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CRM para representantes comerciais: um grande aliado

Crm Para Representantes Comerciais Sp - ACCE - CRM para representantes comerciais: um grande aliado

Você é um representante comercial preocupado com desempenho? Aqui estão 5 ideias para te mostrar como o CRM para representantes comerciais pode ser útil no dia a dia!”

Os representantes comerciais são conhecidos por serem profissionais com mais liberdade de ação, com rotinas de vendas totalmente independentes, ficando menos tempo dentro do escritório.

Além disso, muitos representam mais de um produto e têm várias representações comerciais, de diferentes empresas em sua carteira.

Assim, o que faz um representante comercial para controlar suas metas, comissionamento, vendas, rotina e, principalmente, organizar a agenda sem se perder no meio de tanta informação de produtos, empresas e clientes?

Veja uma série de dicas neste post e não deixe de acessar outros artigos de nosso blog para representantes comerciais, vendedores, gestores de equipes de vendas e empreendedores em geral!

Assim como todo profissional de vendas, um representante comercial pode e deve se beneficiar da tecnologia.

5 dicas de CRM para representantes comerciais

O CRM surge como um importante aliado para organizar não apenas o processo de vendas, mas também para organizar a rotina dos representantes comerciais.

Se você é representante comercial e está cansado de usar várias ferramentas para monitorar e melhorar o seu desempenho, e procura por uma ferramenta simples e útil para guiar seus processos comerciais e organizar seu tempo, o CRM é o que estava faltando para você.

Se você ainda não se convenceu da utilidade do conceito de CRM dentro da sua rotina de vendas, separamos algumas ideias para que você entenda as vantagens e o impacto positivo que essa ferramenta cria.

O CRM pode ser o companheiro ideal para o representante comercial

#1. Criar etapas personalizadas de vendas

O CRM permite que você personalize as etapas de vendas para o seu ciclo comercial, inclusive criando etapas personalizadas para cada empresa que você representa.

Isso significa que você pode criar funis de vendas personalizados de acordo com cada produto/serviço que vende.

Sabemos que cada produto ou serviço tem um público-alvo e que todo o processo de vendas muda conforme o perfil de cliente, já que o processo comercial é elaborado com foco no cliente.

O CRM ajuda que você desenhe processos comerciais focados no desempenho, criando as etapas necessárias para que os diversos perfis de clientes comprem seus produtos de maneira natural.

Como consequência disso, o CRM vai ajudá-lo a conhecer melhor os vários perfis de clientes que você atende e ressaltar suas necessidades.

Dessa maneira, você irá entender melhor o comportamento de seu cliente e, ainda, estará preparado para responder às necessidades e superar as expectativas dos mesmos. Sabe por quê? Pois conhece cada tipo diferente de cliente e entende quais são as objeções que precisam ser contornadas.

Quando você consegue entender e mapear as necessidades dos diferentes clientes em torno do ciclo de compras, melhora suas vendas e adquire mais clientes.

Crie etapas personalizadas de vendas para seu processo comercial

#2. Mantenha uma visão completa de prospects e clientes

Para um representante comercial, é muito importante enxergar o status de todas as negociações e relacionamentos com clientes, potenciais clientes, indicações, prospects, entre outros.

Isso porque é justamente do sucesso dessas negociações que se transforma em remuneração. Por esse motivo, mais do que qualquer outro profissional, o representante comercial depende do relacionamento contínuo com seus contatos para vender.

Ter a base de dados de seus clientes na ponta dos dedos é evidentemente muito útil. Mas, por muitas vezes, os novos representantes de vendas podem ser intimidados pela enorme quantidade de dados que o CRM coloca em suas mãos.

No entanto, é justamente a maneira pela qual aproveitamos esses dados que determinamos o sucesso de nosso relacionamento com nossos contatos.

Um CRM para representante comercial dará a você mais controle sobre todas as informações do relacionamento comercial. Esses dados são importantes para descobrir o potencial de recompra de cada cliente, bem como a aquisição de novos produtos, ajudando a saber como melhorar vendas.

Qualquer representante comercial que saiba o valor de sua carteira de clientes, sabe que é justamente ela que possibilita que ele amplie suas negociações e venda mais produtos para a mesma carteira.

Portanto, o melhor a fazer é ter todas as informações possíveis dos clientes e potenciais clientes em mãos, para desenvolver melhor o potencial de negócios dentro dos clientes existentes.

#3. Informações sobre desempenho

O representante comercial depende de seu desempenho para ganhar dinheiro. Sem vendas, não há comissionamento. E sem comissionamento, não há lucro.

Por isso, muitas vezes, mais do que qualquer outro profissional da área comercial, o representante comercial é o mais preocupado com o seu desempenho de vendas.

O CRM para representante comercial ajuda a entender se seu desempenho está melhor, se a sua taxa de fechamento está maior, como será o faturamento do mês e, principalmente, onde está errando.

Assim é possível corrigir qualquer falha no processo de vendas, aumentar o desempenho e manter sempre as metas a seu alcance.

Quando o representante comercial consegue visualizar seu desempenho comercial e entender o que precisa fazer para ter melhores resultados, ele aumenta seu potencial de vendas e, imediatamente, isso é refletido em seu comissionamento.

Monitorar o desempenho comercial de um representante é a melhor maneira de entender como ele está se saindo e como pode melhorar suas ações para vender mais.

#4. Aprendizado constante

Além de criar processos totalmente voltados para a necessidade dos clientes, de monitorar o desempenho de vendas e permitir o controle de toda carteira de clientes, o CRM para representante comercial ajuda a entender o que funciona com cada cliente.

Como? Ele permite o registro de todas as interações com a base de clientes e por meio do histórico de cada cliente é possível aprender o que deu certo. Basta estudar o que foi feito com os clientes que compraram e replicar os modelos que deram certo.

Assim, o representante comercial usa seu conhecimento de mercado para ser relevante para seus clientes com base no que funcionou em outros clientes.

Assim é possível sempre aprimorar as ações em cada etapa do processo e agir com maior eficácia, aumentando os resultados de vendas.

O CRM possibilita ao representante comercial o aprendizado constante

#5. Facilidade e portabilidade

Com o CRM para representante comercial, todas as suas informações ficam ao alcance de suas mãos, onde estiver. Seja para anotar uma informação durante uma reunião com o cliente no smartphone, seja para agendar tarefas através de tablets, computadores ou laptops.

O CRM pode ser utilizado em qualquer plataforma e, dessa maneira, permite ao representante comercial acesso total às informações necessárias, bem como acesso a todo o histórico do relacionamento com seus clientes.

O CRM permite que o representante busque informações de compra dos clientes, objeções apresentadas nas últimas negociações, acordos, propostas, e todas as informações que possam auxiliar seu desempenho.

Acessar o banco de dados completo de cada cliente, contendo o nome dos envolvidos no processo, as etapas da venda, as objeções, propostas, negociações, acordos e contratos, certamente possibilita um melhor aproveitamento das oportunidades comerciais.

Como resultado, os clientes percebem que existe uma continuidade no processo comercial e sentem-se atendidos conforme as suas necessidades.

CRM é um excelente sistema para representantes comerciais

É difícil administrar uma carteira de clientes com grande diversidade, além de precisar relacioná-la com diversos produtos e serviços.

A vida de um representante comercial, em grande parte do tempo, se resume a ele e sua carteira de clientes. Portanto, o um CRM para representantes comerciais é o parceiro de negócios ideal para guiá-lo através dos desafios e metas de vendas.

Todo vendedor possui um gerente que o ajuda a estabelecer metas e métricas para chegar aos resultados pretendidos.

O gestor comercial do representante é o CRM: que ajuda a dimensionar metas, processos de vendas, aprender com as abordagens que deram certo, consultar informações facilmente e aproveitar a carteira de clientes por igual, explorando todas as oportunidades.

Depositar confiança no CRM garante que o representante comercial melhore seu desempenho e sua assertividade nos negócios, fazendo com que os resultados sejam muito melhores com menos esforço.

Fonte: Blog Agendor

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