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Gestão ativa: a postura ideal do líder de representantes
Nós passamos muitos anos no Brasil gerindo demanda. Ou seja, tendo pedidos entrando, clientes entrando, vendendo muito bem, tendo resultados incríveis. O momento bom da economia tornava nossa vida muito mais fácil.
Só que simplesmente gerir demanda não adianta mais. Agora é preciso gerar demanda!
Então você, como líder, precisa adotar uma nova postura. Precisa ir para frente da equipe e orientar os representantes de forma ativa. Chega de ficar atrás dos carneirinhos apenas acompanhando eles seguirem seu caminho. Essa não é mais sua posição!
É claro que o bom líder vai lá atrás, pega os caras com baixo desempenho, tenta recuperar, trabalha… Porém, para se destacar e conseguir os resultados que almeja mesmo em tempos difíceis, é preciso mais. Você tem que ser gestor ativo de vendas! Porque se você é ativo no processo comercial, você começa a gerar uma equipe que também é ativa. Sua postura repercute em todas as linhas da equipe.
Índice
E o que é gestão ativa de vendas?
A gestão ativa é muito diferente da gestão de vendas tradicional. Quem faz gestão ativa não diz simplesmente “olha, precisamos vender mais”. A linha de pensamento adotada por gestores ativos é esta:
- “Precisamos vender mais, vai atrás desse perfil de clientes.”
- “Olha esse segmento de mercado que você não está atingindo.”
- “Olha se o mix tá mais baixo que o outro.”
Ou seja, eles fazem um cruzamento de informações extremamente importante e agem levando isso em consideração – o que é muito mais efetivo do que simplesmente dizer que é preciso vender mais.
Nesse processo, é fundamental acompanhar os profissionais de alta performance de sua equipe e mapear o que essas pessoas fazem. Você tem que pegar os representantes com boa performance e um padrão de comportamento que seja interessante e mapear esse padrão de comportamento.
→ Exemplos de profissionais para acompanhar de perto e mapear as boas práticas:
- O que se destaca na prospecção;
- O que fideliza bem;
- O que vende mais mix;
- O que vende com ticket médio maior;
- O que tem as melhores margens;
- O que consegue aproveitar melhor as oportunidades quando você lança uma promoção;
- E assim por diante.
A nossa função como líder é mapear essas pessoas o tempo todo e transformar todas as lições que elas deixam, as boas práticas delas em conhecimento para ser replicado pelos outros. Isso faz parte da gestão ativa de vendas. Isso é mostrar o caminho para sua equipe.
Mas, atenção! Não dá para esperar a convenção anual de vendas para fazer isso. É algo que tem que ser feito diariamente, com muita velocidade.
Ajude sua equipe a fazer mais “cestas”
O fato é que o gestor de demanda sabe trabalhar muito bem em um cenário favorável. O problema é que no momento que você precisa de tração na sua equipe, você precisa de um gerador de demanda. E aí, você precisa se movimentar.
Não estou dizendo que você tenha que ir para o mercado e ficar correndo atrás de cliente. O que quero dizer é que você precisa ser ativo dentro da sua gestão. Tem que ser como um treinador de basquete.
Explico:
O técnico de futebol treina sua equipe muito bem durante a semana e aí no dia do jogo tenta dar orientações da beira do campo, tem 15 minutos de intervalo para conversar com os jogadores e pode fazer até três substituições. E pronto. Se a equipe está perdendo, não há muita coisa que ele possa fazer para reverter o panorama.
Já o treinador de basquete, se ele percebe que tem algo errado no meio do jogo, pede um tempo para o árbitro, reúne a equipe e fala: “ó, tá errado aqui, você vai pra lá, você vem pra cá, vamos fazer isso, isso e isso.” E se as orientações não trazem retorno, ele pode parar o jogo outras vezes para falar com a equipe novamente.
Muitas vezes, seus pedidos são bem específicos. Por exemplo: faltando cinco segundos para acabar o jogo, com um lateral a favor, ele diz: “você vai passar a bola para aquele cara que estará na entrada do garrafão, ele vai dar a volta por aqui, vai passar para o outro que estará mais próximo da cesta e fazer o arremesso.” Se a jogada vai resultar em ponto não sabemos, mas ao menos ele orientou a equipe da melhor maneira possível.
O que você tem que fazer, então:
- Ser gerador de demanda.
- Orientar sua equipe em um período de tempo muito curto, para que quanto mais rápido você faça essa orientação, mais rápido você tenha resultado.
- Estimular o empreendedorismo.
- Mais do que cobrar, direcionar, orientar e compartilhar boas práticas com a equipe.
Como você age na gestão da sua equipe de representantes comerciais aí em sua empresa? Você lidera o time de longe ou atua em campo com eles, orientando-os e direcionando o melhor caminho? Reflita seu modelo atual de gestão e analise o que precisa mudar para conseguir mais pontos a cada jogada.
Autor: Marcelo Caetano
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