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Como gerenciar os processos internos de um escritório de advocacia – aumente a produtividade!

Processos Internos De Um Escritório De Advocacia - ACCE - Como gerenciar os processos internos de um escritório de advocacia – aumente a produtividade!

Gerenciar os processos internos de um escritório não é uma das tarefas mais simples que você terá de fazer, mas, sem dúvida alguma, vale a pena se dedicar a ela. O mercado jurídico sofre cada vez mais modificações e acompanhar tudo o que acontece de perto é uma forma de aplicar mudanças necessárias no momento certo.

O que é um processo interno

O processo interno não é apenas o que acontece dentro de uma empresa, mas sim, tudo o que acontece com um objetivo específico. Por exemplo, fechar “x” contratos para alcançar uma meta é um objetivo e a forma como isso é realizado é um processo interno.

De modo geral, são aquelas tarefas realizadas continuamente pelas empresas: falar com os clientes, fazer a manutenção do local, redigir documentos, entre outras coisas do dia a dia.

Por que gerenciar os processos internos é importante

Para que o seu negócio não vá por água abaixo é necessário acompanhar tudo o que acontece dentro dele. Você já conseguiu ver um pouco da importância disso quando abriu o seu próprio escritório: foi necessário acompanhar o processo de perto para que tudo saísse como planejado.

A gestão dos processos internos do escritório evitam falhas na comunicação entre a equipe, evitam a falta de cumprimento de prazos, a falta de organização financeira, entre outras coisas.

Erros podem acontecer a qualquer momento, mas uma boa gestão minimiza esses erros e evita tantos imprevistos, já que alguns podem ser previsíveis com um bom planejamento.

Quer saber como fazer isso na prática? Como melhorar o desempenho do seu escritório de advocacia? Então continue com a leitura!

Dicas para gerenciar os processos internos de um escritório

1. Integre os departamentos

Algumas pessoas acham mais simples separar a empresa por departamentos: departamento de marketing, departamento financeiro, recursos humanos e assim por diante. Eles podem estar separados fisicamente, mas, na prática, eles precisam se integrar.

Por exemplo, o departamento de marketing só consegue fazer uma campanha se existirem pessoas competentes para isso, mas ele não pode solicitar um novo funcionário aos recursos humanos sem passar pelo departamento financeiro para saber se há verba para pagar mais um salário.

2. Deixe claras as metas e os objetivos

Quem não sabe para onde vai, dificilmente chegará lá. Você pode até ter em mente o que deseja do seu escritório de advocacia, mas será que toda a equipe também sabe?

Montar um planejamento e deixar bem claras quais são as metas a serem alcançadas dentro de espaços de tempos variados. As pessoas do seu escritório precisam saber o que fazer, como fazer e quando fazer. Além disso, ter todas essas informações em destaque evita erros e auxilia na hora de gerenciar os processos internos de um escritório.

3. Dê mais autonomia

Os seus colegas de trabalho também podem ter ideias geniais de como aumentar a produtividade da equipe e fazer um trabalho melhor do que já faz. Mas, para que ele se sinta seguro de mostrar a sua ideia a todos e não tenha medo de ser criticado, é preciso dar uma certa autonomia a eles.

Assim, durante alguma reunião você pode estabelecer o limite dessa autonomia. Se for algo que vá interferir em todos os setores da empresa, a ideia deve ser passada primeiro para a direção antes de ser aplicada. Algumas decisões menores poderiam ser colocadas em prática sem autorização e, assim, você também valorizaria aquele membro.

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Se você ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre este e outros assuntos, entre em contato com a ACCE! Com o auxílio dos nossos profissionais, você obterá todos os benefícios da contabilidade para advogados e dicas valiosas para aprimorar a sua gestão.

Que tal marcarmos uma conversa e discutirmos o melhor para o futuro do seu escritório de advocacia?

Sucesso e muita boa sorte!

Até a próxima.

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