Contabilidade para representantes comerciais
Você é bom em vendas? Confira 4 dicas de como ser um representante comercial!
Com uma diversidade cada vez maior de produtos e plataformas de vendas, um bom representante comercial é peça indispensável para marcas e empresas que precisam se destacar em um mercado tão competitivo.
O cenário atual, portanto, é favorável ao profissional de vendas. No entanto, se você pretende ingressar na profissão, é importante saber que não basta esforço e vontade. Para bater metas e conseguir bons rendimentos, um representante comercial deve adotar algumas estratégias que fazem a diferença.
Quer saber como ser um representante comercial? Confira as dicas a seguir.
Índice
- 1 Seja organizado!
- 2 O representante comercial trabalha praticamente sozinho. Por isso, é indispensável que haja muito rigor na organização da sua rotina.
- 3 Para não correr o risco de perder compromissos ou se atrasar (o que é péssimo para a imagem do profissional), anote tudo em uma agenda. E não precisa ser daquelas tradicionais, de papel.
- 4 Atualmente há dezenas de ferramentas de organização de horários, a maioria gratuitas. Disponíveis para smartphones, tablets e laptops, elas enviam lembretes e categorizam as tarefas. Indispensáveis para quem tem uma rotina tão atribulada.
- 5 Tenha uma estrutura mínima para atender os clientes
- 6 Neste caso, é recomendável que você tenha ferramentas de trabalho que vão proporcionar o mínimo necessário para atender ao público e realizar as vendas.
- 7 Uma delas, por exemplo, é um celular com um bom pacote de dados para que você possa acessar e-mails e entrar em contato tanto com os clientes como com a empresa que representa a qualquer momento.
- 8 Se reinvente sempre!
- 9 Foque na qualidade, não na quantidade
Seja organizado!
O representante comercial trabalha praticamente sozinho. Por isso, é indispensável que haja muito rigor na organização da sua rotina.
Para não correr o risco de perder compromissos ou se atrasar (o que é péssimo para a imagem do profissional), anote tudo em uma agenda. E não precisa ser daquelas tradicionais, de papel.
Atualmente há dezenas de ferramentas de organização de horários, a maioria gratuitas. Disponíveis para smartphones, tablets e laptops, elas enviam lembretes e categorizam as tarefas. Indispensáveis para quem tem uma rotina tão atribulada.
Tenha uma estrutura mínima para atender os clientes
Essa dica deve ser seguida à risca por quem trabalha visitando clientes ou não tem uma estrutura física, como um escritório na empresa, à sua disposição.
Neste caso, é recomendável que você tenha ferramentas de trabalho que vão proporcionar o mínimo necessário para atender ao público e realizar as vendas.
Uma delas, por exemplo, é um celular com um bom pacote de dados para que você possa acessar e-mails e entrar em contato tanto com os clientes como com a empresa que representa a qualquer momento.
Outra dica é montar um escritório em casa. Pode ser em um cômodo separado especialmente para isso ou até mesmo em um canto improvisado na sala. O investimento é baixo, afinal, com uma mesa, uma cadeira, um computador e um telefone, o espaço está pronto!
Se reinvente sempre!
Em um mercado tão competitivo e que não para de se transformar, é preciso estar sempre atento às novidades para não correr o risco de ficar ultrapassado.
Faça cursos, inscreva-se em palestras e workshops e participe de congressos voltados ao setor. Além de aprender novas técnicas, você pode conseguir bons contatos nesse tipo de evento.
Além de vender um bom produto, ser simpático, pontual e ético, é fundamental oferecer soluções inovadoras e criativas para fidelizar o cliente e, é claro, agradar a empresa que o contratou.
Foque na qualidade, não na quantidade
Com o objetivo de aumentar o faturamento, muitos representantes comerciais cometem um erro grave: ampliam a quantidade de empresas que atendem e a carteira de clientes sem calcular os reais benefícios dessa expansão de trabalho.
Nesse setor, nem sempre vale a lógica do “quanto mais, melhor”. Isso porque pode ficar difícil para o representante comercial atender a todos com atenção caso a lista de clientes fique muito extensa.
Com pouco tempo para dedicar a cada cliente e aos contratantes, a qualidade do serviço prestado, inevitavelmente, cai. Portanto, é preciso analisar a sua rotina e projetar quanto tempo você vai gastar para atender mais clientes antes de se abrir ao mercado, visando aumentar ainda mais a sua carteira.
Anotou as dicas? Agora é só procurar um bom curso para representante comercial (há vários no mercado, inclusive online), atualizar o currículo e se apresentar às empresas.
Boa sorte!
E lembre-se, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários! Responderemos o mais rápido possível!
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