Agência de viagens
Lucro Real para Agências de Turismo: Entenda os Benefícios
O turismo tende a ser um setor bastante lucrativo no Brasil, mesmo com todos os desafios econômicos que estamos vivendo. Um dos fatores fundamentais para garantir o sucesso na área é definir qual vai ser o regime tributário da empresa. É nesse momento que muitos empresários se perguntam se é vantajoso o Lucro Real para Agências de Turismo.
Você quer abrir uma empresa de turismo e precisa escolher um tipo de tributação? Já tem a empresa aberta, mas está em busca de um regime tributário mais adequado? Leia o artigo até o final para entender as vantagens do Lucro Real para Agências de Turismo
Índice
O que é Lucro Real?
O Lucro Real é um regime tributário em que os impostos são calculados a partir do lucro líquido da empresa do período de apuração. A modalidade visa o cálculo do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Os encargos aumentam ou diminuem conforme a variação do faturamento da organização.
Empresas que recebem mais de 78 milhões são obrigadas a pagar os seus tributos por meio do Lucro Real. Entretanto, qualquer organização, seja qual for o valor do faturamento, pode escolher o regime.
O Lucro Real é considerado o mais complexo dos 3 regimes tributários existentes no país, já que existem mais regras para empresas optantes dessa modalidade se comparado às demais alternativas. No entanto, isso não significa que ele é ruim, existem muitos benefícios em escolhê-lo.
Quais são as vantagens do Lucro Real para Agências de Turismo?
Agora que você compreendeu as características do Lucro Real, chegou o momento de entender como ele pode beneficiar o seu negócio. Na sequência, confira as principais vantagens no Lucro Real para Agências de Turismo.
Compensação dos prejuízos fiscais
O prejuízo fiscal é caracterizado por um Lucro Real negativo que a organização teve em determinado período. Nesse caso, a legislação tributária permite que as empresas optantes pelo Lucro Real façam a compensação com os lucros apurados após esse prejuízo. Vale destacar que a compensação não será integral, ela não pode ultrapassar 30% do lucro líquido do exercício.
Tributação justa
No Lucro Presumido o valor dos pagamentos dos impostos é fixado e baseado em um lucro determinado, mas que não necessariamente é o mesmo que o valor real do lucro da empresa. Isso significa que mesmo que a agência tenha prejuízos no período de apuração, ou lucre menos, a carga tributária não vai reduzir e, é possível que isso possa ser extremamente prejudicial para os negócios.
Como você já sabe, a base para os cálculos dos impostos no Lucro Real, como o nome indica, é apoiada no lucro líquido da empresa. Dessa forma, a tributação é mais justa, visto que vão se basear na quantia que a agência realmente lucrou.
Apuração anual ou trimestral
A empresa optante pelo Lucro Real pode definir se deseja fazer a apuração dos tributos de anual ou trimestralmente. Essa é uma característica interessante que permite que a organização adeque o pagamento dos impostos as estratégias desenvolvidas para o negócio.
Aproveitamento de crédito no PIS e COFINS
No Lucro Real para Agências de Turismo, a apuração de PIS e COFINS é feita de forma não cumulativa. Isso significa que é possível aproveitar o crédito referente a compra de determinados produtos e serviços contratados para abater no débito.
Compreendeu as vantagens do Lucro Real para Agências de Turismo?
Para ter certeza de que esse é o regime tributário mais adequado para a sua empresa é essencial analisar as características do seu negócio de forma individual. Para isso, contrate um profissional de contabilidade especializado.
Somos especialistas em Contabilidade para Agências de Turismo e podemos te ajudar!
Tem dúvidas sobre o Lucro Real para Agências de Turismo? Entre em contato conosco!
Deixe um comentário