Fale Conosco
  • phone
    (31) 2551-6501 \ (31) 2551-6502
  • location_on

    Rua Alabandina, 807 - Caiçaras, Belo Horizonte - MG CEP: 30775-330

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

Uma empresa não sobrevive sem uma boa contabilidade!

Gestao Contabil - ACCE - Uma empresa não sobrevive sem uma boa contabilidade!

A contabilidade refere-se à parte administrativa da empresa, responsável pelo cuidado com o patrimônio da mesma. Ela divide-se em contabilidade financeira e empresarial.

A contabilidade financeira ocupa-se dos negócios de compra, venda e operações bancárias, extremamente necessárias para realização dos cálculos fiscais e balanço anual. Enquanto que a empresarial, é responsável por presumir e calcular os custos da empresa.

Negligenciar a contabilidade de uma empresa pode vir a gerar vários problemas, chegando até à falência do negócio. O simples fato de fazer negócios que não se enquadram no objeto social, já configura infração. Há ainda diversos outros motivos, como por exemplo; problemas com a documentação empresarial, recolhimento dos impostos, sonegação de impostos, etc.

Para administrar e ter sucesso em um empreendimento é indispensável uma boa contabilidade, ela é a alma da empresa!

É ela a responsável pelo registro de todos os fatos e atos empresariais, dando transparência aos negócios. A falta de transparência na gestão empresarial poderá resultar em problemas tanto à empresa, quanto aos sócios, administradores, contadores, etc.

No Brasil, há o vício de os responsáveis pela administração ou gestores não se preocuparem com a contabilidade empresarial. Essa postura pode custar caro e pode até ser caracterizada como crime fiscal, o que pode gerar indisponibilidade dos bens dos sócios, multas, tributos, ingerência, falência e outros.

O conhecimento da lei e dos possíveis crimes na área contábil é de extrema importância por parte dos empresários e dos contadores.

Conhecendo a legislação, diminui-se bastante as chances de a empresa vir a ser acusada de crimes, fraudes, erros dolosos ou problemas com a distribuição de lucros ou rendimento dos sócios. Portanto, zelar pela transparência dos negócios é a principal maneira de manter a saúde financeira do empreendimento.

Algumas dicas para o sucesso empresarial

  • Planejar

A partir do planejamento as chances de obter sucesso nos negócios crescem bastante. Trace um plano, planeje receita e custos.

  1. Separar

A separação das finanças do empresário e da empresa é fundamental. Misturar os negócios pessoais e empresariais atrapalha o bom andamento do empreendimento. Essa é uma das maiores causas de falência de negócios.

  1. Capacidade.

Analisar a capacidade financeira é um dos pontos mais importantes. Começar um negócio estando com as contas no vermelho não é bom.

  1. Concorrência.

É preciso acompanhar o que os concorrentes estão oferecendo e o que está sendo bem aceito pelos clientes. Com estas informações é possível melhorar o serviço e surpreender o seu público.

  1. Criatividade.

Inovar sempre é uma das melhores receitas de sucesso. É garantia de longevidade aos negócios.

  1. Capacitação.

Tenha sempre em mente a necessidade de estar atualizado, invista em cursos, participe de congressos, feiras, troque informações com outros empresários do setor.

  1. Gestão

Neste quesito é de suma importância o apoio de um contador. Não abra mão da figura deste profissional em seu empreendimento. Com o auxílio de um bom contador sua empresa estará a salvo de problemas que podem vir a custar a existência do negócio.

  1. Fornecedores

Procure por novos fornecedores, pesquise antes de comprar. Sempre é possível encontrar produtos de qualidade com preços mais baixos. Um empreendedor precisa ter uma ampla rede de conexões.

Conclusão

É imprescindível ressaltar que, o profissional de contabilidade poderá organizar toda a parte documental, fiscal e financeira da empresa, porém, há obrigações que são de inteira responsabilidade do dono do negócio, como por exemplo, o pagamento dos tributos.

Uma empresa em débito com os governos (municipal, estadual ou federal), no que se refere ao pagamento dos impostos, fica impossibilitada de seguir adequadamente com suas atividades. No caso de empresas prestadoras de serviços, por exemplo, pode vir a ficar impedida de emitir certidões, e consequentemente impossibilitada de fechar novos negócios e aumentar seu faturamento.

Se você quer que o seu empreendimento seja um sucesso, comece a pensar seriamente numa gestão contábil eficiente. Este pode ser o salto definitivo para o sucesso do seu negócio.

Pense nisso e muito boa sorte!

Avalie este Post!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of