contabilidade
Como aumentar a eficiência do processo de gestão de uma transportadora?
Aumentar os lucros de sua empresa de transportes é o objetivo de todo empresário do segmento. No entanto, isso pode ser uma tarefa desafiadora – especialmente com a concorrência tão acirrada como a do setor de transportes de carga. Entretanto, uma maneira de atingir esse objetivo é implementando estratégias de gerenciamento de logística que podem assim, resultar na otimização dos processos de gestão de uma transportadora, além da redução de custos e inflação da receita da empresa.
Índice
- 1 Você pode também – como dono de uma transportadora – investir no desenvolvimento de parcerias para então, expandir o alcance de sua empresa para outras áreas e, portanto, receber mais oportunidades de negócios.
- 2 Dicas para aumentar a eficiência dos processos de gestão de uma transportadora
- 3 Estruture um planejamento adequado
- 4 Utilize sistemas adequados
- 5 O poder dos smartphones
- 6 Gestão Eficaz do depósito e armazenamento de mercadorias
- 7 Embalagens apropriadas, são fundamentais
- 8 Sustentabilidade ambiental é vital
- 9 Você pode seguir alguns princípios simples para criar sustentabilidade com uma gestão eficiente em sua transportadora. Acompanhe…
- 10 Invista em novos mercados
- 11 Estabeleça métricas para acompanhar seu desempenho
- 12 Valorize todas as partes interessadas
- 13 Conte sempre com um contador especializado
- 14 Adote uma abordagem proativa
Você pode também – como dono de uma transportadora – investir no desenvolvimento de parcerias para então, expandir o alcance de sua empresa para outras áreas e, portanto, receber mais oportunidades de negócios.
A conexão com uma empresa de assessoria contábil especializada em contabilidade para transportadoras, é uma das principais parcerias que você deve considerar se quer aumentar a lucratividade e a rentabilidade do seu negócio.
Mas, voltando a falar em como aumentar a eficiência dos processos de gestão de uma transportadora, destacamos que o mundo moderno tem uma alta demanda por produtos de todos os tipos, sejam eletrônicos, alimentícios, aparelhos de ginástica, produtos para a área da saúde ou eletrodomésticos. O mecanismo envolvido na entrega das mercadorias aos clientes inclui diversos processos, como aquisição de mercadorias, gerenciamento de depósito, seleção de parceiros de logística (como citamos acima) e muito mais.
Todo o processo de gestão de uma empresa de transportes de carga tem se tornado cada vez mais importante para fazer entregas em tempo hábil e em menor tempo, custo e impacto ambiental possível. O que faz com que, quem se destacar nestes quesitos, esteja assim, em muita vantagem em relação à seus principais concorrentes.
Desse modo, hoje, forneceremos um guia completo para assim, otimizar todo o processo de gestão de uma transportadora, o que resulta então em maior eficiência, redução de custos e maior lucratividade.
Leia também: 5 dicas de como abrir uma transportadora de sucesso
Dicas para aumentar a eficiência dos processos de gestão de uma transportadora
-
Estruture um planejamento adequado
A melhor maneira de realizar uma tarefa com sucesso é ter um plano concreto. O planejamento da gestão da transportadora incluirá vários fatores, como a aquisição de mercadorias, as instalações de armazenamento, como também a estrutura do depósito, os meios e modos de transportes para enviar os produtos aos destinatários etc.
Dessa maneira, você também deve considerar parâmetros como custo, tempo, equipamento de escritório, sistemas de gerenciamento de transporte necessário, software de gerenciamento de frete e assim por diante. Seu executivo da cadeia de suprimentos é o cara capaz de criar um fluxograma para todo o processo.
Qualquer planejamento deve enfatizar a redução de custos, aumentando a eficiência e maximizando o lucro. O gestor também deve ter medidas de contingência para situações inesperadas. Dessa forma, isso pode estar relacionado aos produtos, à indisponibilidade do meio de transporte e a problemas internos na organização e ao roubo de cargas, por exemplo.
Assim, você deve ter um plano de contingência ou de emergência para evitar qualquer falha na logística ou então, no gerenciamento de frete. É um fator primordial para que os processos de gestão de uma transportadora estejam sempre no modo “POWER”.
-
Utilize sistemas adequados
Já se foram os dias de manter registros manuais ou manter extensas planilhas no seu computador. Então, está na hora de você se jogar de cabeça na transformação digital. Dessa maneira, agora você pode adotar softwares profissionais de gerenciamento de fretes e aplicativos de gestão de transporte que auxiliam assim, na execução do processo de logística e entrega. As soluções vêm com vários recursos e funções para reduzir as tarefas manuais e então, automatizar o fluxo de trabalho. Você também pode consolidar suas remessas, monitorar várias remessas ao mesmo tempo e dessa forma, otimizar seus negócios. Então, você será capaz de ter controle absoluto e total visibilidade dos processos de gestão de sua transportadora, com relatórios avançados e análises para conduzir suas operações.
-
O poder dos smartphones
Smartphones com seus recursos infinitos praticamente, podem ajudá-lo a gerenciar o frete e tornar todo o processo mais eficiente. Muitos softwares de gestão de transportadoras já vêm com extensões móveis que podem ser usadas para rastrear veículos usando GPS, acessar registros de entrega instantânea e enviar confirmações instantâneas.
Os aplicativos são capazes de monitorar vários fatores, como a eficiência do combustível, além do tempo e o roteiro das entregas. Você terá uma variedade de dados em suas mãos que podem ser micro gerenciados para aumentar a eficiência da logística, a gestão geral da transportadora e também aumentar a lucratividade.
Você pode ter o controle total de sua transportadora na palma de sua mão, aumentando – e muito – a eficiência dos processos de gestão de sua empresa de transportes, com os aplicativos adequados instalados em seu celular.
Você vai gostar de ler:
-
Gestão Eficaz do depósito e armazenamento de mercadorias
Técnicas adequadas de administração do armazém para a gestão da logística podem facilitar as coisas para você. É imperativo que a organização adequada de seu depósito dependa da natureza das mercadorias nele armazenadas, é claro.
Procure otimizar seu espaço de armazenamento no depósito. Por exemplo, itens perecíveis como carne e peixe precisarão que seu depósito tenha instalações de refrigeração. Produtos como grãos precisam ser armazenados em um ambiente livre de umidade. Para minimizar o desperdício de mercadorias, você deve ter um estoque adequado no depósito para cada tipo de mercadoria que transportar.
Além disso, procure maximizar sua capacidade de armazenamento no depósito. Muitas técnicas podem ser utilizadas para o propósito, como o uso de colunas de armazenamento verticais. Você também pode ter um software profissional que seja capaz de sequenciar mercadorias para que você não perca tempo localizando produtos quando receber os pedidos.
Os funcionários do armazém precisam ser treinados para realizar as operações de acordo com as necessidades da organização.
-
Embalagens apropriadas, são fundamentais
Você pode não pensar muito no seu processo de embalagem, mas, se feito corretamente, pode levar a uma redução significativa nos custos e na eficiência do envio. Mudanças no processo de embalagem podem reduzir o custo total de embalagem, armazenamento e transporte em até 10% . Também ajuda a reduzir as emissões de carbono e gases de efeito estufa.
Você deve sempre procurar mover mais volume de mercadorias por meio de sua capacidade de frete. Use mais caixas para que você possa preencher o container de saída o máximo possível. Você também deve parar de usar determinados tipos de caixas que ocupam mais espaço.
As mercadorias devem ser protegidas adequadamente para que você possa minimizar o risco de danos no frete e evitar reclamações de seus contratantes. Bens frágeis precisam de cuidados especiais.
-
Sustentabilidade ambiental é vital
O serviço de transporte de cargas é um dos principais contribuintes para a emissão de monóxido de carbono e gases de efeito estufa. É responsável por 25% ou seja ¼ de toda emissão de gases de efeito estufa global. Os atuais níveis de emissões deverão crescer numa projeção entre 56% a 72% até 2050, segundo especialistas. (fonte: Agência Brasil)
Reduzir as emissões e os gases de efeito estufa foram reconhecidos como as principais prioridades pelas empresas de transporte em todo o mundo. O movimento não é apenas para salvar o meio ambiente, mas também para alcançar uma redução nos custos operacionais e aumentar a eficiência dos processos de gestão de uma transportadora.
Você pode seguir alguns princípios simples para criar sustentabilidade com uma gestão eficiente em sua transportadora. Acompanhe…
- Tente maximizar todos os movimentos
- Organize sua carga e adapte a embalagem para que você possa aproveitar ao máximo o container de saída. Quanto mais mercadorias você enviar em uma remessa de carga, maior será a eficiência e menor os custos.
- Escolha o modo de transporte mais eficiente em termos de carbono
- Dependendo da situação, você pode escolher parceiros para envio por transporte marítimo, aéreo ou até mesmo trens. É uma opção mais amigável ao carbono para você.
- Seja Colaborativo
- Coordene e colabore com fornecedores, parceiros, clientes e todas as partes interessadas no processo de gestão de sua transportadora e, criar oportunidades para reduzir custos e aumentar a eficiência.
- Adapte sua rede logística
- Altere e otimize sua rede de logística para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e maximizar a redução de custos.
- Invista em uma frota mais ecológica e energeticamente eficiente
- Não escolha veículos e caminhões velhos, cheios de problemas com combustível e emissão de gases tóxicos; em vez disso, adote meios de transporte e equipamentos de manuseio de carga mais ecológicos. Tente reduzir a poluição do ar nas cidades mais movimentadas, faça a sua parte. Seus clientes agradecem e o planeta também.
-
Invista em novos mercados
Qualquer dono de negócio deveria ser ávido para expandir e penetrar em novos mercados, seja doméstico ou internacional. Alguns mercados são mais favoráveis para as empresas de transportes de carga, e oferecem maiores oportunidades de sucesso.
Você – com certeza – pode encontrar vários clientes em países que têm uma economia crescente e alta demanda por serviços como produtos de alimentação, veículos, habitação, mobiliário, bebidas, e assim por diante.
Sua transportadora pode se infiltrar nesses mercados com pouca dificuldade e criar seu próprio nicho, gerando lucratividade.
-
Estabeleça métricas para acompanhar seu desempenho
Você deve medir seus esforços de sustentabilidade financeira e operacional criando métricas baseadas em desempenho. Sua eficiência nos processos de gestão da transportadora será determinada pelos seus resultados e o estabelecimento de métricas ajudará a avaliar o quanto você alcançou suas metas.
Dê uma olhada no cenário de frete atual e defina uma meta de desempenho que você deseja atingir. Em seguida, comece a monitorar seus resultados e ajuste suas operações de acordo com a meta de desempenho.
O processo não apenas ajuda a reduzir as emissões de carbono e outros gases de efeito estufa, mas também ajuda a obter ganhos operacionais. Certifique-se de relatar o progresso conforme avança para saber o que precisa ser feito.
Você pode estabelecer métricas para diferentes aspectos das operações de frete, tais como custos, tempo, quantidade de bens transportados pela logística e assim por diante.
-
Valorize todas as partes interessadas
A eficiência dos processos de gestão de uma transportadora, depende de várias partes interessadas e de um forte trabalho em equipe. O entregador é tão importante quanto o gerente do depósito, e você deve valorizar cada um deles para garantir o crescimento e o sucesso da sua organização.
Você deve procurar treinar seus funcionários e realizar workshops que os tornem conscientes das últimas tendências em logística. Isso os tornará mais produtivos e eficientes, enquanto o nível de satisfação de seus clientes também vai disparar!
-
Conte sempre com um contador especializado
Se você estiver trabalhando com uma assessoria contábil especializada em contabilidade para transportadoras, precisará garantir que todos os detalhes sobre sua empresa sejam compartilhados com eles. Eles só poderão fornecer o serviço e a parceria esperada por você, quando tiverem acesso total a todas as informações necessárias.
Você terá a melhor chance de se conectar com todos os seus objetivos de riqueza e prosperidade tendo um contador como o braço direito da gestão de sua transportadora, pois ele pode atender às suas necessidades contábeis, fiscais, tributárias e financeiras, através de um minucioso planejamento tributário e uma gestão contábil eficiente.
Desenvolva uma comunicação contínua, tanto com seu contador, quanto com toda a equipe de sua empresa de assessoria contábil, para que você possa estar em total conformidade e segurança em todos os aspectos legais de sua transportadora.
-
Adote uma abordagem proativa
Não confie nas condições do mercado para oferecer oportunidades de negócios, pesquise o mercado profundamente e crie suas próprias possibilidades de crescimento e sucesso. O gestor de uma transportadora deve também, ter um zelo intrínseco para melhorar a segurança do fornecimento de bens, descartar os altos fornecedores que adoram barganhar da lista, pois essas são ações proativas para reduzir os gastos gerais.
Seguindo todas as dicas, você – com certeza – obterá lucros mais altos e aumentará a eficiência dos processos de gestão de sua transportadora, entregando mercadorias em menos tempo e custos, e conquistando todos os seus objetivos como empresário de transportes.
Os processos da gestão de uma transportadora podem parecer muito complicado e as perdas podem se acumular facilmente se você não for cuidadoso. Por que não facilitar para você, contando com a ACCE Contabilidade para Transportadoras, como sua parceira de negócios, hein?
Entre em contato, temos um especialista em empresas de transportes pronto para te atender!
Deixe um comentário