempo.

Então, como forma de te ajudar a superar esses obstáculos, conheça agora as 5 dicas para aumentar as vendas de representantes comerciais. Confira!

1 – Estude o seu mercado

Quando falamos de dicas de representante comercial iniciante ou até mais experientes é impossível não citar o estudo de mercado.

É preciso que você conheça verdadeiramente quem compra de você, para que assim seja possível criar rapport com as intenções, desejos e motivações dos seus clientes.

Rapport, significa criar empatia com outra pessoa, é o ato de estabelecer uma conexão em sintonia com os desejos de um terceiro.

E quando falamos em empatia não nos referimos a fazer com o próximo o que gostaríamos que fizessem conosco, mas tratar o próximo como ele quer ser tratado.

Todavia, tendo todas essas definições em mente, o próximo passo a ser tomado é a coleta do máximo de informações dos seus clientes.

Para isso, é possível que você reveja os registros de contato desse cliente ou analise o seu comportamento nas redes sociais. Antes mesmo de iniciar uma conversa.

Na face a face, quebre o gelo, seja pessoal e apresente-se como alguém que realmente se importa com as necessidades dele. Mas não se preocupe com isso, vamos explicar melhor mais à frente!

É importante, tanto para a sua prospecção quanto para o fechamento de contrato, um conhecimento aprofundado sobre os seus clientes.

2 – Networking é tudo! Ainda mais quando falamos de aumentar vendas…

Quando se está iniciando em uma mercado tão competitivo, possuir o contato de outros profissionais pode ser o caminho mais rápido para o sucesso. E para aumentar vendas!

A intenção não é virar um “sangue-suga” ou se aproveitar do sucesso dos outros, mas auxiliar para ser auxiliado.

Indicar clientes que não atendem os requisitos do seu produto para um contato que vende um produto mais adequado, é abrir as portas para uma nova fonte de marketing boca a boca e indicações qualificadas.

E pode acreditar! Indicações qualificadas são muito valiosas.

3 – Organização primeiro, lucro por consequência!

Todo representante comercial deve possuir uma organização muito bem estruturada de todos os seus contatos com clientes!

É preciso ter em mente que um pitch perfeito só se é construído com testes e mais testes, do que dá e do que não dá certo com o seu público-alvo.

E por isso, os registros de cada ligação, e-mail e reunião devem ser armazenados e usados como base para tomadas de ações futuras.

4 – Aprimore suas técnicas de vendas!

Procurando se aprimorar para abocanhar aquele sonhado contrato do mês?

O que acha de realinhar suas técnicas de vendas para errar menos na estratégia?

Realizar boas vendas vêm acompanhadas de vários fatores, como por exemplo:

  • Relacionamento de confiança;
  • Diferenciais para o cliente;
  • Produtos e serviços de qualidade;
  • Melhores condições de preços e prazos.

Mas, você sabia que o uso das técnicas corretas de negociação, também ajudam a realizar boas vendas?

Muitas vezes elas são utilizadas no dia a dia de forma intuitiva, sem que nem mesmo o vendedor perceba.

Mas agora, pare e reflita… E se você soubesse quais são essas técnicas de venda e tivesse a possibilidade de estudá-las e aplicá-las em todas as negociações?

Seria uma excelente medida, não é verdade?

Foi pensando nisso que nessa quarta dica trouxemos algumas soluções incríveis e técnicas utilizadas por grandes negociadores de segmentos variados, para ajudar você a vender mais e melhor!

Use mais do que palavras.

Se você é um vendedor que entra em contato direto com o cliente, não pode perder essa dica.

A linguagem corporal para realizar mais e melhores vendas!

Uma dica que os grandes vendedores dão é a de se assemelhar ao seu cliente de forma sutil, entender os movimentos que eles realizam e espelhar as ações.

Isso causa envolvimento e faz com seu cliente se identifique com você. Mas cuidado! Tudo deve ser feito de maneira bem natural, é importante também ler a postura do lead, para entender se ele está ou não concordando com a negociação.

Temos duas sugestões de leitura para aperfeiçoar suas técnicas de vendas:

Vale a pena conferir!

Ofereça o que o seu cliente deseja…mas o que é mesmo?

Antes de realizar uma venda, você precisa entender o que o seu cliente deseja, ele quer comprar uma camisa… Mas qual é a necessidade dele por trás da compra?

Qual é a ocasião?

Que tipo de tecido ele prefere, ou cor?

É essencial que você identifique as necessidades de quem compra, para poder entregar exatamente o que ele precisa.

Identificado o desejo, coloque todo o seu foco no benefício, no VALOR da compra!

Seu cliente precisa entender que, mais do que apenas vender, você deseja solucionar o seu problema.

Entendeu o problema e apresentou a solução… PUM!!! A venda está praticamente concluída!

Contudo, e se tiver uma objeção no meio do caminho, como você irá solucionar?

Ficou em dúvida? Quer saber como aumentar vendas?

Leia o próximo tópico!

Identifique e contorne objeções

Quando seu cliente apresentar uma objeção, possivelmente tem um motivo e faz parte do fechamento de uma venda identificá-lo e contorná-lo. Ou seja, mais uma vez apresente a solução!

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a superar essa etapa da venda.

  • Não mostre imposição a objeção, apresente a solução.
  • Deixe que os clientes concluam suas ideias, isso dará mais informações para você trabalhar.
  • Não atropele a fala da pessoa, deixe-a falar… Desabafar. Ser um bom ouvinte é um mecanismo muito importante dos relacionamentos fortes!
  • Mantenha uma boa comunicação, ou seja, ouça e fale com clareza e objetividade.
  • Se o cliente não conhece seu produto, ofereça uma apresentação completa, mostre como essa é a solução ideal.

E então, que tal, gostou das sugestões?

Se quiser mais informações e soluções para os seus negócios, nos procure, teremos prazer em entender e entregar o que você precisa para alavancar suas vendas e atingir o sucesso!

5 – Tenha uma excelente planejamento mensal de vendas

Entenda como fazer um planejamento mensal de vendas e tenha em mente a estratégia que irá te render muito dinheiro!

Muito antes de passar a meta a ser alcançada pelo seu time comercial, é preciso que você saiba muito bem como fazer um planejamento mensal de vendas!

Afinal, o caminho para o “aperto de mãos” e fechamento de contrato exige algumas técnicas que devem ser consideradas e aprimoradas.

Afinal, o planejamento estratégico do seu time de vendas é o que determina quão grande será o sucesso da sua equipe.

Então, tendo isso em mente, e por conhecer a rotina agitada da sua empresa, que é determinada a vender bem e com qualidade, preparamos um passo a passo para que você alcance e conquiste as suas metas de vendas de maneira eficaz! Confira.

Passo 1: Entenda qual a sua capacidade e saiba como desafiá-la!

Em qualquer planejamento que seja feito em sua empresa, é importante compreender:

  • qual a situação atual,
  • como foram seus resultados anteriores, e
  • o que é esperado.

Com base em sua média de desempenho.

No entanto, quando falamos em vendas, sua realidade deve ser um pouco mais desafiadora!

Sim, ter como base os seus históricos de desempenho como:

  • número de ligações;
  • entrevistas marcadas;
  • vendas efetuadas;
  • upsells e dowsells;
  • entre outros.

É extremamente necessário para a compreensão da sua situação atual, porém, já quando falamos na projeção do seu próximo mês, o seu gráfico de desempenho deve manter uma curva exponencial.

Para isso, entenda a fundo, quais foram os erros cometidos em seu processo de vendas anterior e como corrigi-los e utilizá-los de maneira a transformar os seus resultados em cada vez melhores e aumentar vendas, estabelecendo metas cada vez maiores.

Passo 2: Não invente a roda, ser criativo é utilizar o que você já possui para criar novas soluções!

Um grande erro que pode te custar tempo e dinheiro é a vontade por criar novos processos e o desejo por implantá-los o mais rápido possível!

Calma, nós sabemos como a rotina de uma empresa de representação comercial é dinâmica, mas você não precisa gastar muito tempo inventando uma nova solução a cada problema que se apresente, em vez disso, conte com serviços terceirizados, ou até mesmo processos que já foram aplicados em sua empresa e podem ser melhorados.

Sendo assim, procure por opções que multipliquem a sua produtividade e tirem a sua mão da operação. Afinal, estamos na era da informação, a tecnologia será responsável pela queda de muito empregos, entretanto, a mesma irá gerar muitos outros, e as pessoas comprarão mais do que nunca!

Passo 3: Reavalie todas as informações e reúna a sua equipe de vendas!

Por fim, após aplicada as suas estratégias, tendo como base o primeiro passo, é hora de entendê-las para saber como fazer um planejamento mensal de vendas para os próximos 30 dias que virão.

Dessa forma, reúna toda a sua equipe, – caso trabalhe com mais representantes ou em/com uma empresa de representação comercial, – busque entender quais foram as suas necessidades e colete sugestões de melhora. Até porque, são eles que estão com os clientes na linha…

Então, para que você tenha tempo e tranquilidade para a gestão das suas vendas, conte com toda a assessoria da ACCE Contabilidade, e tenha uma planejamento mensal de vendas efetivo.

Extra – Elabore um plano de ação para representante comercial como forma otimizar as suas vendas

Para obter sucesso nas vendas, ter um bom plano de ação para representantes comerciais é essencial! Portanto, conheça algumas dicas que facilitarão a criação desse planejamento.

Quando o assunto é aumentar o número de vendas, e assim, de lucro de uma empresa, o plano de ação para representantes comerciais é muito importante. Mas mesmo assim, muitos empreendedores costumam deixá-lo de lado, resultando no insucesso e queda das suas empresas.

  • Está com problemas na venda de seu produto ou serviço?
  • Possui alguma dificuldade em alavancar a produtividade e render muito mais lucro?

Algumas dicas muito simples podem mudar sua situação para melhor!

Está na hora de dar um basta e render muito mais! Afinal, no mundo de vendas, quanto mais domínio se tem sobre o mercado, melhor o resultado.

Você tem o que é preciso?

Fique agora com este incrível plano de ação para aumentar suas vendas!

1- Conheça seu cliente:

Sim, nós já falamos disso antes como forma de aumentar as suas vendas, no entanto essa é uma ação que deve ser o alicerce de cada passo que você der no mercado.

Mas, para poder sair de um cenário onde as vendas não estão mantendo um número de média ideal, saber quem realmente é o seu cliente vai muito mais além de saber o seu nome e de onde ele vem.

É importante que o representante de vendas explore com mais profundidade, levando em consideração o perfil socioeconômico, os objetivos que o levaram a recorrer a esse serviço, e, consequentemente suas necessidades, para que por fim, saber a área de atuação do mesmo, compreendendo assim o uso que ele dará a esse mesmo serviço.

Ao reconhecer todos esses aspectos, a forma com que você abordará esse cliente será mais efetiva, pois ao demonstrar interesse e compreensão, ele se sentirá íntimo e confiante em adquirir aquele serviço ou produto.

2- Seja educado:

Além de demonstrar interesse ao conhecer seu cliente, para aumentar o volume de vendas é importante manter um contato agradável.

Seja educado, mantenha contato visual, não use aparelhos eletrônicos em sua presença, demonstre sempre interesse, não o interrompa e o mais importante: seja franco em relação ao que está sendo oferecido! A empatia é essencial para aumentar as suas vendas.

3- Para quem possui ou trabalha em uma empresa de representação comercial – Tenha consigo uma boa equipe:

Assim como diz aquela frase famosa:

“Me diga com quem tu andas, que eu te direi quem és”

É crucial que você mantenha consigo pessoas igualmente qualificadas e treinadas.

A totalidade da equipe deve ser eficiente e ciente desse plano de ação para representantes de vendas, pois assim ninguém se sobrecarrega e o número de vendas e contratos cresce consideravelmente.

Além disso, é importante manter essa equipe bem treinada e atualizada, oferecendo e criando oportunidades de informação como cursos e palestras que apresentem técnicas eficientes.

Todo esse investimento pode levá-lo ao sucesso!

4- Analise sempre seus resultados:

Após todos esses processos práticos que o representante de vendas coloca em ação, é importante analisar os resultados adquiridos no fim do expediente.

Afinal, ter um olhar aberto para adquirir diferentes métodos, abordagens, técnicas e ação dependendo do resultado, é essencial, pois assim, fica muito mais fácil subir em números.

5- Seja sempre organizado:

Por fim, não podemos esquecer a organização, afinal, ela é o sinônimo de um bom plano de ação para representantes comerciais.

Ter controle do tempo é um dos pontos mais importantes, pois o vendedor sabe que qualquer deslize pode comprometer o rendimento de todo um dia, talvez o de uma semana.

Portanto, organizar dados em:

  • agendas;
  • planilhas;
  • manter o e-mail atualizado; e
  • ter um gerenciamento de pedido eficiente.

Pode garantir maior aproveitamento de vendas.

Nós, da Acce Contabilidade podemos te dar total apoio para o desenvolvimento de um ótimo plano de ação para representantes comerciais, levando em conta a importância da organização do seu negócio.

Somos um escritório de contabilidade em Belo Horizonte, Minas Gerais, especializado em representantes comerciais.

Então, para saber mais sobre como desenvolver um bom plano de ação para representantes comerciais altamente eficiente, que pode aumentar suas vendas, além de colocar em prática todas as diversas dicas citadas nesse texto, entre em contato com um de nossos consultores!

Muito sucesso!

Avalie este Post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of