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Você é bom em vendas? Confira 4 dicas de como ser um representante comercial!

Com uma diversidade cada vez maior de produtos e plataformas de vendas, um bom representante comercial é peça indispensável para marcas e empresas que precisam se destacar em um mercado tão competitivo. 

O cenário atual, portanto, é favorável ao profissional de vendas. No entanto, se você pretende ingressar na profissão, é importante saber que não basta esforço e vontade. Para bater metas e conseguir bons rendimentos, um representante comercial deve adotar algumas estratégias que fazem a diferença. 

Quer saber como ser um representante comercial? Confira as dicas a seguir.

Seja organizado! 

O representante comercial trabalha praticamente sozinho. Por isso, é indispensável que haja muito rigor na organização da sua rotina.

Para não correr o risco de perder compromissos ou se atrasar (o que é péssimo para a imagem do profissional), anote tudo em uma agenda. E não precisa ser daquelas tradicionais, de papel. 

Atualmente há dezenas de ferramentas de organização de horários, a maioria gratuitas. Disponíveis para smartphones, tablets e laptops, elas enviam lembretes e categorizam as tarefas. Indispensáveis para quem tem uma rotina tão atribulada. 

Tenha uma estrutura mínima para atender os clientes

Essa dica deve ser seguida à risca por quem trabalha visitando clientes ou não tem uma estrutura física, como um escritório na empresa, à sua disposição. 

Neste caso, é recomendável que você tenha ferramentas de trabalho que vão proporcionar o mínimo necessário para atender ao público e realizar as vendas. 

Uma delas, por exemplo, é um celular com um bom pacote de dados para que você possa acessar e-mails e entrar em contato tanto com os clientes como com a empresa que representa a qualquer momento.

Outra dica é montar um escritório em casa. Pode ser em um cômodo separado especialmente para isso ou até mesmo em um canto improvisado na sala. O investimento é baixo, afinal, com uma mesa, uma cadeira, um computador e um telefone, o espaço está pronto!

Se reinvente sempre!

Em um mercado tão competitivo e que não para de se transformar, é preciso estar sempre atento às novidades para não correr o risco de ficar ultrapassado. 

Faça cursos, inscreva-se em palestras e workshops e participe de congressos voltados ao setor. Além de aprender novas técnicas, você pode conseguir bons contatos nesse tipo de evento. 

Além de vender um bom produto, ser simpático, pontual e ético, é fundamental oferecer soluções inovadoras e criativas para fidelizar o cliente e, é claro, agradar a empresa que o contratou. 

Foque na qualidade, não na quantidade 

Com o objetivo de aumentar o faturamento, muitos representantes comerciais cometem um erro grave: ampliam a quantidade de empresas que atendem e a carteira de clientes sem calcular os reais benefícios dessa expansão de trabalho. 

Nesse setor, nem sempre vale a lógica do “quanto mais, melhor”. Isso porque pode ficar difícil para o representante comercial atender a todos com atenção caso a lista de clientes fique muito extensa.

Com pouco tempo para dedicar a cada cliente e aos contratantes, a qualidade do serviço prestado, inevitavelmente, cai. Portanto, é preciso analisar a sua rotina e projetar quanto tempo você vai gastar para atender mais clientes antes de se abrir ao mercado, visando aumentar ainda mais a sua carteira.

Anotou as dicas? Agora é só procurar um bom curso para representante comercial (há vários no mercado, inclusive online), atualizar o currículo e se apresentar às empresas. 

Boa sorte!

E lembre-se, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários! Responderemos o mais rápido possível! 

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Com uma diversidade cada vez maior de produtos e plataformas de vendas, um bom representante comercial é peça indispensável para marcas e empresas que precisam se destacar em um mercado tão competitivo.  O cenário atual, portanto, é favorável ao profissional de vendas. No entanto, se você pretende ingressar na profissão, é importante saber que não basta esforço e vontade. Para bater metas e conseguir bons rendimentos, um representante comercial deve adotar algumas estratégias que fazem a diferença. 
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