Fale Conosco
  • phone
    (31) 2551-6501 \ (31) 2551-6502
  • location_on

    Rua Desembargador Continentino, 412 Caiçaras -Belo Horizonte - MG CEP: 30770-180

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

Representante Comercial: Como aumentar o volume de vendas?

Aumentar O Volume De Vendas - ACCE - Representante Comercial: Como aumentar o volume de vendas?

Uma boa parte dos profissionais que hoje trabalha como representante comercial começou na profissão por falta de opções no mercado. Ou seja, encontrou na profissão uma maneira de sobreviver, sem considerar que poderia ser uma forma satisfatória e lucrativa de trabalhar.

Essa condição, no entanto, não é algo que possa manchar a profissão, uma vez que, entre os representantes comerciais existem os que encontraram a realização profissional, tornando-se experts em vendas e conseguindo excelentes resultados financeiros.

Para quem atua como representante comercial, em razão da forma de entrada no mercado, pode ter havido algumas dificuldades, que são resolvidas ao longo do tempo. Existem aqueles que ainda encontram obstáculos para aumentar o volume de vendas e superar os problemas.

A saída para o representante comercial aumentar o volume de vendas é uma só: buscar se aperfeiçoar na profissão, fazendo cursos para melhorar as técnicas de vendas, estar atualizado com relação ao mercado, participar de palestras e eventos, entre outras atividades.

Representante Comercial: opção pela profissão

O representante comercial, para se dedicar à sua profissão, deve estar consciente de que está numa atividade para o resto de sua vida. Essa decisão é importante para definir os rumos de sua carreira, mesmo que a atividade não tenha sido sua primeira opção, desde o início. Estar ciente de que se trata de algo para o futuro irá projetar a carreira e definir os rumos que ele, como representante comercial, deve tomar.

Se não houver uma certeza com relação ao futuro, o profissional não é um representante comercial, e sim está passando determinado tempo para sobreviver. Contudo, se o representante comercial tem certeza de que está na profissão certa, ele pode se tornar uma pessoa de sucesso, e não apenas aquele que deseja sobreviver por um tempo, até que apareça algo mais interessante.

Para essa condição se tornar algo sólido e promissor, atuando como representante comercial de sucesso e conseguir aumentar o volume de vendas, o profissional deve se munir de algumas ferramentas e determinar o seu próprio futuro, criando condições para a continuidade de seus negócios:

Montando a estrutura para atuar como representante comercial e aumentar o volume de vendas

Para aumentar o volume de vendas, o representante comercial precisa ter uma estrutura mínima, com pelo menos uma pessoa para oferecer o suporte, atender telefonemas, responder e-mails, agendar visitas com os clientes e outras necessidades básicas.

Se o representante comercial possui uma empresa, deve ter a estrutura para atender bem os clientes e sempre aumentar o seu número, mantendo a organização como regra básica.

Estar o máximo possível próximo aos clientes é criar condições para vender mais e poder gerenciar melhor os próprios custos, tornando a profissão mais lucrativa. O representante comercial precisa estar conectado ao cliente, seja através do telefone, de contato pelo WhatsApp ou através de e-mails, utilizando devidamente os canais de comunicação para atender com mais rapidez e presteza.

Portanto, não é apenas marcando visitas e estando presentes maior número de vezes junto aos clientes que irá fazer com que o representante comercial consiga aumentar o volume de vendas, mesmo porque, se assim o fizer, terá menos tempo de ampliar sua rede e conseguir novos clientes para as empresas que representa.

Com canais de comunicação abertos, as vendas serão mais fáceis e a organização melhor gerenciada. Assim, cada cliente poderá ser melhor atendido, mesmo que a frequência de visitas não seja semanal, por exemplo.

Hoje, o papel do representante comercial está se adaptando às novas condições do mercado e o profissional que procura se destacar, com maior volume de vendas e maior número de clientes, precisa acompanhar as inovações e buscar trabalhar com lançamentos de novos produtos. Um representante comercial que sempre está vendendo a mesma coisa, até pode conseguir sobreviver, atendendo o básico exigido pelo mercado.

Aquele profissional que inova, que está sempre procurando novidades para ofertar, que está atento ao mercado e ao lançamento de novos produtos, contudo, terá mais chances de conseguir sucesso, gerando maior faturamento e, consequentemente, mais lucro para sua empresa.

O representante comercial, além dessas condições, deve avaliar ainda o número de empresas atendidas, ou seja, sua carteira de clientes. Para alguns profissionais, aumentar sempre o número de clientes é aumentar o volume de vendas e, em determinados casos, não é exatamente assim que funciona.

O representante comercial deve selecionar os clientes, procurando trazer para sua carteira aqueles que efetivamente trazem melhor resultado, conseguindo, ao mesmo tempo, manter um relacionamento mais estreito com eles e criando a confiança necessária por parte do cliente para adquirir os produtos da empresa que representa.

Desta forma, o que podemos entender é ser representante comercial é uma atividade que deve, antes gerar prazer ao profissional para que ele possa ter bons resultados, para que aumente o volume de vendas e consiga mais lucros.

Veja, a seguir, algumas dicas para aumentar o seu volume de vendas como representante comercial:

      1-Aprender sempre

O representante comercial não deve estacionar no conhecimento e sim aprender sempre, buscar novas técnicas, tornar-se um especialista em sua área. Ou seja, mesmo durante o trabalho, é preciso praticar o auto treinamento, entendendo que em vendas o necessário é trabalhar de forma constante.

    2-Estabelecer novas metas a cada dia

Desde que se levanta para ir ao trabalho, o representante comercial deve pensar em metas maiores do que as do dia anterior. Não importa se vendeu bem ontem: é preciso pensar nas vendas que irá fazer no novo dia que começa. É necessário esquecer o calendário e o relógio, pensando apenas no trabalho para conseguir bons resultados.

    3-Fazer planejamento de cada novo dia

Para cada dia de trabalho, o representante comercial deve ter um roteiro e um planejamento de atividades. A disciplina é de suma importância para ter sucesso na profissão, respeitando horários agendados e atendendo cada cliente da forma como foi combinado. Ética e disciplina são condições fundamentais para conseguir aumentar o volume de vendas.

    4-Ser um representante comercial e não estar como representante comercial

Fazer da profissão o mais importante de sua vida é o caminho para o representante comercial conseguir aumentar o volume de vendas e conseguir mais lucros com sua atividade. Trabalhar com vendas é uma forma de ser e viver e tornar a profissão de representante comercial um estilo de vida é que vai trazer o sucesso.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Pense nisso e muito sucesso!

Avalie este Post!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of