Fale Conosco
  • location_on

    Rua dos Timbiras, 1925 - Sala 902 - Bairro de Lourdes -Belo Horizonte/MG - CEP: 30140-061 - TCT MG Contabilidade Ltda - CRC: MG-016317/O CNPJ: 44.988.914/0001-88

Deixe sua Mensagem

Seja um Cliente

Como administrar um escritório de advocacia e aumentar a produtividade do negócio!

Administrar Um Escritório De Advocacia - ACCE - Como administrar um escritório de advocacia e aumentar a produtividade do negócio!

Saber como administrar um escritório de advocacia evita muitos problemas, como fatores que podem reduzir a produtividade dos profissionais envolvidos, elementos que podem comprometer a lucratividade e outros desafios potencialmente prejudiciais para imagem do escritório e dos advogados.

Todo estudante de direito sonha em se formar e abrir o seu próprio escritório de advocacia, não é mesmo? Esse é o objetivo pessoal e profissional máximo de todo formando, que busca ter o seu próprio negócio e adquirir cada vez mais clientes, moldando seus próximos objetivos e alçando vôos maiores.

Entretanto, um problema comum entre advogados recém-formados e, pasme, experientes, tem sido a administração do escritório de advocacia. A informação se torna menos espantosa quando nos aprofundamos nessa questão e constatamos que boa parte dos profissionais que se dedicam a abrir o próprio negócio possuem pouca ou nenhuma noção de administração, gestão financeira e de pessoas, o que contribui – e muito – para o encerramento prematuro das atividades.

Esse tipo de desafio pode ser evitado quando o profissional aprende a administrar um escritório de advocacia, obtendo o sucesso e evitando frustrações.

Entretanto, é preciso ter em mente que isso não será uma tarefa fácil e que demanda bastante estudo e dedicação!

Vamos descobrir mais?

A CHAVE PARA ADMINISTRAR UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA ESTÁ EM PLANEJAR

De nada adianta decidir abrir um escritório de advocacia, escolher o “local ideal” e partir para o trabalho. É necessário realizar um planejamento bastante amplo, compreender peculiaridades regionais, as necessidades e os desejos do público a ser atendido e explorar formas de divulgar os seus serviços de forma lícita e, ainda assim, criativa e impactante.

Por isso, o planejamento antecede todo e qualquer início de atividade, incluindo a advocatícia.

Analise a necessidade de cada espaço dentro do seu escritório de advocacia ideal. É importante que haja espaço para comportar a recepção e um profissional que ficará designado a essa área, sanitários, um local de espera, o escritório e, preferencialmente, um local para a alimentação.

É claro que, dependendo do tipo de sociedade que você constituirá, esses espaços se tornarão mais ou menos adequados às suas necessidades. No caso da sociedade unipessoal, não é preciso investir em um espaço tão amplo.

O que é padrão e independe do tipo de sociedade ou espaço é a questão organizacional. Trabalhar em um local com documentos amontoados, papéis jogados por todas as partes ou empilhados em mesas de forma aleatória causa um efeito terrível na clientela que aparecerá no seu escritório.

Por isso, invista na compra de armários, móveis e arquivos que possam comportar os itens que deverão ser armazenados e, mais importante ainda: armazene os itens de cada cliente com total cautela e respeito. É preciso tomar muito cuidado!

CONTE COM ALGUÉM QUE ENTENDE DO SEU NEGÓCIO

Mais um erro comum entre advogados iniciantes e veteranos – a crença de que administrar um escritório de advocacia não requer a presença de um contador.

Independentemente do tamanho, da quantidade de clientes e de funcionários, é vital que o escritório de advocacia conte com a ajuda de um profissional contábil. É através dele que serão obtidos dados imprescindíveis para a manutenção e expansão do negócio.

Além disso, o contador proporciona maior segurança para o advogado, pois os números, o controle financeiro e afins estarão todos nas mãos do profissional contábil, enquanto o profissional jurídico pode se dedicar inteiramente às tarefas da sua rotina de trabalho.

Essa segurança também proporciona uma economia de tempo e a redução do risco de ocorrerem erros relacionados à tributação do escritório de advocacia. Além disso, é possível reduzir os impostos, obtendo o máximo de economia e lucratividade sem ferir a lei de qualquer forma.

Por isso, é importante que o advogado, ao administrar o escritório de advocacia, invista na sua própria capacitação, a fim de desenvolver suas capacidades de empreendedorismo, de gestão de pessoas e de controle financeiro, facilitando, assim, o trabalho do contador, dos advogados que trabalharão no estabelecimento e de outros profissionais como os de recepção, limpeza, etc.

Capacitar-se e enxergar o potencial de trabalho de cada profissional, bem como o seu valor dentro do negócio, além das próprias limitações é um segredo e tanto para aumentar a produtividade do escritório de advocacia.

Isso porque nem sempre será possível absorver toda a carga de casos disponíveis. Algumas tarefas, inclusive, irão requerer que o advogado consulte seus colegas de trabalho e que ambos estudem para trabalhar em soluções eficazes para obter o sucesso.

Então, é importante que, além de desenvolver suas capacidades, entender a importância de saber quando é o momento de delegar tarefas.

Com o texto de hoje, você aprendeu que:

  • É importante planejar e conhecer as características da região e do público a ser atendido;
  • Também é imprescindível escolher um imóvel que atenda às suas necessidades, dos seus colaboradores e dos seus clientes;
  • Em alguns momentos, será preciso delegar tarefas e buscar o apoio de outros profissionais, alguns terceirizados, como o contador;
  • A contabilidade é imprescindível e irá colaborar de forma extremamente positiva para o negócio, ainda que o investimento pareça alto ou desnecessário a princípio.

Que tal se antecipar e começar a entender mais sobre o planejamento financeiro para advocacia?

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. A ACCE é uma empresa de contabilidade pronta para atender as necessidades do seu escritório de advocacia como ninguém! Que tal conversarmos mais sobre isso enquanto tomamos uma xícara de café ou de chá?

Sucesso e até logo!

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATENÇÃO

Aviso Importante

Não comercializamos cursos para assegurar vagas em nossa empresa. Fazemos parte do Grupo Tactus e você pode verificar aqui as vagas disponíveis.

Não confie em promessas de emprego.